conecte-se conosco

Educação

Educadores se tornam primeiros indígenas Yanomami com título de mestre na Universidade Federal do Amazonas

Publicadas

sobre

Educadores se tornam primeiros indígenas Yanomami com título de mestre na Universidade Federal do Amazonas
Divulgação

Nesta quarta-feira, 23 de abril, a educação amazonense viveu um momento histórico, quando os educadores Edinho, Modesto e Odorico se tornaram os primeiros indígenas Yanomami a obterem o título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

As defesas ocorreram no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) do campus sede, localizado em Manaus, como parte da programação do encontro inédito “Davi Kopenawa: palavras de um xamã Yanomami”.

Edinho, Modesto e Odorico são graduados em Licenciatura Indígena – Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável e atuam como professores do ensino básico em dois Xaponos (casa coletiva Yanomami), no Rio Marauiá, onde constroem pontes entre o saber tradicional e a formação escolar.

O ingresso no mestrado ocorreu em 2023, quando o PPGSCA ofertou uma turma em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital). Todos enfrentaram dificuldades para concluir os estudos: domínio da língua portuguesa, compreensão das atividades, disponibilidade de computadores e o deslocamento, interrompido durante a estiagem recorde de 2023, foram alguns dos desafios.

Com apoio da UFAM, e concessão de bolsas e equipamentos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), os três finalizaram suas dissertações, cujo objeto de pesquisa tratou da ancestralidade do povo Yanomami.

Odorico Xamatari Hayata Yanomami foi o primeiro aprovado pela banca de mestrado com o tema “O Matohi Yanomami: uma autoetnografia do corpo de um aprendiz de hekura do Xapono Balaio do Rio Marauiá/AM”. Após defender sua dissertação, ele não escondeu a felicidade.

“Estou muito satisfeito e emocionado como um Yanomami que conseguiu vencer as batalhas. Eu não sou individual, me formei como coletivo do povo do Amazonas”, destacou.

A segunda defesa de dissertação foi feita Edinho Yanomami Yarimina Xamatari com o tema “Pohoropihiwitëri Pë á Rii Rë Haiwei – A língua materna dos Yanomami de Pohoroâ”, motivada por sua percepção sobre a importância de manter viva a língua de seu povo.

“Eu estava vendo que havia um problema. Cada Xapono já vem deixando um pouquinho da língua Yanomami. Quem está vindo vai ver que o material [didático] já está elaborado para ser trabalhado com as crianças na escola. […]. Eu estou alegre, porque estou defendendo o resultado de minhas dificuldades”, explicou.

Quem finalizou as defesas foi Modesto Yanomami Xamatari Amaroko, cujo tema de dissertação foi “Amôa Yanomami: Reflexões sobre a função e as transformações das amôa (músicas) na vida do Xapono Balaio do Rio Marauiá”. Agora, o próximo passo é seguir para o Doutorado, onde pretende continuar explorando a música Yanomami.

“Hoje é um dia muito especial. Nós, três Yanomami, do município de Santa Isabel [do Rio Negro], estamos concluindo nosso trabalho. Estamos levando novidades para nossas comunidades, e estou muito feliz e agradecido por todo apoio. Isso é muito importante para mim e minhas lideranças tradicionais”, finalizou.

 

Educação em terra Yanomami

Em seu momento de fala, Davi Kopenawa exaltou a dedicação empreendida para ajudar a transformar a realidade do povo Yanomami. “Vocês sofreram [dificuldades], mas aprenderam. Isso era o que eu queria há 10, 20 anos passados. Vocês três escolheram um bom caminho. Isso é resultado de nossa luta. Estou muito orgulhoso de vocês, são meus primos e guerreiros”, declarou emocionado.

Porém, Kopenawa não foi brando ao cobrar publicamente a construção de escolas em pontos estratégicos para atender a população indígena — uma promessa que a cada ano se repete. “Em 2025, precisamos que o Ministério da Educação [MEC] olhe para nós, todos os Yanomami. Isso é o que nós queremos: ter escolas construídas. […]. Não queremos aprender para ganhar dinheiro, mas para proteger a floresta onde está a saúde, a harmonia, a alegria, o trabalho. Se não funcionar, vamos nos pintar para pressionar quem está suvinando as escolas nas comunidades. […]. Se não resolverem, vamos para o exterior até chegar na ONU [Organização das Nações Unidas]”, afirmou veementemente.

 

Apoio de professores

Devido à seca histórica de 2023, os mestrandos não conseguiram assistir às aulas em São Gabriel da Cachoeira. A solução encontrada pela coordenação do PPGSCA foi enviar dois professores para realizar a orientação em territórios tradicionais. O professor Dr. Agenor Cavalcanti foi um dos que aceitou o desafio.

Para ele, a conquista do mestrado por parte de três indígenas representa uma reparação histórica para a educação amazonense. “É um engajamento do processo da pós-graduação com a inclusão de intelectuais indígenas. Isso não será revertido. Eu vejo o futuro da universidade nesta linha, pois passamos muito tempo formando conhecimento hegemônicos e especialistas ‘stricto sensu’, mas agora chegou o momento de reconhecer as apropriação que, por muito tempo, a ciência fez e [agora] fazer com que nossas dissertações sejam feitas pelos povos indígenas, que antes eram objetos de estudo desta universidade. […]. Esses três são uma reparação histórica muito pequena, mas é algo que inicia”, afirma.

Caio Souto, professor do PPGSCA, coordenou diversas reuniões e iniciativas para que os mestrandos finalizassem o curso. Além disso, atuou como orientador no trabalho de Modesto e coorientador junto às pesquisas de Edinho e Odorico.

No segundo semestre deste ano, o PPGSCA pretende lançar um novo edital de mestrado e, agora, também de doutorado fora da sede, em São Gabriel da Cachoeira. A expectativa é que novas turmas, com mais vagas, continuem a ser ofertadas em 2026, de forma que estudantes de municípios próximos, como Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos (a 406 quilômetros da capital).

Além disso, entre os dias 26 a 30 de maio, o PPGSCA vai realizar as defesas dos outros 27 estudantes que concluíram o mestrado em São Gabriel da Cachoeira.

O momento vai contar com 20 doutores para avaliar as dissertações, contado também com representantes públicos, como Dadá Baniwa, coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) na região do Rio Negro, e Joenia Wapichana, presidente da FUNAI.

Caio enfatiza que este é um novo passo na história da universidade. “Esse programa tem 27 anos. Esperamos que ele cresça cada vez mais, acolha cada vez mais os povos indígenas da Amazônia e de outros locais, e que colabore com outros projetos. Estou profundamente emocionado por ter participado disso”, declarou Caio.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Instituto Coca-Cola Brasil apoia jovens no futuro

ratuito e 100% digital, o Coletivo Online do Instituto Coca-Cola Brasil capacita jovens de 16 a 25 anos para o mercado de trabalho, com certificado e acesso a vagas.

Publicadas

sobre

Programa gratuito e 100% digital para 16 a 25 anos, com trilhas de empregabilidade.
Programa gratuito e 100% digital para 16 a 25 anos, com trilhas de empregabilidade.
O Instituto Coca-Cola Brasil segue ampliando seu impacto social ao promover acesso à capacitação profissional por meio do Coletivo Online, programa gratuito e 100% digital voltado a jovens de 16 a 25 anos. Com conteúdos sobre empregabilidade e preparação para o mundo do trabalho, o curso oferece ferramentas práticas para que a busca pelo primeiro emprego deixe de ser um obstáculo e se torne uma oportunidade real de transformação.
Entre os temas abordados estão construção de currículo, preparação para entrevistas, planejamento financeiro, plano de vida e muito mais. Ao final do curso, os participantes recebem certificado e têm acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego, aumentando suas chances de inserção no mercado formal.
Com uma linguagem jovem e acessível, o Coletivo Online está disponível pelo celular e pode ser realizado de forma flexível. Em poucos cliques, os jovens podem se inscrever e iniciar sua jornada de desenvolvimento profissional com apoio de uma das maiores instituições de impacto social do país.
O Instituto Coca-Cola Brasil acredita que o futuro dos jovens começa com oportunidades reais — e é por isso que iniciativas como o Coletivo Online seguem sendo essenciais para reduzir desigualdades e conectar talentos ao mercado de trabalho.
Saiba mais e inscreva-se no Coletivo Online:
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella, e com a FINI COMPANY, empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
Continue lendo

Educação

Volta às aulas: escolas recebem alimentos diretamente da produção indígena, da agricultura familiar e do agroextrativismo

Publicadas

sobre

Catrapovos fortalece mecanismos de compra direta dos produtores para escolas de povos indígenas e comunidades tradicionais no Tocantins

Uma boa aprendizagem depende de algumas condições, e a alimentação escolar rica em nutrientes é um desses importantes requisitos. Nessa volta às aulas, a escola Xerente, São José, localizada em Tocantínia (TO), é um exemplo do avanço na compra direta de agricultores e extrativistas da própria comunidade. São tios, pais e avós que contribuem para uma alimentação escolar com menos produtos industrializados e mais alimentos frescos, saudáveis e adequados ao costume alimentar das crianças indígenas.

A professora e mãe, Belcilene Sibakadi Xerente, reforça o impacto da alimentação na aprendizagem das crianças. “Desde que surgiu o alimento diretamente da roça para as escolas eu fiquei muito feliz por meus alunos – meus filhos, porque comparo como filhos – estarem comendo um alimento saudável, um alimento fresco e riquíssimo em ferro e nutrientes, e não com validade, enlatado. É um desenvolvimento melhor ver as crianças de barriga cheia com comida típica Xerente, ficam mais espertos”, conta.

Além dos benefícios nutricionais, a compra direta tem logística de transporte de alimentos simplificada e fortalece a comunidade com a geração de renda sustentável e de baixo carbono. O procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Catrapovos Tocantins, Dr. Álvaro Mazano, reforça a relevância das políticas de alimentação escolar.

“O fato de o alimento ser adquirido no próprio local onde a escola está inserida faz com que esse alimento tenha uma maior pertinência com as crianças, melhora a qualidade dos alimentos que são servidos e permite que haja geração de renda para os pais dessas crianças. E queremos que chegue a 100% do PNAE. O ideal é que toda a alimentação seja produzida no próprio local onde ele é consumido”, explica o procurador.

Alimentação escolar em números

Das 139 escolas localizadas na zona rural do Tocantins, 95 são indígenas, 43 são do campo (rurais) e duas são quilombolas, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado. Essas instituições atendem milhares de alunos em contextos culturais e territoriais diversos e requerem uma abordagem diferenciada para garantir a qualidade alimentar.

O Tocantins registra 9.770 matriculados em área de assentamento, 7.659 matrículas em escolas indígenas e 1.933 matrículas em escolas quilombolas, indicando uma demanda significativa por intervenções alimentares culturalmente adequadas.

Compra direta da comunidade

A Lei nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. No entanto, embora seja observado avanço, muitos municípios ainda não cumprem a legislação, que pode ser a solução para uma alimentação mais saudável no contexto escolar.

Segundo dados do PNAE, entre os municípios com povos e comunidades tradicionais que ainda não cumprem os 30% e que poderiam se desenvolver a partir dessa política, destacam-se Arraias, Paranã, Carrasco Bonito, Itacajá, Itaguatins, Mateiros, Maurilândia, Muricilândia, São Bento, São Félix do Tocantins e Tocantínia.

Já os municípios que atingiram a exigência mínima, podem expandir sua atuação, especialmente frente à tramitação do PL 5352/2016, que pretende aumentar para 40% o percentual de alimentos provenientes da agricultura familiar. Conforme o projeto, esse percentual deve chegar a 70% até o final de 2028.

No entanto, não é necessário aguardar a legislação. Gestores podem sair na frente e aplicar recursos do PNAE, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e recursos complementares do município, tudo em alimentos produzidos localmente, inclusive contemplando a diversidade alimentar presente nos territórios.

E para preparar as comunidades para acessar o mercado institucional, a servidora da Funai, Maria Clara Bernardes, conta que desde 2023 têm sido realizadas oficinas nos territórios indígenas. “Foi identificada uma lacuna de informações sobre a realidade da produção e o mapeamento de agricultores. Então a Funaipassou a organizar as consultas e oficinas nos territórios, com diagnóstico de roças para identificar a abundância de alimentos tradicionais nos territórios, quebrando o paradigma de que a produção não seria o suficiente”, explica.

Catrapovos

A Mesa Permanente de Diálogo Catrapovos Brasil é uma iniciativa que visa estimular a alimentação regionalizada em escolas de territórios indígenas e tradicionais. A Catrapovos foi criada em 2021 pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) para replicar em todo o país a boa prática desenvolvida pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa).

A mesa é composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e discute os entraves e soluções, buscando juntos as formas de viabilizar as compras públicas da produção de comunidades indígenas e tradicionais, garantindo o cumprimento da lei sobre a aquisição de, no mínimo, 30% de produtos da agricultura familiar, além do direito à alimentação escolar adequada aos processos de produção e cultura local.

No Tocantins a Catrapovos é composta pelo MPF, Funai, Cecane/UFT, Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, Conab, Seduc, Consea, Ruraltins, entre outras organizações que trabalham para otimizar a alimentação escolar tradicional, sendo a participação popular, sempre bem-vinda.

Continue lendo

Educação

3 cursos extracurriculares que toda criança deveria fazer para desenvolver novas habilidades

Especialista destaca como o acesso a novos conhecimentos na infância impulsiona o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.

Publicadas

sobre

Jumper
Fachada Jumper em Gurupi

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, o aprendizado infantil precisa ser completo e prático. O estímulo de novos conhecimentos na infância é muito importante e ultrapassa as salas de aula convencionais. É o que explica Vinícius Diégues Fuzessy Colares, responsável pela Jumper! Profissões e Idiomas, de Gurupi no Tocantins. “Cursos como robótica, informática e inglês infantil têm se mostrado grandes aliados no reforço escolar, ampliando o raciocínio lógico, a criatividade e até a autonomia dos pequenos. Essas formações ajudam a despertar o interesse pelo conhecimento de forma leve, lúdica e interativa”, comenta. Pesquisas do Afterschool Alliance mostram que alunos em atividades pós-escolares de qualidade têm melhor frequência, comportamento e desempenho em testes e notas, com ganhos de até 38 % em taxa de promoção e notas melhores em leitura e matemática. Isso se traduz em mais engajamento nas atividades escolares e até melhora no rendimento. O especialista listou os benefícios desses cursos e os impactos positivos no desenvolvimento.

 

Robótica

A robótica é uma atividade que estimula diversas competências importantes, como raciocínio lógico, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. De maneira lúdica e interativa, permite que as crianças tenham contato com conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O curso é indicado para crianças entre 8 e 12 anos que demonstram interesse por matemática, programação, mecânica e elétrica, além de possuírem raciocínio lógico mais desenvolvido. Ao mesmo tempo, ajuda os pequenos a compreender, na prática, como a tecnologia pode ser aplicada para tornar a vida das pessoas melhor.

 

Inglês

Aprender um segundo idioma na infância não só amplia as possibilidades de comunicação no futuro, como também fortalece a memória, o foco e a capacidade de resolver problemas. Para que o aprendizado de inglês seja efetivo, é fundamental que seja divertido, contextualizado e respeite o ritmo de cada criança. A metodologia pode variar conforme a idade e os objetivos do curso, permitindo que os alunos comecem a se comunicar em inglês desde o primeiro dia. Além disso, o estudo da língua ajuda a exercitar o cérebro, ampliando conexões neurais e estimulando funções cognitivas. Aprender inglês na infância facilita a fluência e a desenvoltura no idioma, constrói habilidades de comunicação, como alternar entre idiomas, e é essencial para a comunicação global, cada vez mais presente no dia a dia das crianças.

 

Informática

Mais do que apenas aprender a “mexer no computador”, os alunos desenvolvem pensamento lógico, autonomia e criatividade para realizar tarefas escolares com mais eficiência. Destinado a crianças de 7 a 11 anos, o curso é ideal para quem tem interesse em tecnologia e deseja ampliar seus conhecimentos desde cedo. De forma lúdica e interativa, os pequenos aprendem conceitos essenciais de informática, como sistema operacional, componentes do computador, internet, Excel, PowerPoint, Word, Paint e e-mail. Além de despertar habilidades práticas, o curso também é um excelente aliado nos estudos, auxiliando na realização de trabalhos escolares e projetos acadêmicos.

“Aprender de forma prática, divertida e próxima da realidade da criança torna o conhecimento mais fácil e significativo. Cursos como Robótica, Inglês e Informática desenvolvem autonomia, entusiasmo e mostram que aprender pode ser leve e transformador”, finaliza.

Sobre a Jumper! Profissões e Idiomas

Criada em 2003, a Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! Planeja dobrar o número de franquias em 2025.

 

Continue lendo
Propaganda
ledson-da-Rocha-Lima-presidente-do-Naturatins-destaca-importancia-da-medida-para-impulsionar-o-desenvolvimento-sustentavel-Foto-Esequias-Araujo-Governo-do-Tocantins
Governo do Tocantins1 hora atrás

Cledson da Rocha Lima é reconduzido à presidência do Naturatins

Karla Milhomens, organizadora do TOFW
Social2 horas atrás

Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.

Eduardo Siqueira Campos recebe o prefeito do Recife, João Campos – Foto: Flávio Cavalera
Palmas5 horas atrás

João Campos visita Palmas e se reúne com Eduardo Siqueira Campos

Governador em exercício Laurez Moreira ressaltou a importância da festividade para a identidade tocantinense - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira participa de missa solene em Natividade

Encontro possibilitou o diálogo para futuras parcerias, especialmente na área de tecnologia e modernização da gestão pública - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira recebe João Campos para troca de boas práticas

Flores
Turismo22 horas atrás

Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu

Amélio prestigiou mais uma edição da Cavalgada da Independência em São Miguel do Tocantins. 
ALETO22 horas atrás

Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Com o apoio do Governo do Tocantins, atletas de Porto Nacional e Palmas disputam Campeonato Brasileiro Interclubes em Aracaju/SE - Foto: Federação Tocantinense de Badminton.
Governo do Tocantins22 horas atrás

Com o apoio do Governo do Tocantins, delegação estadual disputa Campeonato Brasileiro de Badminton em Aracaju/SE

Beauty Fair
Sebrae22 horas atrás

Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025

amastha e joão campos
Câmara Municipal de Palmas1 dia atrás

João Campos chega a Palmas para agenda política com Eduardo Siqueira Campos e Laurez Moreira

Livros e Histórias na Praça
Entretenimento1 dia atrás

Projeto “Livros e Histórias na Praça” leva leitura e encantamento para praças de Palmas

Escolas levaram mensagens que reforçam o respeito à pátria, a importância da cidadania e educação – Foto: Lia Mara
Palmas1 dia atrás

Duzentos estudantes representam a rede municipal de ensino no Desfile Cívico de 7 de Setembro na Capital

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa de premiação do FGT 2025 – Foto: Francisco Barro
Palmas1 dia atrás

FGT 2025 encerra programação premiando os vencedores de seis categorias com reconhecimento e R$ 150 mil

Chef Maria Célia é veterana no FGT, assim como demais competidores do Encontro de Gigantes, todos vencedores de ao menos uma categoria – Foto: Lia Mara
Governo do Tocantins1 dia atrás

Chef Maria Célia é a grande campeã da primeira edição do Encontro de Gigantes no FGT

Tradicional desfile reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador em exercício Laurez Moreira reforça valores cívicos e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins durante desfile de 7 de setembro

Governador em exercício, Laurez Moreira, participa da Cavalgada de Colinas e destaca a força do agronegócio tocantinense - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador em exercício Laurez Moreira participa da Cavalgada de Colinas, um dos maiores símbolos da cultura e da tradição do Tocantins

Cozinha Show com atrações locais e nacionais, como chef Jimmy, atraiu interesse do público da terceira noite de FGT – Foto: Lia Mara
Palmas2 dias atrás

Festival Gastronômico movimenta turismo e fortalece tradições

Antônio Trabulsi Sobrinho foi nomeado como presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras - Divulgação
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Saúde, Ageto, Itertins e Detran

Secretário Vânio Rodrigues - Aldenes Lima-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia Vânio Rodrigues como secretário da Saúde

Durante a visita, Laurez Moreira apresentou gestores que farão a interlocução com o Legislativo Lauane dos Santos
ALETO4 dias atrás

Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores

ledson-da-Rocha-Lima-presidente-do-Naturatins-destaca-importancia-da-medida-para-impulsionar-o-desenvolvimento-sustentavel-Foto-Esequias-Araujo-Governo-do-Tocantins
Governo do Tocantins1 hora atrás

Cledson da Rocha Lima é reconduzido à presidência do Naturatins

Karla Milhomens, organizadora do TOFW
Social2 horas atrás

Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.

Eduardo Siqueira Campos recebe o prefeito do Recife, João Campos – Foto: Flávio Cavalera
Palmas5 horas atrás

João Campos visita Palmas e se reúne com Eduardo Siqueira Campos

Governador em exercício Laurez Moreira ressaltou a importância da festividade para a identidade tocantinense - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira participa de missa solene em Natividade

Encontro possibilitou o diálogo para futuras parcerias, especialmente na área de tecnologia e modernização da gestão pública - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira recebe João Campos para troca de boas práticas

Flores
Turismo22 horas atrás

Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu

Amélio prestigiou mais uma edição da Cavalgada da Independência em São Miguel do Tocantins. 
ALETO22 horas atrás

Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Com o apoio do Governo do Tocantins, atletas de Porto Nacional e Palmas disputam Campeonato Brasileiro Interclubes em Aracaju/SE - Foto: Federação Tocantinense de Badminton.
Governo do Tocantins22 horas atrás

Com o apoio do Governo do Tocantins, delegação estadual disputa Campeonato Brasileiro de Badminton em Aracaju/SE

Beauty Fair
Sebrae22 horas atrás

Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025

amastha e joão campos
Câmara Municipal de Palmas1 dia atrás

João Campos chega a Palmas para agenda política com Eduardo Siqueira Campos e Laurez Moreira

Livros e Histórias na Praça
Entretenimento1 dia atrás

Projeto “Livros e Histórias na Praça” leva leitura e encantamento para praças de Palmas

Escolas levaram mensagens que reforçam o respeito à pátria, a importância da cidadania e educação – Foto: Lia Mara
Palmas1 dia atrás

Duzentos estudantes representam a rede municipal de ensino no Desfile Cívico de 7 de Setembro na Capital

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa de premiação do FGT 2025 – Foto: Francisco Barro
Palmas1 dia atrás

FGT 2025 encerra programação premiando os vencedores de seis categorias com reconhecimento e R$ 150 mil

Chef Maria Célia é veterana no FGT, assim como demais competidores do Encontro de Gigantes, todos vencedores de ao menos uma categoria – Foto: Lia Mara
Governo do Tocantins1 dia atrás

Chef Maria Célia é a grande campeã da primeira edição do Encontro de Gigantes no FGT

Tradicional desfile reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador em exercício Laurez Moreira reforça valores cívicos e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins durante desfile de 7 de setembro

Governador em exercício, Laurez Moreira, participa da Cavalgada de Colinas e destaca a força do agronegócio tocantinense - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador em exercício Laurez Moreira participa da Cavalgada de Colinas, um dos maiores símbolos da cultura e da tradição do Tocantins

Cozinha Show com atrações locais e nacionais, como chef Jimmy, atraiu interesse do público da terceira noite de FGT – Foto: Lia Mara
Palmas2 dias atrás

Festival Gastronômico movimenta turismo e fortalece tradições

Antônio Trabulsi Sobrinho foi nomeado como presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras - Divulgação
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Saúde, Ageto, Itertins e Detran

Secretário Vânio Rodrigues - Aldenes Lima-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia Vânio Rodrigues como secretário da Saúde

Durante a visita, Laurez Moreira apresentou gestores que farão a interlocução com o Legislativo Lauane dos Santos
ALETO4 dias atrás

Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores

ledson-da-Rocha-Lima-presidente-do-Naturatins-destaca-importancia-da-medida-para-impulsionar-o-desenvolvimento-sustentavel-Foto-Esequias-Araujo-Governo-do-Tocantins
Governo do Tocantins1 hora atrás

Cledson da Rocha Lima é reconduzido à presidência do Naturatins

Karla Milhomens, organizadora do TOFW
Social2 horas atrás

Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.

Eduardo Siqueira Campos recebe o prefeito do Recife, João Campos – Foto: Flávio Cavalera
Palmas5 horas atrás

João Campos visita Palmas e se reúne com Eduardo Siqueira Campos

Governador em exercício Laurez Moreira ressaltou a importância da festividade para a identidade tocantinense - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira participa de missa solene em Natividade

Encontro possibilitou o diálogo para futuras parcerias, especialmente na área de tecnologia e modernização da gestão pública - Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins5 horas atrás

Laurez Moreira recebe João Campos para troca de boas práticas

Flores
Turismo22 horas atrás

Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu

Amélio prestigiou mais uma edição da Cavalgada da Independência em São Miguel do Tocantins. 
ALETO22 horas atrás

Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Com o apoio do Governo do Tocantins, atletas de Porto Nacional e Palmas disputam Campeonato Brasileiro Interclubes em Aracaju/SE - Foto: Federação Tocantinense de Badminton.
Governo do Tocantins22 horas atrás

Com o apoio do Governo do Tocantins, delegação estadual disputa Campeonato Brasileiro de Badminton em Aracaju/SE

Beauty Fair
Sebrae22 horas atrás

Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025

amastha e joão campos
Câmara Municipal de Palmas1 dia atrás

João Campos chega a Palmas para agenda política com Eduardo Siqueira Campos e Laurez Moreira

Livros e Histórias na Praça
Entretenimento1 dia atrás

Projeto “Livros e Histórias na Praça” leva leitura e encantamento para praças de Palmas

Escolas levaram mensagens que reforçam o respeito à pátria, a importância da cidadania e educação – Foto: Lia Mara
Palmas1 dia atrás

Duzentos estudantes representam a rede municipal de ensino no Desfile Cívico de 7 de Setembro na Capital

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa de premiação do FGT 2025 – Foto: Francisco Barro
Palmas1 dia atrás

FGT 2025 encerra programação premiando os vencedores de seis categorias com reconhecimento e R$ 150 mil

Chef Maria Célia é veterana no FGT, assim como demais competidores do Encontro de Gigantes, todos vencedores de ao menos uma categoria – Foto: Lia Mara
Governo do Tocantins1 dia atrás

Chef Maria Célia é a grande campeã da primeira edição do Encontro de Gigantes no FGT

Tradicional desfile reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador em exercício Laurez Moreira reforça valores cívicos e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins durante desfile de 7 de setembro

Governador em exercício, Laurez Moreira, participa da Cavalgada de Colinas e destaca a força do agronegócio tocantinense - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador em exercício Laurez Moreira participa da Cavalgada de Colinas, um dos maiores símbolos da cultura e da tradição do Tocantins

Cozinha Show com atrações locais e nacionais, como chef Jimmy, atraiu interesse do público da terceira noite de FGT – Foto: Lia Mara
Palmas2 dias atrás

Festival Gastronômico movimenta turismo e fortalece tradições

Antônio Trabulsi Sobrinho foi nomeado como presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras - Divulgação
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Saúde, Ageto, Itertins e Detran

Secretário Vânio Rodrigues - Aldenes Lima-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia Vânio Rodrigues como secretário da Saúde

Durante a visita, Laurez Moreira apresentou gestores que farão a interlocução com o Legislativo Lauane dos Santos
ALETO4 dias atrás

Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores

DESTAQUES