Turismo
Hilton São Paulo Morumbi celebra Dia Internacional da Mulher com jantar a quatro mãos e drinks em homenagem à coquetelaria feminina
Chefs Juliana Machado e Maria Eustáquio criam menu exclusivo em seis tempos, em noite especial que comemora a força feminina na gastronomia

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a sous chef-executiva do Hilton São Paulo Morumbi, Juliana Machado, convida a chef Maria Eustáquio para um jantar a quatro mãos no dia 20 de março, às 19h, no Canvas Restaurante. Juntas, elas irão criar um menu inspirado no mar e na força feminina. Durante a noite, a cozinha do local será comandada exclusivamente por mulheres, com o “Menu do Mar”, oferecido por R$ 260 + taxas de serviço, enquanto o “Menu Vegetariano” terá o valor de R$ 220 + taxas de serviço. Para complementar a celebração, o Canvas Bar apresenta drinks especiais criados por talentosas bartenders, destacando a presença feminina na coquetelaria.
Juliana Machado e Maria Eustáquio unem seus talentos para criar uma experiência gastronômica única, celebrando o Dia Internacional da Mulher ao exaltar não apenas suas habilidades e visões culinárias, mas também a força das mulheres na gastronomia, que conquistam seu espaço e transformam a cozinha com criatividade e determinação.
Formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Juliana Machado acumula mais de 12 anos de trajetória na área, com especialização em cozinha brasileira e um forte compromisso com uma cadeia produtiva mais responsável. Sua carreira inclui passagens por renomados restaurantes, como o Dalva e Dito, além de participação em diversos eventos com chefs internacionalmente reconhecidos.
Já Maria Eustáquio começou sua carreira em Londres, onde se especializou em gastronomia asiática. De volta ao Brasil, destacou-se no restaurante Dalva e Dito antes de ser promovida a subchefe no aclamado D.O.M., onde consolidou sua reputação na culinária brasileira. Sua busca por novas experiências a levou a Nova York, onde trabalhou ao lado da renomada chef Daniela Soto-Innes no restaurante Cosme. Recentemente, Maria realizou o sonho de abrir um restaurante com seus irmãos, o Jundu, em Ubatuba, unindo amor pela gastronomia e inovação.
O jantar apresenta um menu em seis tempos, inspirado no mar e na riqueza da culinária brasileira. A chef residente, traz ao cardápio sua expertise e paixão pela gastronomia sustentável. Entre suas criações, o prato “Oceano” se destaca, combinando wakame, crudo de peixe, vieira, lambreta com casca e ovas, refletindo sua habilidade em explorar a frescura dos ingredientes marinhos. Já a chef Maria Eustáquio, enriquecendo o menu com sua vasta experiência internacional. Sua interpretação moderna dos sabores brasileiros aparece no prato de peixe grelhado com chips de banana, purê de banana da terra, vinagrete de maçã verde, erva-doce e farofa crocante de maracujá com ervas, onde tradição e inovação se encontram em harmonia.
Por fim, para celebrar as mulheres da coquetelaria e da indústria de destilados, o Canvas Bar apresenta o “Women of Spirit”, uma seleção de drinks em homenagem à presença feminina no setor. Até 15 de abril, os visitantes poderão apreciar duas criações exclusivas das bartenders Ana Maria Martinez Nunez, do Waldorf Astoria Costa Rica, e Cinthia Castillo, do Hilton Buenos Aires.
O Nicoya (R$ 58,00), criado por Ana Maria, é um drink refrescante inspirado na lenda da Princesa Nandayure, combinando tequila Jose Cuervo, Cointreau, abacaxi, manjericão, pepino, xarope de agave e espumante. Já o Mujeres Notables (R$ 58,00), de Cinthia Castillo, leva uma mistura de gin Bombay Sapphire, Cointreau, limão e xarope de morango, homenageando as mulheres que lutaram pela igualdade e inspiraram os nomes das ruas de Puerto Madero.
O Canvas Restaurante, conhecido por seu cardápio brasileiro contemporâneo, focado em ingredientes locais de produtores de agricultura familiar, frescor e originalidade com toques de tradição, convida a todos para celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma experiência gastronômica única. Para garantir a participação nesse jantar especial, que homenageia a força feminina na gastronomia, é necessário fazer reservas antecipadas pelo telefone ou WhatsApp: (11) 93232-6263.
Menu do Mar
ENTRADAS
- Oceano (wakame, crudo de peixe, vieira, lambreta e ovas) – Chef Juliana Machado
- Ostra (ostra com granita de caipirinha) – Chef Juliana Machado
- Camarão Jundu – Chef Maria Eustáquio
PRATOS PRINCIPAIS
- Peixe com banana (peixe grelhado com chips de banana, purê de banana da terra, vinagrete de maça verde e erva doce e farofa crocante de maracujá com ervas) – Chef Maria Eustáquio
- Arroz meloso de tomate e bacalhau (arroz meloso de tomate, ervas frescas, aioli e bacalhau e lula) – Chef Juliana Machado
SOBREMESA
- Cheesecake de gengibre com calda de cambuci – Chef Maria Eustáquio
Menu do Mar Vegetariano
ENTRADAS
- Oceano (salada de Wakame, vieira de kombucha e ovas de sagu)
- Ceviche de caju com granita de caipirinha
- Berinjela marinada no Missô
PRATOS PRINCIPAIS
- Palmito com banana (palmito grelhado, purê de banana da terra, vinagrete de maça verde e erva doce e farofa crocante de maracujá e ervas)
- Arroz meloso de tomate e bacalhau vegetariano (arroz meloso de tomate, ervas frescas, aioli e bacalhau de proteína vegetal)
SOBREMESA
- Cheesecake de gengibre com calda de cambuci
Serviço | Menu a 4 mãos
Data: 20 de março de 2025
Horário: 19h00
Valor por pessoa: R$ 260 + taxas (menu do mar) | R$ 220 + taxas (menu vegetariano)
Local: Canvas Restaurante, Hilton São Paulo Morumbi
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.901, Torre Leste – Brooklin Novo, São Paulo – SP | CEP 04578-000
Telefone & WhatsApp: (11) 93232-6263
Sobre o Hilton São Paulo Morumbi
Com uma localização privilegiada, o Hilton São Paulo Morumbi oferece proximidade com várias atrações turísticas, parques, museus e os melhores centros comerciais da região. A piscina na cobertura mais famosa da cidade oferece uma vista para a icônica Ponte Estaiada, um cartão-postal da cidade, em um espaço com banheira de hidromassagem, sauna, academia espaçosa, além de uma Área Kids e SPA. O hotel também conta com elementos distintivos, como 19 espaços para eventos de diferentes tamanhos e acesso exclusivo via subterrâneo ao shopping Nações Unidas e ao salão Jacques Janine, garantindo uma experiência completa tanto para lazer quanto para negócios. No primeiro andar, você terá acesso ao Canvas Restaurante, recomendado 5 vezes consecutivas pelo Guia Michelin, que inclui uma passarela suspensa com exposições de pinturas de artistas brasileiros. Além do menu fixo, oferece o Menu do Artista itinerante, assinado pelo Chef Breno Berdu, que desenvolve um cardápio trimestral adaptado aos gostos dos artistas atuais. Ao lado, o Canvas Bar é ideal para um happy hour com drinks e petiscos especiais, abrigando uma adega premiada com mais de 200 rótulos – de terça a sábado, o espaço conta com um animado repertório de DJ. O hotel também possui um café no estilo Grab & Go, estacionamento com manobrista, uma política pet-friendly e o restaurante familiar Armazém, aberto todos os dias para café da manhã, almoço e brunch de domingo – a escolha perfeita para desfrutar de um buffet completo com música ao vivo em um ambiente aconchegante.
Sobre a Hilton
A Hilton (NYSE: HLT) é líder global na indústria de hospitalidade, com um portfólio de 22 marcas de classe mundial que abrangem quase 7.400 propriedades, apresentando mais de 1,1 milhão de quartos em 124 países e territórios. Comprometida em cumprir sua missão de preencher o mundo com a luz e o calor da hospitalidade, a Hilton recebeu mais de três bilhões de hóspedes ao longo de mais de 100 anos de história. A empresa conquistou um lugar de destaque na lista da Forbes das 100 Melhores Empresas para Trabalhar e foi nomeada Líder de Setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones por seis anos consecutivos.
A Hilton introduziu diversas melhorias tecnológicas líderes na indústria para aprimorar a experiência do hóspede, incluindo o Compartilhamento de Chave Digital, atualizações automáticas de quarto gratuitas e a capacidade de reservar quartos conectados confirmados. Através do premiado programa de fidelidade Hilton Honors, mais de 173 milhões de membros que reservam diretamente com a Hilton podem ganhar pontos para estadias em hotéis e experiências que o dinheiro não pode comprar. Com o aplicativo gratuito Hilton Honors, os hóspedes podem reservar sua estadia, escolher seu quarto, fazer o check-in, destrancar a porta com uma chave digital e fazer o check-out, tudo pelo smartphone. Visite stories.hilton.com para obter mais informações e conecte-se com a Hilton no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube.
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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