Governo do Tocantins
Jovens de diferentes regiões do estado embarcam para Barcelona em intercâmbio cultural promovido pelo Governo do Tocantins
Iniciativa proporciona uma imersão completa com atividades culturais, socioambientais e educacionais; participantes estão acompanhados da primeira-dama Karynne Sotero; da titular da Setas, Cleizenir dos Santos, e demais membros da equipe tocantinense

Em uma iniciativa inédita do Governo do Tocantins, dez jovens de diferentes regiões do estado embarcaram, neste domingo, 16, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, com destino a Espanha, para o intercâmbio cultural Partiu, Barcelona, que ocorre entre os dias 17 e 24 de março, e é promovido por meio do programa Jovem Trabalhador, em parceria com a Demá Jovem by Renapsi. Os jovens estão acompanhados da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero; da titular da Setas, Cleizenir dos Santos, e demais membros da equipe tocantinense.
Durante o intercâmbio, os participantes viverão uma imersão completa com atividades culturais, socioambientais e educacionais. A programação inclui visitas a ícones do modernismo catalão, como a Sagrada Família e a Casa Batlló; passeios pelo centro histórico e outros pontos turísticos de Barcelona; atividades acadêmicas; participação em workshops sobre sustentabilidade; experiências imersivas, como o show de flamenco no Poble Espanyol; visita ao Mosteiro de Montserrat e momentos de integração intercultural com jovens espanhóis.
Madrinha do programa Jovem Trabalhador, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, desejou uma boa viagem aos participantes e destacou que a ação representa uma oportunidade única na educação e na formação profissional. “Temos jovens de várias regiões, quilombolas, do Jalapão, do Bico do Papagaio, que agora vão conhecer a Europa. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento a eles e também por tudo o que o Jovem Trabalhador tem oferecido ao povo tocantinense. Será uma experiência transformadora para cada um deles”, ressaltou a primeira-dama, durante o embarque.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, enfatizou que a experiência será um marco para os jovens. “Estamos embarcando para Barcelona com a comitiva, liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, que tem um carinho especial por esses jovens trabalhadores que se destacaram na escola, no trabalho e nas suas comunidades, e com certeza essa experiência será única na vida deles. Quando retornarem, trarão na bagagem grandes aprendizados que vão compartilhar. Esperamos que, em breve, outros jovens também possam conquistar prêmios no programa Jovem Trabalhador, que vem com muitas novidades”, pontuou a secretária.
Após a viagem, os jovens serão recebidos em Palmas pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, em um encontro para compartilhar as vivências adquiridas e reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento educacional e profissional da juventude.
Intercâmbio cultural
Os jovens escolhidos para representar o Tocantins no intercâmbio foram: Adriana Reges Barbosa, de Arraias; Adriel Rodrigues dos Santos, de Monte Santo do Tocantins; Ana Carolina Prudêncio Almeida, de Nova Rosalândia; Andressa Barreira Lima de Araújo, de Centenário; James Pereira Rodrigues, de Chapada da Natividade; Joane dos Santos Silva, de Filadélfia; Kalívia Alves de Oliveira, de Darcinópolis; Leiliane Cavalcante de Albuquerque, de Novo Jardim; Thays Henrique Silveira, de Gurupi, e Verônica Eduarda Resende de Paula, de Tupiratins. Cada participante tem direito a uma passagem, sem acompanhante, com todas as despesas pagas (aéreo, deslocamento, hospedagem, alimentação e passeios previamente estabelecidos) pelo período.
James Pereira Rodrigues, de 18 anos, quilombola e filho de lavradores, aguardava a viagem com ansiedade e grandes expectativas. Natural de Chapada da Natividade, cidade com pouco mais de 3,1 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele é o primeiro membro da família a viajar para fora do Tocantins e do país. James ressaltou que a experiência, antes inimaginável, representa uma grande conquista tanto para ele quanto para sua família. “O intercâmbio é algo que vai mudar a minha vida e a dos participantes, tanto pessoal quanto profissional, porque vamos conhecer uma nova cultura e vivenciar um pouco dela. Esses dias, sem dúvida, serão inesquecíveis. Na minha comunidade quilombola, todos ficaram muito felizes por mim. Combinamos de compartilhar muitas fotos e é muito importante participar e representar a minha comunidade”, declarou.
Adriana Reges Barbosa, de 19 anos, natural de Arraias, relembrou o momento em que foi selecionada e compartilhou as expectativas em relação ao que está prestes a vivenciar. “Quando fui selecionada, fiquei emocionada de tanta alegria. Cheguei em casa com os olhos lacrimejando e falei para minha mãe: ‘Eu passei! Eu não estou acreditando!’. Até agora, parece um sonho. Minhas expectativas estão altíssimas, especialmente para conhecer novas culturas. Espero que mais oportunidades se abram para os jovens, como a que estou tendo, e que outros intercâmbios possam surgir. Estou imensamente feliz e grata por estar aqui, representando todos os jovens trabalhadores do Tocantins e do Brasil, uma chance que vou aproveitar ao máximo”, salientou Adriana.
Jovem Trabalhador
O programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), sob execução da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), reconhecido como o maior programa de primeiro emprego da Região Norte do Brasil. Desde sua criação, já beneficiou mais de 3 mil adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 21 anos, nos 139 municípios tocantinenses.
O intercâmbio entre brasileiros e espanhóis foi definido durante a visita do governador Wanderlei Barbosa à sede da Demà Jovem, em 2023, uma renomada organização especializada em programas de aprendizagem, localizada em Barcelona, na Espanha. O processo seletivo ocorreu por meio de edital e os resultados, divulgados em setembro de 2024, levaram em consideração as notas escolares, assiduidade no projeto, entre outros quesitos referentes ao melhor desempenho dentro do programa. Os jovens tiveram até o início de outubro do mesmo ano para providenciar os documentos necessários para emissão de passaportes e outras preparações relacionadas à viagem.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.
Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques. Evento promovido pelo Governo do Tocantins será realizado no dia 11 de julho, no distrito de Taquaruçu, e contará com atrações regionais como Wglemerson Lima

A ação integra o calendário de eventos promovidos pelo Estado com foco na valorização do turismo e da cultura entre os meses de junho e agosto.
A primeira edição do Taquaruçu Fest, realizada em 2023, contou com apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Neste ano, a expectativa é de um evento ainda maior, com estrutura reforçada, segurança e incentivo à participação de empreendedores locais.
Governo do Tocantins
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa assina adesão do Estado a programa nacional de gestão para aprimorar prestação de serviços públicos
Iniciativa possibilita acesso a diversos serviços tecnológicos de forma colaborativa com o Governo Federal

Em agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram, nesta sexta-feira, 27, o Termo de Adesão do estado do Tocantins ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A iniciativa, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece diversos serviços e soluções tecnológicas gratuitas para otimizar a gestão pública em áreas estratégicas, aproximando o cidadão da administração pública e aprimorando a digitalização de processos.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a adesão à medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas institucionais para facilitar o acesso das pessoas aos serviços que elas precisam. É um compromisso do nosso Governo seguir realizando melhorias e este acordo com o Governo Federal vem para fortalecer ainda mais este trabalho, ampliando a eficiência, a transparência e a qualidade nos serviços oferecidos”, destacou o chefe do Executivo.
Com a adesão, o Tocantins passa a ter acesso a diversos serviços que são contemplados nos sete eixos do programa. Entre os recursos estão o Login Único e a Prova de Vida Digital, do GOV.BR; o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a plataforma Transferegov.br; Compras.gov: plataforma gratuita para compras públicas; Imóvel da Gente: uso social de terrenos da União; além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a importância da cooperação entre os entes federativos. “A adesão do Tocantins reforça o espírito colaborativo do Governo Federal que inspira o programa: o de compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, enfatizou a ministra Esther Dweck.
Para garantir a efetividade da implantação, o MGI designa um gerente técnico que acompanhará o Tocantins por um período de dois anos. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) será responsável por coordenar a articulação colaborativa entre os órgãos estaduais. O próximo passo após a assinatura do Termo de Adesão é a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser entregue em até 60 dias. O documento definirá as prioridades e as ações a serem executadas com o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo PNGI.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que a adesão representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos investindo em uma gestão mais eficiente, moderna e conectada com as necessidades do cidadão. O PNGI oferece ferramentas robustas que nos permitirão economizar recursos, desburocratizar processos e ampliar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Nós já utilizamos essa parceria por meio da nossa Escola de Governo, que tem um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração, a Enap, com oferta variada de cursos para todos os servidores”, frisou o secretário.
Programa Nacional de Gestão e Inovação
O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é uma iniciativa estratégica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) voltada para o fortalecimento da administração pública nos estados e nos municípios brasileiros. O principal objetivo é apoiar as gestões locais na modernização de processos, na inovação de políticas públicas e na digitalização de serviços, por meio de soluções gratuitas desenvolvidas e coordenadas pelo Governo Federal.
Como funciona?
Ao aderir ao PNGI, o estado ou município passa a integrar um pacto federativo de cooperação. Com isso, possui acesso a um catálogo robusto de ferramentas, plataformas e metodologias que auxiliam na melhoria da governança pública. O PNGI é reconhecido como um importante instrumento de apoio às gestões locais, promovendo um modelo de administração pública mais ágil, inovador e transparente.
Essas soluções abrangem diversas áreas, como: Governo digital (Login Único, Prova de Vida Digital, Conecta GOV.BR); Gestão de pessoas e planejamento institucional (Dimensionamento da Força de Trabalho); Capacitação e formação de servidores (Escola Virtual de Governo, Enap Aqui, Liderando para o Desenvolvimento); Contratações públicas e transparência (Compras.gov.br, Portal Nacional de Contratações Públicas, Transferegov.br); Inovação e transformação de serviços (Cidades que Transformam, CoLabs, LA!BoraGov, Plataforma Desafios); Inclusão social e equidade (cota de 8% para mulheres em situação de violência nos contratos terceirizados).
Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta os avanços trazidos pelo PNGI para a digitalização e a eficiência na prestação de serviços à população – Marcio Vieira /Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia projeto do novo Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, com apoio da União
Obra será financiada com recursos do PAC Saúde e contrapartida estadual, somando mais de R$ 60 milhões em investimentos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou, nesta sexta-feira, 27, a construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins. O projeto é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e foi comunicado pelo chefe do Executivo estadual durante evento realizado no município, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A obra será financiada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Ministério da Saúde, no valor de R$ 60.000.072,00, com a contrapartida do Governo do Tocantins de R$ 2.724.691,76.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da união de esforços para a construção da nova unidade de saúde. “Agradeço muito por esta parceria. Vamos construir, juntos, o Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, com R$ 60 milhões do Governo Federal e quase R$ 3 milhões do Governo do Tocantins. Tenho certeza de que os recursos virão para fazermos esse hospital que vai atender toda a região do Bico do Papagaio”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.
Presente no evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou a importância do novo projeto. “Esta será uma obra muito importante, não só para Araguatins, mas para toda a região do Bico do Papagaio. A unidade contará com 150 leitos, incluindo leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] obstétrica e neonatal, além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento adequado de uma maternidade. Estamos nas etapas de finalização, o processo com a Vigilância Sanitária está concluído, o convênio com a Caixa Econômica também está firmado e, agora, seguimos para a finalização do projeto arquitetônico e para a fase de licitação”, explicou o secretário.
Estrutura
A nova unidade será construída na Rua Nero Macedo, no Setor Irial, em um terreno de 25 mil m² doado pela Prefeitura de Araguatins. O hospital faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede Alyne de Atenção Materno Infantil, implantada pelo Governo Federal.
O Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins contará com 150 leitos, distribuídos entre suítes de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), de alto risco, Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar, UTI Materna e UTI Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), além de leitos de alojamento conjunto. A unidade terá também dez dormitórios na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, quatro salas de centro cirúrgico e toda a infraestrutura necessária para garantir o atendimento de qualidade às mulheres da região.
O novo hospital será referência na Macrorregião Norte do Tocantins, que abrange 64 municípios e uma população estimada em 626.407 habitantes. O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira, comemorou o avanço do projeto. “Finalizamos todas as etapas e, agora, é partir para a execução. Acredito que, em até 60 dias, estaremos dando o pontapé inicial”, salientou o gestor.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, detalhou a estrutura da nova maternidade, com 150 leitos, incluindo UTIs obstétrica e neonatal – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira, celebrou a etapa final do projeto e anunciou a expectativa de início das obras nos próximos 60 dias – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
-
Turismo11 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo11 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas3 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae3 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas3 dias atrás
Secretário Sérgio Vieira manifesta apoio incondicional a Eduardo Siqueira Campos e reafirma confiança na Justiça