Cotidiano
Coworkings em alta
Coworkings em alta: espaços coletivos de trabalho são cada vez mais procurados.
Em 3 meses, demanda aumentou quase 100% no país
Seguindo a tendência da economia colaborativa, os coworkings estão se popularizando cada vez mais. Só no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 97% na busca por espaços de trabalho coletivos no Brasil, em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são de um levantamento da Internacional Workplace Group (IWG), empresa que gerencia espaços de coworking em todo o mundo. A demanda é tanta que cafés, livrarias e shoppings, entre outros segmentos, têm se adaptado para oferecer ambientes que permitam o trabalho de seus clientes.
No mundo moderno, é muita atividade para pouco tempo, com isso, saem na frente os espaços que conseguem oferecer mais atividades e estrutura para a realização das demandas inadiáveis que já fazem parte da rotina das pessoas. Para a nutricionista Ana Clara Fernandes, que acabou de voltar de São Paulo, é mais vantajoso frequentar locais que permitem o andamento do trabalho. “Mesmo viajando, eu ainda acabo fazendo alguns atendimentos online ou prestando algum suporte remoto aos pacientes, então priorizo estar em locais com internet e tomadas disponíveis”, explica ela.
É, para muita gente “ficar off” é coisa rara e isso também tem sido percebido pelo superintendente do Capim Dourado Shopping, Diego Goés. “Nós percebemos que as pessoas vêm ao shopping para fazer compras ou para um momento de lazer, mas acabam precisando resolver algo do trabalho ou mesmo aproveitam a localização do nosso coworking para resolver tudo o que precisam em um só lugar. Fazem suas reuniões e depois já dão uma volta ou se alimentam por aqui”, conta. O coworking do shopping que ele gerencia costuma ser bastante movimentado já que tem mais de 20 lugares, estrutura completa, além de ser aberto ao público.
Vale lembrar que as vantagens desse tipo de local vão muito além da economia com os gastos fixos e da praticidade por estarem sempre acessíveis. Esses espaços oferecem ainda uma grande oportunidade de fazer um bom networking. “Por estarem no mesmo ambiente, as pessoas acabam conversando e fechando negócios que favorecem ambas as partes”, acrescenta Diego.