Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Wanderlei Barbosa inaugura novo Núcleo de Identificação com sistema biométrico avançado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, inauguraram, na manhã desta segunda-feira, 10, uma nova unidade do Instituto de Identificação, em Palmas. O novo Núcleo de Identificação está localizado no Palmas Shopping, região central da Capital, e atuará na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com um sistema biométrico avançado que passa a ser realizado pelo Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis), oficialmente entregue na ocasião.
O espaço, já em funcionamento, proporcionará mais conforto e rapidez aos cidadãos que buscam esse tipo de serviço. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da nova estrutura para a população da Capital. “O Tocantins é um dos estados que mais investem em tecnologia e modernização, e esse avanço facilitará ainda mais a vida dos tocantinenses. Esta unidade é um exemplo desse compromisso, oferecendo diversos serviços e tornando mais ágil a emissão da nova identidade. Nosso objetivo é levar esses serviços a todas as regiões e, com essa nova estrutura no centro de Palmas, reforçamos o compromisso da SSP/TO [Secretaria de Estado da Segurança Pública] com um atendimento mais rápido e eficiente”, afirmou o governador.
O secretário Bruno Azevedo também ressaltou que a nova unidade visa otimizar o atendimento ao público e destacou o novo sistema utilizado pela SSP/TO. “Este posto funcionará também como uma unidade de registro de ocorrência e inaugura o trabalho com o sistema Abis que, com certeza, avançará significativamente a tecnologia de identificação biométrica de todas aquelas pessoas que constam no banco de dados da Polícia Civil. O novo sistema trará maior eficiência para o trabalho do Instituto de Identificação e também ajudará imensamente no trabalho investigativo”, explicou.
O superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Édson Almeida, complementou que o serviço permite uma identificação mais rápida e precisa. “A implementação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica é importante para a segurança pública, pois permite uma identificação mais rápida e precisa, o que contribui para o trabalho investigativo e ajuda a garantir a integridade das operações de segurança no estado”.
Com a inauguração do novo núcleo, a emissão da CIN foi encerrada na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, localizada na quadra ACSU-SO (Quadra 1.201 Sul), Plano Diretor Sul, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado. A nova unidade conta com cinco guichês de atendimento, garantindo maior eficiência no processo de emissão do documento.
Sobre a Nova CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é considerada o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Ela possui elementos de segurança para verificação de autenticidade, incluindo QR Code, que pode ser lido por celular, permitindo conferir se o documento foi furtado ou extraviado. A CIN também é digital e está disponível no aplicativo GOV.BR. Outra mudança importante é que o CPF passa a ser o número único de identificação do cidadão em todo o território nacional. O documento também facilita a identificação de pessoas com necessidades especiais.
A primeira via da CIN, em papel e digital, é gratuita. Para solicitar o documento, o cidadão deve apresentar originais da Certidão de Nascimento ou Casamento. Em algumas unidades, já está disponível o serviço de foto 3×4 no local, mas é recomendável confirmar essa informação antes de comparecer ao atendimento.
Os brasileiros têm até 2032 para substituir o antigo RG pela nova CIN, conforme prazo estabelecido pelo Governo Federal para que a troca ocorra de forma gradual.
Agendamento
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) reforça que, para obter o documento em Palmas, é necessário realizar agendamento prévio, que é feito exclusivamente pelo portal de serviços do Governo do Estado, no endereço https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8410. Por conta do novo sistema, as vagas serão disponibilizadas diariamente a partir das 9 horas para o dia seguinte, com até 800 atendimentos por semana. São 333 estações de trabalho e um Data Center com a mais avançada tecnologia para atender os tocantinenses.
“Estamos migrando para um sistema inovador de identificação. São 333 estações como essa no estado, entre atendimento civil e criminal, que o sistema Abis vai abarcar. Temos também a entrega de um Data Center que é único, um repositório onde nós colocaremos todas essas informações sensíveis dos cidadãos e que trará muito mais segurança e agilidade na emissão da nova carteira de identidade. Então, é um marco para o Tocantins. Nós agradecemos o governador Wanderlei Barbosa, que prioriza o acesso do cidadão aos serviços públicos”, ressaltou a diretora do Núcleo de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.
Abis
Com investimento de R$ 20 milhões, por meio de emendas parlamentares, é implantado gradativamente em todo o estado, visando eliminar a coleta com tinta e papel, o Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis) é uma tecnologia avançada adotada pelo Governo do Tocantins para aprimorar a segurança pública no estado, com o objetivo de modernizar os processos de identificação e equiparar o Tocantins a outras regiões do país em termos de tecnologia de segurança. No estado, essa implementação do Abis foi possível graças à contratação da Griaule, empresa brasileira especializada em soluções de reconhecimento biométrico que fornece toda a tecnologia, serviços e equipamentos na emissão de documentos.
“O Abis é um sistema revolucionário que agilizará na identificação de criminosos e auxiliará os trabalhos da nossa polícia, contribuindo para dar um salto de qualidade nas investigações. Será um avanço tecnológico muito importante para o Tocantins, com a qualificação do banco de dados. É para isso que trabalhamos, por um Tocantins melhor e mais seguro para todos os tocantinenses”, frisou a senadora Professora Dorinha, que também é coordenadora da bancada federal.
O Abis permite a captura de impressões digitais e o cadastro facial, além da comparação de todas as biometrias coletadas (dedos e face) com a base de toda população do estado – cerca de 2 milhões de pessoas – sem que isso gere filas ou necessite de intervenções manuais. “Com uma equipe altamente especializada, a Griaule vai instalar software e equipamentos em todos os postos do estado do Tocantins. Na prática, isso vai encerrar a coleta com tinta e papel, que passa a ser inteiramente automatizada, o que permite consultar a biometria em segundos e identificar pessoas desaparecidas ou sem documentos de forma instantânea”, informou o diretor de Projetos da Griaule, João Weber.
Governo do Tocantins
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia Vânio Rodrigues como secretário da Saúde

O governador em exercício, Laurez Moreira nomeou, no Diário Oficial do Estado (DOE-TO), nº 6.893, na sexta-feira, 05, o administrador, Vânio Rodrigues, para o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Dada a particularidade e sensibilidade da Pasta, no sábado, 06, o novo gestor reuniu-se com áreas estratégicas, para um panorama geral das ações e projetos em andamento no Sistema Único de Saúde (SUS) estadual.
Natural de Dueré, Vânio Rodrigues tem experiência em gestão de saúde pública, já tendo comandado as Secretarias de Saúde de Gurupi e Dueré. O novo gestor também já presidiu o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO), por dois mandatos e foi diretor-geral do Hospital Regional de Araguaína (HRA).
“Sinto-me honrado pelo reconhecimento e confiança do governador em exercício, Laurez Moreira e trabalharei para promover um Sistema Único de Saúde cada dia melhor. Conheço parte da equipe da Secretaria, pela proximidade que tive, nas minhas atuações anteriores e espero implementar com este time, políticas públicas que atendam os anseios da população. À população, deixo meu compromisso de zelar por acolhimento humanizado e resolutividade”, afirmou o gestor.
Para se inteirar dos processos da Pasta, o novo gestor reuniu-se, no sábado, 06, com a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Noleto e com a chefe de gabinete da Pasta, Débora Okabaiashi, quando foi apresentada um relatório do panorama geral da Secretaria, bem como as ações e projetos em andamento.
“Temos muitas ações estruturantes e projetos em andamento, que precisam de uma atenção imediata do gestor e, ficamos felizes com o interesse do novo gestor em conhecer o cenário atual, para dar os devidos encaminhamentos e esperamos seguir com o fluxo de trabalho e serviços que garantem a continuidade do atendimento da população usuária do SUS”, afirmou a superintendente, Luiza Regina.
Governo do Tocantins
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária; e Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado. As nomeações foram publicadas nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado (DOE).
César Halum
César Hanna Halum é médico-veterinário e chegou a Araguaína em 1980 como servidor da Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás, sendo o primeiro profissional a atuar no combate à febre aftosa na região, que depois se tornaria Tocantins. No estado, foi presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), entre 1999 e 2001; e secretário de Estado da Agricultura, de 2019 a 2020.
Também exerceu os cargos de secretário de Governo do Tocantins, entre 2021 e 2022; e secretário nacional de Política Agrícola e de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, em 2020 e 2021.
Na vida parlamentar, foi deputado estadual de 2003 a 2010, período em que presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins, entre 2005 e 2006. Também presidiu a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em 2008. Exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal, entre 2011 e 2019.
Josué Amorim
Tocantinense de Aparecida do Rio Negro, Josué Amorim é atuante na carreira, com trajetória reconhecida também como professor universitário. Integra o quadro de procuradores do estado do Tocantins desde 1994, oriundo do primeiro concurso realizado pela Instituição. Na Procuradoria-Geral do Estado, ocupou a função de corregedor e foi também subprocurador de Precatórios e Ações Trabalhistas.
Foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto) e diretor do Centro de Estudos da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), além de conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO).
Secretários já nomeados
Além de César Hanna Halum e Josué Pereira de Amorim, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, já nomeou Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação; Ailton Parente Araújo para exercer o cargo de chefe de Gabinete do Governador; e coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, oficializou nesta quarta-feira, 3, mudanças estratégicas no alto escalão do governo. O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a nomeação de Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador e de Vitor Oliveira Santos Rocha Teles como secretário-chefe da Casa Militar.
Laurez destacou que as escolhas reforçam o compromisso da gestão com a eficiência e a responsabilidade no serviço público.
“O Ailton e o coronel Vitor têm trajetórias sólidas no serviço público e demonstram grande capacidade de liderança. Confio plenamente no trabalho de cada um deles e tenho certeza de que irão contribuir de forma significativa com o Governo do Tocantins”, afirmou.
Ailton Parente, chefe de Gabinete do Governador
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Ailton Parente Araújo tem uma trajetória marcada pela gestão pública e política. Foi servidor efetivo da Secretaria de Planejamento (Seplan), assessor de planejamento da Prefeitura de Porto Nacional e prefeito de Santa Rosa do Tocantins por quatro mandatos.
Também atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal, subsecretário estadual de Energias Renováveis e, desde 2023, ocupava o cargo de chefe de Gabinete do vice-governador. Agora, assume o Gabinete do Governador e coordenará o Grupo Gestor.
Coronel Vitor Teles, secretário-chefe da Casa Militar
Natural de Aracaju (SE), o coronel Vitor Oliveira Santos Rocha Teles, 43 anos, ingressou na Academia Policial Militar Tiradentes em 2005 e foi declarado aspirante em 2008. Desde então, acumulou funções de comando em diferentes cidades, como Tocantínia, Miranorte e Miracema, além de cargos estratégicos na capital.
Entre as funções exercidas, destacam-se: chefe da Diretoria de Ensino da Academia Policial Militar Tiradentes, ajudante de Ordens do Governador, subdiretor do Colégio Militar Unidade II e chefe de equipe de escolta do Governador.
É bacharel em Direito e Segurança Pública, com especializações em Direitos Humanos e Cidadania, Docência do Ensino Superior e Práticas Jurídicas, além de cursos de formação e aperfeiçoamento pela PMTO e PMBA.
Gestão reforçada
Com as nomeações, o governo interino de Laurez Moreira fortalece a articulação institucional do Gabinete e a segurança do Executivo estadual, apostando em nomes experientes e comprometidos com o serviço público.
-
Social5 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento5 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins