Economia
Sebrae promove Workshop “Seu Município + Empreendedor”

O evento é voltado para os Agentes de Desenvolvimento (AD) e Gestores Públicos complementando o ciclo de capacitações do ano de 2022
Dentre as políticas de desenvolvimento em implementação nos municípios do Tocantins pelo Sebrae/TO está previsto o apoio na implantação das Salas do Empreendedor e a capacitação dos Agentes de Desenvolvimento (AD’s). Uma das capacitações previstas é a formação básica de Agentes de Desenvolvimento que prevê a abordagem dos eixos estratégicos ligados à implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e aspectos de aprimoramento de habilidades e competências de liderança para poderem atuar como reais indutores do desenvolvimento local.
O Workshop acontecerá das 08h às 17h auditório do Buffet Belladata em Palmas e será conduzido pelo palestrante Roberto Montanha, que abordará os temas de empreendedorismo, atendimento, como identificar oportunidades de negócio, inovação, transformação, ética e integridade, diversidade e equidade, consciência ambiental e social, acessibilidade e transparência e liderança.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, a ação faz parte do eixo Lideranças Locais, do programa Cidade Empreendedora e a expectativa é que o agente esteja mais capacitado no planejamento, na coordenação e na continuidade das atividades para promoção do desenvolvimento sustentável do município em que atua, juntamente com o poder público municipal e lideranças locais. “Queremos em 2023 um ambiente ainda mais favorável para os pequenos negócios tocantinenses e trabalhamos incessantemente para que isto se efetive”, frisa.
E para celebrar as conquistas alcançadas em 2022, será realizado, no mesmo espaço, às 19 horas a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento e o Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022.
A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, explica que 42 Salas do Empreendedor estão concorrendo ao Selo Sebrae, distribuídas nas categorias Bronze, Prata e Ouro, e que os vencedores foram analisados por meio de uma metodologia, baseada em critérios qualitativos e quantitativos. “O Sebrae valoriza o trabalho realizado por todos os agentes e encontramos esta forma de demonstrar nossa gratidão para aqueles que tem feito a diferença. O Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022 contemplará três colocações e irá reconhecer os Agentes de Desenvolvimento e atendentes que realizaram mais atendimentos, entre outros critérios”, finaliza.
Cidade Empreendedora
O Projeto Cidade Empreendedora é uma estratégia com foco no município que se propõe a atuar em diversos temas geradores do desenvolvimento econômico local, constituindo-se numa importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão do poder público com a iniciativa privada, por meio da melhoria do ambiente de negócios.
A estratégia se organiza em 10 eixos de atuação procurando contemplar todas as temáticas que impactam o desenvolvimento, trabalhando um conjunto de ferramentas e soluções que são oferecidas, negociadas e adaptadas à necessidade de cada município.
O Agente de Desenvolvimento (AD) é uma figura criada pela Lei Complementar 128/2008, com a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local, para o cumprimento dos dispositivos e diretrizes previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, visando melhorar o ambiente para os pequenos negócios e estimular o empreendedorismo. É o ponto focal do empreendedorismo no município e o indutor do desenvolvimento econômico.
O Selo Sebrae de referência em atendimento é uma metodologia avaliativa que visa reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor aos empreendedores locais. É baseado em critérios qualitativos e quantitativos, onde são geradas pontuações com o objetivo de atribuir categorias de qualidade aos parceiros participantes.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebraetec Palmas impulsiona certificação de qualidade
-
Turismo4 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem