Economia
Censo 2022 conta quase 1,3 milhão de tocantinenses, cerca de 80% da população estimada

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 6, o quarto balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 5 de dezembro, foram contadas 1.284.204 pessoas, em 429.579 domicílios no Tocantins. Do total recenseado, 49,9% eram homens e 50,1% eram mulheres. Conforme os dados, já foram contados 19.042 indígenas (que representam 1,28% da população recenseada no estado) e 11.607 quilombolas (0,96%).
O total recenseado até o momento corresponde a cerca de 80% da população estimada do estado. A maior parte dos questionários (427.188) foi respondida de forma presencial no Tocantins, sendo que 627 domicílios optaram por responder pela internet e 1.764 pelo telefone. Cerca de 1,81% dos domicílios tocantinenses se recusaram a responder o Censo. Porém, o Instituto espera reduzir esse percentual até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.
Em relação ao tipo de questionário aplicado no domicílio, 80,6% dos domicílios tocantinenses responderam ao questionário básico, que tem 26 perguntas e 19,4% ao ampliado, que tem 77 perguntas. O tempo mediano de preenchimento tem sido de 5 minutos para o questionário básico e de 14 minutos para o questionário ampliado.
Aglomerados subnormais
O IBGE está divulgando, pela primeira vez, o total de população recenseada em aglomerados subnormais, definidos como as “ocupações irregulares de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e que, em geral, são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos básicos e localização em áreas restritas à ocupação”. Até a manhã do dia 5 de dezembro, eram 31.042 pessoas no Tocantins vivendo nesses locais, cerca de 2,4% da população recenseada até o momento.
Segurança
O IBGE ressalta que os recenseadores estão sempre uniformizados com o colete, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Além disso, é possível confirmar a identidade pelo site Respondendo ao IBGE, pelo crachá do entrevistador que possui um QR code que leva à área de identificação no site, ou pelo telefone 0800 721 8181. No Tocantins, também é possível fazer essa verificação pelo 190. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Disque-Censo
Os estados mais próximos a concluir a coleta poderão contar também com o Disque-Censo, serviço de ligação gratuita com atendimento das 8 horas às 21h30. Por enquanto, o serviço está disponível apenas nos estados do Sergipe e Piauí. Quem não recebeu a visita dos recenseadores poderá acionar o órgão, pelo número 137, para requerer participar da pesquisa. Quando recebida a ligação, o IBGE verificará a condição de recenseamento dessas pessoas e será agendada a entrevista para aplicação do questionário.
Cenário nacional
No país, já foram contadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios. Destas, 29,43% estavam na região Nordeste, 39,54% no Sudeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44% no Centro-Oeste. Até o momento, 48,4% da população recenseada eram homens e 51,6% eram mulheres. Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do Brasil. De acordo com o balanço, 12.337.295 de pessoas estão vivendo em aglomerados subnormais no país. Além disso, 1.489.003 indígenas e 1.208.702 quilombolas já foram recenseados.
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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