Educação
Palmas celebra o Dia Mundial da Criatividade com três dias de oficinas e atividades gratuitas
Festival World Creativity Day começa no dia 21 de abril e segue até o dia 23 com programação colaborativa voltada à inovação, arte e educação

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2017, a celebração do Dia Mundial da Criatividade ganha cada vez mais força no Brasil — e Palmas será novamente palco dessa mobilização global. Entre os dias 21 e 23 de abril, a capital tocantinense recebe o World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com uma programação aberta ao público e recheada de oficinas, vivências e encontros inspiradores.
Com o tema “Gerações Criativas”, o evento promove reflexões e experiências práticas sobre o papel da criatividade na educação, no empreendedorismo, nas artes e na resolução de problemas sociais. A proposta é reunir talentos locais e construir, de forma coletiva, um ambiente de aprendizado, troca e inovação.
Para Raquel Moreira, Co-CEO da Amora e líder do movimento em Palmas, o festival é uma oportunidade para despertar o protagonismo e mostrar como a criatividade pode transformar realidades. “Mais do que celebrar a criatividade, o World Creativity Day é um espaço para construir juntos. Queremos incentivar o protagonismo, valorizar a diversidade de ideias e mostrar como a criatividade pode estar presente em todos os aspectos da nossa vida”, afirma.
A programação inclui oficinas sobre temas como design thinking, produção de conteúdo mobile, inteligência artificial, educação financeira, ESG, aquarela, Workshop de cafés especiais, aprendizagem autodirigida, além de atividades culturais como, lançamento de livro de autora tocantinense e intervenção artística em Taquaralto.
Para visualizar a programação completa, acesse worldcreativityday.com/brazil/
Serviço:
Evento: World Creativity Day 2025 (Dia Mundial da Criatividade) – Tema: “Gerações Criativas”
Datas: 21, 22 e 23 de abril
Locais: Universidade Católica, Peranerd (GI), Amora Caju e Auditório da 21
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
Educação
Universidade da Maturidade inaugura primeiro polo internacional em Portugal nesta terça-feira, 20
Comitiva da Universidade da Maturidade, polo de Campo Grande, embarcou para Portugal na sexta-feira, 16, para participar da aula inaugural

A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), inaugura nesta terça-feira, 20, seu primeiro polo internacional, localizado em Soure, no Distrito de Coimbra, Portugal. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges) e contará com a presença da coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, e uma comitiva de 26 integrantes brasileiros, entre professores, pesquisadores e acadêmicos.
O polo da UMA em Portugal já conta com mais de 100 acadêmicos matriculados e oferecerá atividades três vezes por semana, conduzidas por um psicólogo, um educador físico e um gerontólogo, além de aulas, neste primeiro momento, virtuais, com professores que atuam nos polos do Brasil.
A coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, destaca a importância de um polo no continente europeu. “É uma felicidade para todos nós e um sentimento de orgulho em saber que uma tecnologia social brasileira, tocantinense, está sendo implantada na Europa. Eu, enquanto professora, pesquisadora e entusiasta do envelhecimento humano, acredito que este polo servirá de exemplo para outros países europeus e, logo, teremos mais polos. Com esta parceria, a UMA reafirma seu compromisso com a troca de experiências, o intercâmbio cultural e o fortalecimento de suas iniciativas internacionais”.
Além das atividades regulares, o polo de Soure terá um hub criativo para fomentar as potencialidades dos participantes. Atividades como costura e carpintaria serão incentivadas. O projeto também propõe a criação de espaços intergeracionais para preservar tradições e promover encontros entre gerações.
O coordenador do polo da UMA na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Djanires Neto, fala da importância do momento. “Participar do grupo de professores e acadêmicos para prestigiar essa expansão da UMA é motivo de alegria e emoção. Estamos dando um grande passo rumo a novas descobertas e troca de experiências entre as realidades sul-mato-grossenses, tocantinenses e portuguesas”.
Congresso Internacional
A comitiva brasileira também participará do VIII Congresso Internacional sobre Envelhecimento – AGEINCONGRESS 2025, promovido pela Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), a ser realizado entre os dias 19 e 25 de maio.
Durante o congresso, a coordenadora Neila Osório e os pesquisadores Djanires Neto, Eduardo Ribeiro Sera e Wesquisley Vidal de Santana irão proferir a palestra UMA – Universidade da Maturidade da Amazônia e do Pantanal. Confira a programação completa do evento no link: https://2025.ageingcongress.
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