Moda e Estilo
Semana Fashion Revolution 2025: Moda por consciência sustentável é pauta de rodas de conversa e oficinas na Capital
O tema deste ano, “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, propõe uma análise das práticas da indústria da moda sob a perspectiva brasileira, valorizando saberes locais e promovendo a equidade e a sustentabilidade

A Semana Fashion Revolution 2025, maior movimento global por uma moda ética e sustentável, chega a Palmas com uma programação focada em diálogos colaborativos e práticas transformadoras. Sob o tema “Pense Global, Aja Local: Mapear – Planejar – Agir”, o evento, coordenado localmente pela estilista e educadora Kelly Luz, embaixadora docente do Fashion Revolution Brasil, promove rodas de conversa, oficinas e debates para repensar o futuro da moda sob uma ótica local e global.
Atividades práticas e diálogos locais
A programação inclui oficinas de upcycling (reutilização criativa de materiais), rodas de conversa sobre justiça social na moda e workshops de mapeamento de cadeias produtivas locais. “Queremos unir teoria e prática. Nas oficinas, ensinamos a transformar resíduos têxteis em peças novas, enquanto as rodas de conversa abordam questões como condições de trabalho, impacto ambiental e inclusão racial no setor”, explica Kelly Luz, que representa o movimento pela Escola Livre de Moda.
O evento também marca o lançamento de um diagnóstico participativo sobre a realidade da moda em Palmas. “Vamos ouvir costureiras, artesãos, pequenos empreendedores e estudantes para entender desafios e oportunidades. Só assim construímos uma moda que respeita as pessoas e planeta”, destaca a embaixadora.
Movimento
O movimento global, criado após o desabamento do Rana Plaza em Bangladesh (2013), que vitimou mais de 1.100 trabalhadores, busca transformar a indústria da moda em um sistema mais justo, seguro e sustentável. A estilista, referência em moda sustentável no estado, enfatiza a urgência de engajamento: “A pergunta ‘quem fez minhas roupas?’ não é só sobre Bangladesh. Aqui em Palmas, precisamos saber se as costureiras têm direitos garantidos, se os materiais usados poluem nossos rios. A Semana Fashion Revolution é um convite para agirmos juntos”.
Além das atividades presenciais, haverá encontros online para ampliar o acesso. “Criamos um grupo no WhatsApp para compartilhar conhecimento e um Zoom de abertura com vozes inspiradoras do Brasil todo. A moda sustentável é feita de muitas mãos”, completa.
Durante a semana, o público é convidado a questionar marcas e a si mesmo:
1. “Quem fez minhas roupas? Elas foram costuradas com direitos trabalhistas garantidos?”
2. “Do que são feitas? Esses tecidos agridem o meio ambiente?”
3. “A marca promove diversidade ou só usa inclusão como marketing?”
Programação
• 24/04: Abertura oficial – Live “Mapeando a Moda em Palmas” Evento online com pessoas de diversos segmentos da moda por todo o Estado.
• 25/04: Oficina de Upcycling – Restauração de roupas usadas (Colegio Militar – Taquarussu).
• 27/04: Workshop – “Carimbos do Cerrado – Grupo A Barraca(Escola Livre de Moda)”.
Mais informações: https://
· Parceria: Escola Livre de Moda, Companhia A Barraca, Fava Marketing e Colégio Militar do Tocantins.