Educação
No “Dia Sem Sapatos”, alunos do Colégio Marista Palmas arrecadam calçados para doação
Todos os itens serão destinados às crianças da rede Salesianos e do projeto Sementinhas do Amor

Pisar no chão e imaginar como seria não ter um calçado para proteger os pés. Foi isso que alunos, professores e colaboradores do Colégio Marista Palmas realizaram nesta terça-feira, 15 de abril, no “Dia Sem Sapatos”. Essa ação, que é um gesto de empatia e de solidariedade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, arrecadou diversos pares de calçados e chocolates para as crianças da rede Salesianos e do projeto Sementinhas do Amor.
Segundo o diretor do Colégio Marista Palmas, José Braga, o Dia Sem Sapatos nasceu em 2024 como uma ação para ajudar as pessoas que estavam sofrendo diante da tragédia climática no Rio Grande do Sul. A proposta era simples, mas poderosa: passar o dia descalços, nos colocando no lugar de quem perdeu tudo.
“Decidimos manter a ação este ano, agora conectada à Semana Santa, como um gesto de espiritualidade encarnada. Descalçar-se virou símbolo de respeito, compaixão e solidariedade — um eco do lava-pés e da entrega de Jesus”, comentou Braga.
Para a estudante da 2ª série do ensino médio, Mariana Marçal, a ação foi além de um ato de empatia. “A iniciativa foi muito interessante, pois nos fez pensar um pouco sobre a realidade que as pessoas com vulnerabilidade social enfrentam todos os dias. Fomos convidados a ir ao colégio sem sapatos e doar calçados e chocolates, então todo esse conjunto foi muito importante para deixar nós jovens atentos ao tema”, disse.
Sobre o Marista Brasil
O Colégio Marista Palmas integra o Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 99 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.