Tocantins
Paraíso promove palestras sobre o Dia da Terra nas escolas
Prefeitura de Paraíso realiza palestras educativas sobre o Dia da Terra, conscientizando alunos das escolas municipais sobre a importância da preservação ambiental.

Paraíso promove palestras sobre o Dia da Terra nas escolas
Prefeitura de Paraíso realiza ações educativas sobre o Dia da Terra, promovendo a consciência ambiental entre alunos da rede municipal de ensino.
Conscientização nas escolas municipais
A preocupação com a degradação ambiental e os impactos negativos das atividades humanas na natureza foi o tema central das palestras realizadas pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
O bate-papo foi realizado com alunos do 3º ao 5º ano das Escolas Municipais Vereador José Odete, no setor Milena, e Escola Municipal Pouso Alegre, no setor Pouso Alegre, nos dias 24 e 28 de abril.
Importância do Dia da Terra
O Dia da Terra, comemorado mundialmente em 22 de abril, representa a luta pela preservação ambiental e a necessidade de desenvolver uma consciência ecológica global.
O coordenador de Gestão Ambiental de Paraíso, Jakssael Pablo, destacou:
“Sabemos que os recursos naturais são finitos, mas nossa criatividade e capacidade de reinvenção é infinita.”
Objetivo da ação
As palestras incentivaram a reflexão sobre o consumo consciente, a importância da preservação dos recursos naturais e a responsabilidade de cada cidadão no cuidado com o planeta.
Leia também
Com informações da Prefeitura de Paraíso do Tocantins
Tocantins
Tocantins sedia Fórum de Presidentes de Federações do Comércio
Evento acontece entre os dias 06 e 09 de agosto, em Palmas

Durante os dias 06 e 09 de agosto, o Sistema Comércio Tocantins sediará o XXXIII Fórum de Presidentes de Federações. O evento acontece em Palmas e reúne representantes das Federações que compõem a Amazônia Legal e convidados. No total, 19 estados estarão presentes, além de representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e dos departamentos nacionais Sesc e Senac.
O Fórum de Presidentes de Federações do Comércio tem como objetivo promover debates e um intercâmbio de experiências entre gestores sobre os desafios do comércio de bens, serviços e turismo na região amazônica. Por meio do diálogo entre lideranças, o evento busca apresentar soluções que impulsionem a expansão desses segmentos, além de promover o fortalecimento institucional.
“A integração entre os estados da Amazônia Legal é fundamental pois, do ponto de vista econômico, temos características em comum. Este Fórum é uma oportunidade ímpar para troca de experiências e para que possamos compartilhar nossa realidade e as riquezas da cultura tocantinense. Estamos honrados em realizar novamente este importante evento em nosso estado”, destaca o Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, Itelvino Pisoni.
A programação do Fórum conta com uma visita ao Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, reuniões estratégicas, visita técnica à unidade do Senac em Taquaralto e apresentações culturais. Além disso, no dia 06 de agosto, às 19h, o auditório do Edifício Fecomércio Tocantins recebe o encerramento do programa de mentoria “Elas por Elas”, da Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio Tocantins (CMEG), com a presença da Coordenadora da Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), Laura Andrea Farias.
Esta é a terceira vez que o Tocantins sedia este evento, considerado crucial para o fortalecimento das Federações e dos setores do comércio de bens, serviços e turismo. A última edição realizada no estado foi em 2017.
Representantes Nacionais
Além do Tocantins, o Fórum contará com a presença já confirmada do Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros e comitiva, além dos presidentes de federações e seus assessores dos estados do: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Distrito Federal, e também dos diretores gerais do Sesc e Senac Nacional, José Carlos Cirilo e Marcus Fernandes.
Governo do Tocantins
Casos de sarampo em 2025 preocupam o Tocantins
Tocantins registra 27 casos de sarampo, com foco em Campos Lindos. SES-TO reforça vacinação e isolamento como principais medidas de prevenção.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) confirmou, até a manhã de segunda-feira, 4 de agosto, um total de 27 casos de sarampo no Tocantins. A maior concentração foi registrada no município de Campos Lindos (18), seguido por Palmas (5), Porto Nacional (2), Nova Olinda (1) e Araguaína (1). A situação acendeu o alerta das autoridades sanitárias estaduais e reforçou a importância da vacinação preventiva.
Entre os casos, 16 foram confirmados em Campos Lindos, quatro já foram descartados (dois em Palmas e dois em Porto Nacional), e outros nove ainda seguem em investigação. Todos os pacientes apresentam histórico de contato com pessoas que viajaram recentemente para países com circulação ativa do vírus. A maioria não estava vacinada e apresentou sintomas clássicos da doença, sendo orientada ao isolamento domiciliar.
Resposta imediata da SES-TO em Campos Lindos
Diante da identificação do foco de contaminação, a Secretaria de Saúde do Tocantins deslocou equipes de vigilância epidemiológica para o município de Campos Lindos desde o dia 19 de julho. As ações incluem orientações sobre o isolamento dos casos suspeitos e vacinação em massa dos contatos próximos dos infectados. Além disso, notas técnicas foram enviadas a todos os 139 municípios tocantinenses com orientações detalhadas sobre medidas de contenção e reforço da imunização.
De julho até a primeira semana de agosto, quase 8 mil doses de vacina contra o sarampo foram aplicadas. As 323 salas de vacinação do Estado estão totalmente abastecidas com imunizantes disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sintomas, transmissão e riscos do sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa viral altamente contagiosa, transmitida por vias aéreas, como tosse, espirro, fala ou até mesmo pela respiração próxima. O período de incubação varia entre 7 e 14 dias e a transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento dos sintomas. Os principais sinais são: febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Complicações graves incluem pneumonia, encefalite e, em casos extremos, óbito.
Esquema vacinal para diferentes faixas etárias
A vacina contra o sarampo é altamente eficaz e recomendada para todas as faixas etárias conforme orientação da SES-TO:
- 6 a 11 meses: dose zero (dupla viral);
- 12 meses: primeira dose da tríplice viral (D1);
- 15 meses: segunda dose da tetraviral (D2);
- 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, caso não vacinado ou com esquema incompleto;
- 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;
- Trabalhadores da saúde: duas doses, independentemente da idade.
Medidas de prevenção além da vacina
Além da imunização, a SES-TO orienta que pessoas com sintomas ou diagnóstico confirmado de sarampo permaneçam em isolamento por pelo menos 4 dias após o surgimento do exantema (manchas vermelhas). Também recomenda-se evitar contato com gestantes, idosos e crianças pequenas.
Outras medidas incluem:
- Higienização frequente das mãos com sabão ou álcool em gel;
- Uso de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar;
- Limpeza regular de objetos e superfícies;
- Evitar aglomerações e manter ventilação em ambientes fechados;
- Distanciamento social em unidades de saúde durante triagem de sintomas.
Tratamento e importância do diagnóstico precoce
Não existe tratamento específico para o sarampo. O foco da abordagem médica está no alívio dos sintomas e na hidratação do paciente. A SES-TO reforça a necessidade de procurar atendimento em uma unidade de saúde logo nos primeiros sintomas, para orientação, notificação e início das medidas preventivas e terapêuticas.
Leia também
Fontes confiáveis
Governo do Tocantins
Detran/TO fiscaliza 11 mil veículos durante a Operação Verão Seguro 2025
Operação Verão Seguro 2025 do Detran /TO atinge mais de 34 mil pessoas com ações educativas e fiscaliza mais de 11 mil veículos no Tocantins.

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), encerrou neste domingo, 3 de agosto, a Operação Verão Seguro 2025, que teve início em 27 de junho. Durante o período de férias e da temporada de praias no estado, foram promovidas diversas ações educativas e fiscalizatórias com foco na segurança viária e preservação de vidas.
Educação para o trânsito impacta mais de 34 mil pessoas
Ao todo, as equipes de educação para o trânsito alcançaram 34.160 pessoas em 25 municípios tocantinenses. Foram realizadas 92 ações, incluindo 40 blitzes educativas, 51 panfletagens e uma apresentação teatral com mensagens de conscientização sobre direção segura.
“Conseguimos levar nossas atividades educativas a municípios de todas as regiões do Tocantins. Cada abordagem foi uma oportunidade de conscientizar e dialogar com a população sobre atitudes mais seguras no trânsito”, destacou a gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Noronha.
Fiscalização reforçada nas rodovias e vias urbanas
Durante a Operação Verão Seguro 2025, os agentes de trânsito abordaram 11.764 veículos, atingindo um público estimado de 55 mil pessoas. Foram realizados 4.798 testes de alcoolemia, dos quais 67 deram positivos e 68 foram recusados. Ao todo, 85 veículos foram removidos, sendo 40 motocicletas e 39 automóveis.
Houve 74 autuações por alcoolemia e 41 prisões por embriaguez ao volante. Sete condutores apresentaram sinais claros de embriaguez, como fala arrastada, desequilíbrio e olhos avermelhados.
Ocorrências e atuação integrada com forças de segurança
Além das infrações de trânsito, foram registradas ocorrências criminais, como tráfico de drogas, placa adulterada, entrega de veículo a menor de idade e chassi suprimido. As ações ocorreram em cidades como Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso, Araguacema, Xambioá, entre outras.
A operação contou com 53 agentes de trânsito, distribuídos em 12 viaturas. As equipes atuaram de forma integrada com a Polícia Militar (PMTO), PRF, ASTT, Guarda Metropolitana e demais órgãos parceiros por meio da Operação Álcool Zero e Operação Lei Seca.
“Buscamos reduzir a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool e retirar das vias aqueles em condições precárias. Essa união de forças mostra que o trânsito seguro é responsabilidade de todos”, afirmou o gerente de fiscalização, Enildo Leite.
Prevenção como ferramenta para salvar vidas
Para o presidente do Detran/TO, William Gonzaga, os resultados da Operação Verão Seguro 2025 refletem o compromisso da instituição com a segurança viária. “Nossas equipes estiveram nas praias e principais vias com o propósito de orientar, alertar e transformar comportamentos. A prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir os índices de acidentes”, afirmou.
Leia também
Fontes confiáveis
-
Social4 dias atrás
Casamento Ana Luísa e Ruan encanta em Palmas
-
Social3 dias atrás
Carolina e Douglas celebram o amor
-
Energisa3 dias atrás
Falha na transmissão de energia afeta Palmas e Porto
-
Palmas4 dias atrás
Siqueira Campos 97 anos emociona em missa no Palacinho
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Feminicídios no Tocantins caem e Karynne Sotero comemora