Economia
ADEMI/TO debate crédito e avanços no MCMV em Brasília
ADEMI/TO discute oferta de crédito para o Tocantins e melhorias para o MCMV em reuniões estratégicas em Brasília

Enquanto a Caixa Econômica Federal anuncia mudanças nas regras de financiamento imobiliário, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Tocantins (ADEMI/TO) esteve em Brasília para tratar da ampliação da oferta de crédito e de melhores condições do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para beneficiários do Tocantins.
Na capital federal, a associação debateu parcerias com o Banco de Brasília (BRB), com a Caixa Econômica e com o Ministério das Cidades, apresentando propostas para otimizar as contratações do MCMV, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
No encontro com o BRB, a ADEMI/TO focou na oferta de crédito com taxas competitivas para empresas e clientes no Tocantins. O banco, que já mantém um convênio com a associação, informou que enviará representantes ao estado ainda este mês para reuniões com os associados.
João Paulo Tavares, presidente da ADEMI/TO, destacou a importância dessa parceria:
“Buscamos condições mais atrativas para o setor, com taxas competitivas que possam aquecer o mercado imobiliário no Tocantins. Tivemos um encontro muito produtivo com Victor Cyrilo, Gerente Geral Corporate, Felipe Trajano, Superintendente de Negócios de Atacado e Governo, e Fábio Grattapaglia, Gerente de Habitação do BRB”, pontuou.
Já no Ministério das Cidades, a ADEMI/TO participou de uma reunião com o Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), para apresentar propostas de melhorias nas contratações do MCMV. O encontro contou com a presença do ministro Jader Filho, do secretário executivo do Ministério das Cidades, Hailton Madureira, do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, e de representantes da Caixa Econômica Federal.
“Discutimos medidas para agilizar e otimizar as contratações do MCMV, um programa essencial para atender a demanda por habitação nas regiões Norte e Nordeste”, explicou Tavares.
De acordo com o presidente da ADEMI/TO, as reuniões em Brasília marcam o início das atividades da associação em 2025 e reforçam o compromisso de buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento do setor imobiliário no Tocantins.
“Este é um momento fundamental para discutir o acesso ao crédito habitacional, especialmente diante das mudanças recentes no mercado. O Tocantins tem um potencial imenso, e essas discussões podem trazer benefícios concretos para o estado, impulsionando o mercado imobiliário, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população”, finalizou João Paulo Tavares.
Agronegócio
bp bioenergy reduz em 30% os incêndios em Tocantins com tecnologia e gestão integrada
Unidade Pedro Afonso registra avanço no combate a este tipo de ocorrência com estrutura do Programa Brigada 4.0, no qual a empresa já investiu mais de R$80 milhões

Em um período marcado pelo recorde de incêndios que afetou o setor sucroenergético em 2024, a bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em açúcar, etanol e bioeletricidade, apresenta resultados positivos em Tocantins no enfrentamento a este que é um problema histórico no segmento, sobretudo nos períodos mais secos do ano. Um balanço da companhia, referente ao período de 2019 a 2024, registrou uma redução de 30% na incidência deste tipo de ocorrência em áreas próximas à sua unidade em Pedro Afonso, no Centro-Norte do estado. Além disso, o volume de área queimada nessa localidade também diminuiu, passando de mais de 5 mil hectares em 2019, para cerca de 1,7 mil em 2024, totalizando uma redução de 66%.
Em um cenário mais amplo, considerando todas as 11 unidades da companhia, em cinco estados brasileiros, os indicadores seguem relevantes e apontam para uma diminuição de 46,5% na incidência de incêndios no mesmo intervalo, além de uma redução de 66% no tempo de resposta a acontecimentos desta natureza.
“Esses avanços são motivo de orgulho para nós, especialmente considerando os desafios do último ano. Pedro Afonso, assim como outras áreas do Tocantins localizadas no Cerrado, têm alta vulnerabilidade a incêndios na estação seca, o que torna essencial atuarmos na região com estratégia, agilidade e prevenção”, comenta Rogério Bremm, diretor agrícola da companhia.
Programa Brigada 4.0: estratégia integrada e tecnologia fortalecem prevenção e resposta ágil
Os resultados alcançados pela empresa são fruto do Programa Brigada 4.0, criado em 2019 com o objetivo de prevenir, detectar e combater incêndios de forma ágil, inteligente e integrada. Com foco na proteção de vidas, na preservação ambiental e na manutenção da eficiência operacional, a iniciativa vem se consolidando como uma importante estratégia da companhia no enfrentamento às diferentes causas que contribuem para o avanço das queimadas no campo, como as mudanças climáticas.
Os investimentos da bp bioenergy no programa já superam R$ 80 milhões, somando recursos em frentes como aquisição de equipamentos, treinamentos, práticas preventivas e soluções tecnológicas. Uma das inovações de destaque é o projeto de transformação digital em parceria com a TIM, que está levando conectividade 4G para 3 milhões de hectares, por meio da instalação de 98 torres nas regiões onde a companhia atua.
Essa infraestrutura ampliou o alcance de soluções de ponta adotadas no programa, como é o caso do Pantera – um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela startup brasileira umgrauemeio. A ferramenta opera com câmeras térmicas de alta definição, instaladas em torres de monitoramento em cada uma das 11 unidades, que são capazes de identificar focos de incêndio em apenas alguns segundos.
O sistema também se beneficia do uso de dados de satélite, que permitem antecipar condições propícias à ocorrência de incêndios e atuar de forma preventiva. Outro destaque é a integração com tecnologias como o GPS da frota das brigadas de combate, possibilitando localizar os recursos mais próximos do foco e indicar a equipe mais adequada para o atendimento.
“Esses recursos se integram com outras iniciativas internas, como estudos de inteligência logística e geotecnologia, colaborando para a redução do tempo de resposta às ocorrências”, comenta o diretor agrícola.
Todas as informações obtidas a partir dos recursos tecnológicos convergem para o SmartHub, uma central de gestão logística integrada, instalada no escritório da empresa em São José do Rio Preto (SP), que monitora em tempo real, 24 horas por dia, as atividades no campo – do plantio à colheita. A partir desse ambiente único e conectado, as brigadas de combate são acionadas imediatamente, o que reduz o tempo de resposta e minimiza os impactos ambientais e operacionais de cada ocorrência.
Vale mencionar ainda que, para garantir a atuação em campo, a estrutura de combate do Programa Brigada 4.0 inclui 97 caminhões-bombeiro com jatos de água automatizados, 16 caminhões-pipa, 12 caminhões-tanque e um time com mais de 1.050 brigadistas treinados. As ações são reforçadas ainda por campanhas internas e externas de conscientização, especialmente durante os meses mais secos do ano, envolvendo comunidades próximas e colaboradores em práticas preventivas.
“Nosso compromisso vai muito além de combater incêndios visando assegurar um bom ambiente para nossas operações. É sobre antecipar riscos, proteger vidas e atuar de forma responsável nas regiões onde estamos presentes. Os resultados que alcançamos até aqui mostram que é possível aliar inovação e sustentabilidade em benefício das pessoas, do campo e do meio ambiente. O cenário de 2024 foi desafiador e nós o enfrentamos com preparo, agilidade e visão de longo prazo. A Brigada 4.0 é fruto dessa estratégia, e seguirá sendo um pilar essencial da nossa operação”, finaliza Bremm.
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Economia
PUFV completa 30 anos e alcança mais de 5,3 milhões de estudantes reforçando compromisso com uma educação transformadora e colaborativa
Iniciativa do Sicredi chega a 30 anos reforçando a parceria com escolas públicas e promovendo a transformação de comunidades tocantinenses por meio da educação

Sebrae
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
Empreendedora Carla Sarni, fundadora da Sorridents, compartilha trajetória de superação e reforça o papel do Empretec na formação de empreendedores no Estado

-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
-
Social4 dias atrás
Rayley Campos Luzza inaugura o Salão de Beleza Chique Maria
-
Moda e Estilo2 dias atrás
Frezano Boutique sugere acessórios para show Henrique & Juliano
-
Entretenimento4 dias atrás
Espetáculo infantil leva ao palco a magia do Cerrado tocantinense, unindo arte, consciência ambiental e uma boa dose de humor
-
Entretenimento3 dias atrás
Ministério da Cultura promove II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins com foco na Política Nacional Aldir Blanc e Sistema Nacional de Cultura