Economia
Sebrae Tocantins premia Agentes de Desenvolvimento

Cerimônia, que ocorreu nesta quinta-feira, 2, reconheceu o papel dos ADs ao longo do ano de 2022
Em uma noite de comemorações e reconhecimento aos Agentes de Desenvolvimento do Estado (ADs), o Sebrae Tocantins realizou a primeira edição das premiações: Selo Sebrae de Referência em Atendimento e Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022. O evento ocorreu no auditório do Buffet Belladata e contou com a presença de representantes de 42 Salas do Empreendedor, além de autoridades, prefeitos e secretários.
De acordo com Moisés Gomes, superintendente do Sebrae, os Agentes de Desenvolvimento, junto aos gestores, são heróis dos pequenos negócios e parceiros imprescindíveis da instituição. “Encerro a gestão muito satisfeito com o que conseguimos até aqui. Parabenizo a todos e agradeço por terem sido, ao nosso lado, um ponto de apoio para o pequeno negócio”, disse.
Para a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, o evento é uma forma da gestão reafirmar o empenho do Sebrae em tornar as Salas do Empreendedor cada vez mais aptas, equipadas e preparadas para atender os pequenos negócios. “Esta é a maneira que achamos para reconhecer tudo o que estes agentes fizeram, de como evoluíram por um bem maior”, pontuou.
Jarbas Meurer, diretor de administração e finanças do Sebrae, apontou que os trabalhos continuam em 2023 e que o objetivo é aprimorar ainda mais ações de desenvolvimento em parceria com os ADs e Salas do Empreendedor. “Foram mais de 30 mil atendimentos aos pequenos negócios em 2022, tenho certeza que no fim do próximo ano faremos uma linda premiação com números ainda mais expressivos”, afirmou.
Segundo a analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Fabíola Mota, os serviços desenvolvidos pelos ADs no Tocantins são encantadores e instigantes. “É um momento de muita satisfação e aprendizado para mim, saber que estas pessoas têm a capacidade de transformar projetos em realidade junto ao empreendedor”, destacou.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, exaltou a competência da equipe de ADs do município, a qual se destacou em duas modalidades do Prêmio. “O Sebrae exerce uma força imensurável em nossa cidade, que é a capital da economia do Tocantins. Então, quando somos valorizados desta maneira, é possível saber que estamos no caminho certo, pautado na dedicação e comprometimento. Eu, como gestor, tenho dado todo o suporte, mas sei que precisamos melhorar ainda mais, e que bom que temos o Sebrae para nos ajudar”, enfatizou.
Madalena Rodrigues atua na Sala do Empreendedor de Divinópolis. O local levou o primeiro lugar do Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022, com o atendente, Lucas Wanderlei. “Este é o resultado de um trabalho feito em equipe. Trabalhamos incessantemente para o desenvolvimento de nosso município, então estamos muito felizes com a premiação porque isso nos motiva a, cada dia mais, prestar um atendimento de excelência”, comemora.
O Sebrae avaliou todos os inscritos, por meio de uma metodologia avaliativa, baseada em critérios qualitativos e quantitativos. Os vencedores do Selo Sebrae de Referência em Atendimento receberam troféus de reconhecimento e os ganhadores do Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022 foram gratificados com placas e vouchers de visita técnica e curso, tendo o 1º colocado adquirido um notebook de última geração.
Vencedores do Selo Sebrae de Referência em Atendimento
PRATA – Sala do Empreendedor de Araguaína
PRATA – Sala do Empreendedor de Gurupi
PRATA – Sala do Empreendedor de Palmeirópolis
PRATA – Sala do Empreendedor de São Félix do Tocantins
BRONZE – Sala do Empreendedor de Aguiarnópolis
BRONZE – Sala do Empreendedor de Ananás
BRONZE – Sala do Empreendedor de Palmas
Vencedores do Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022
1º COLOCADO – Lucas Wanderley – Divinópolis
2º COLOCADO – Larissa Alves – São Félix do Tocantins
3º COLOCADO – Uerlane Cavalcante – Palmeirópolis
Vencedora da Premiação Especial
MAIOR NÚMERO DE ATENDIMENTOS – Laira Luana – Araguaína
Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento
O dia 1° de dezembro contou com uma vasta programação voltada aos Agentes de Desenvolvimento. Das 08h às 17h, no auditório do Buffet Belladata, os ADs puderam participar de capacitações de formação básica. O Workshop “Seu Município + Empreendedor” foi conduzido pelo palestrante Roberto Montanha, que dissertou de forma lúdica, imersiva e interativa sobre temáticas ligadas à atuação destes profissionais.
De acordo com Montanha, o Agente de Desenvolvimento é um multiplicador do empreendedorismo por intermédio da parceria incrível que o Sebrae tem feito com cada município. “É gratificante poder contribuir um pouco. Busquei trazer características e condutas para a criação de uma rede integrada que poderá trazer resultados incríveis, pautados no desenvolvimento, transformação e crescimento das cidades”, explica.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
Sebrae
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