Conteúdo Religioso
Semana Santa é Iniciada com Missa na Catedral de Palmas

A Catedral de Palmas deu início à Semana Santa neste domingo (14), com a tradicional Missa de Ramos, celebrada pelo Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães. A cerimônia teve início às 8h e contou com a bênção dos ramos, feita pelo arcebispo com água benta, em frente à paróquia. Após a benção, uma procissão seguiu até a Igreja, relembrando a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém, quando a multidão o recebeu com ramos nas mãos, em clima de festa.
Na homília, Dom Pedro reforçou a importância do período da Semana Santa, destacando-o como um momento de reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Ele também convidou os fiéis a se desprenderem dos erros e pecados, renascendo para uma nova vida em Cristo. “Não é um teatro, não foi por acaso, não foi improvisado, Jesus morreu para nos salvar. O mistério da paixão é um mistério redentor. É a redenção da humanidade que Jesus veio salvar, a humanidade pecadora. É uma carta de amor”, afirmou o arcebispo.
A programação religiosa da Semana Santa na Catedral se estende até o domingo de Páscoa, dia 20 de abril. O Pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom, lembrou que “a Semana Santa não é feriadão prolongado, é uma semana de oração, de compromisso com Deus”.
Confira a programação completa:
Segunda-Feira, 14/04
Missa e Procissão do Encontro (18h30)
Homens e mulheres se dividem em dois grupos e caminham até os pontos opostos da Praça dos Girassóis, meditando o sofrimento de Cristo e de Maria, até o encontro das imagens próximas à Catedral.
Terça-Feira, 15/04
Missa dos Santos Óleos (19h)
Presidida por Dom Pedro Brito, com a presença do clero, onde os óleos sacramentais são abençoados e as promessas sacerdotais renovadas.
Quarta-Feira, 16/04
Missa e Reflexão das Dores de Maria (18h30)
Após a missa, os fiéis refletem as sete principais dores que Maria sofreu ao longo de sua vida.
Quinta-Feira, 17/04
Missa de Lava-Pés (20h)
Início do Tríduo Pascal, com recordação da última ceia de Jesus e da instituição da Eucaristia. A adoração ao Santíssimo Sacramento segue até às 6h da manhã.
Sexta-Feira, 18/04
Via-Sacra (6h) e Celebração da Cruz (15h)
Na manhã de sexta, os fiéis refazem o trajeto de Jesus até a cruz, relembrando as 14 estações da Via-Sacra. À tarde, a celebração do beijo na cruz simboliza a entrega de Jesus como salvação.
Sábado, 19/04
Vigília Pascal (18h30)
Fechamento do Tríduo Pascal com a bênção do fogo, acendimento do Círio Pascal e renovação das promessas batismais.
Domingo, 20/04
Domingo de Páscoa
Celebração da vitória de Cristo sobre a morte, com missas nos horários: 8h, 10h (Missa com as crianças), 11h30, 17h e 18h30.