AGROTINS
Unitins leva ciência, tecnologia e inovação à Agrotins 2025
Com programação diversificada, universidade leva conhecimento aplicado, serviços e experimentos ao público da feira

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estará presente, mais uma vez, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), que acontece de 13 a 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com mais de 40 ações, que inclui palestras, workshops, mesas-redondas, minicursos e exposições, a Unitins levará ao público os projetos desenvolvidos nas áreas de pesquisa, inovação, ensino e extensão.
Com espaço próprio dentro da Feira, a presença expressiva da Instituição na Agrotins reflete a qualidade da formação acadêmica e o papel estratégico da Universidade no desenvolvimento regional. A Unitins possui dois cursos na área do agro: Engenharia Agronômica, ofertado no Câmpus Palmas, e Tecnologia em Gestão do Agronegócio, no Câmpus Paraíso, e pelo Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado), somando mais de 800 matrículas nos cursos da área.
Além disso, os dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) apontou a Unitins como a detentora dos melhores cursos voltados ao agro no Estado e configura como a única Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (OEPA) da região Norte.
Para o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, o papel da Unitins na Agrotins vai além da participação institucional: é uma demonstração concreta do compromisso da universidade com o Tocantins. “Levamos para a Feira o que temos de mais valioso — o conhecimento gerado nas salas de aula, nos laboratórios e nas comunidades — e o colocamos a serviço do desenvolvimento regional. A Agrotins é um espaço de diálogo com o setor produtivo, de construção de parcerias e de valorização da ciência, da inovação e da formação cidadã”. O professor Augusto destacou ainda que o número expressivo de matrículas nesses cursos demonstram a qualidade do ensino, pesquisa e extensão ofertados pela Instituição, bem como sua credibilidade como IES.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Ana Flávia Gouveia de Faria, ressalta a programação diversificada oferecida pela Instituição durante o evento. “A Unitins marca presença na Agrotins com uma programação rica e diversificada, que reafirma nosso compromisso com a inovação, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agropecuária no estado do Tocantins. Essa presença ativa não só promove a integração entre pesquisa, ensino e extensão, mas também gera um impacto direto na formação de nossos acadêmicos, que têm a oportunidade de aplicar e visualizar por meio de práticas e compartilhar seus conhecimentos com a comunidade, além de estreitar laços com produtores, empresas do agro e outras instituições públicas. A Agrotins é um espaço estratégico para fortalecer as parcerias entre a universidade e a sociedade”.
A diretora de Pesquisa Agropecuária, Marjory Trajano, destaca que a presença da Unitins na Agrotins é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento do Tocantins. “Temos uma participação expressiva de alunos e docentes, que estão envolvidos em diversas atividades, desde exposições de pesquisas até ações de extensão e prestação de serviços à comunidade. É uma oportunidade ímpar de integração entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo e reforça o papel da universidade como agente transformador da realidade local”.
A programação fomenta a integração e troca de conhecimento da comunidade acadêmica com o setor produtivo, empresarial e social. O público vai poder conferir in loco a Vitrine Agrotecnológica da Unitins que, neste ano, também inclui a presença da rádio Unitins FM e da apresentação do podcast Mesacast.
Agrotins 25 anos
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.
Unitins é a única Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (OEPA) da região Norte (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)