Governo do Tocantins
Secult participa da eleição da nova gestão do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura para o biênio 2025–202
Assembleia contou com representantes de 23 estados e do Distrito Federal e definiu os nomes que estarão à frente do Fórum no próximo mandato

A Secretaria da Cultura (Secult) participou da Assembleia Eleitoral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, na manhã desta quinta-feira, 8, para a definição da nova gestão que atuará no biênio 2025–2027. Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (RJ), foi eleita presidente.
“A política cultural avançou no Brasil nos últimos anos, e o Fórum foi fundamental para esses avanços. Nosso compromisso é promover uma política cultural permanente, estruturada e capilarizada, com protagonismo dos territórios. Vamos trabalhar em rede, com estados, municípios e o Ministério da Cultura, para consolidar um sistema de financiamento robusto, com participação social e articulação federativa”, disse a presidente.
Para Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Pará e eleita Secretária Geral do Fórum, “é sempre estimulante e desafiador contribuir para a evolução e fortalecimento de nosso Fórum Nacional. Estamos dando passos firmes na consolidação do Sistema Nacional de Cultura, e este colegiado tem papel fundamental na articulação política, construção de marcos legais e aprimoramento dos mecanismos de fomento e descentralização de recursos. Mas podemos ir além disso. Há um campo vasto de avanços possíveis para onde poderemos caminhar, consolidando sistemas permanentes de financiamento das políticas culturais. E nosso fórum está pronto para contribuir”, contou.
Para o secretário de Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, “o Fórum Nacional se tornou e se fortalece como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da cultura brasileira, atuando como elo entre a sociedade civil, os gestores nas esferas federal, estadual e municipal. Essa necessária renovação consolida o fórum como entidade representativa, pelo comprometimento de seus membros e trabalho conjunto de defesa, resistência e fomento. A Secult Tocantins continua participando ativamente e dando sua contribuição nessa missão a nós confiada pelo governador Wanderlei Barbosa. Parabenizamos os eleitos e a direção anterior, nas pessoas dos queridos Fabrício Noronha (ES) e Luísa Cela (CE)”, disse.
Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi a presidente da Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha da nova gestão do Fórum. A assembleia contou com representantes de 23 estados e do Distrito Federal.
Também foram eleitos cinco vice-presidentes, representando as seguintes regiões: Fabrício Noronha (ES), Sudeste; Jan Moura (MT), Centro-Oeste; Gustavo Bastos (SE), Nordeste; Luciana Casagrande (PR), Sul; e Leonildo Nery (RO), Norte.
O Conselho Fiscal é composto por Marília Marton (SP), Pedro Santos (PB) e Cacau de Paula (PE). Os suplentes são Rodrigo Amorim (PI), Eduardo Mendes (MS) e Luciana Casagrande (PR).
Governo do Tocantins
Com o apoio do Governo do Tocantins, delegação estadual disputa Campeonato Brasileiro de Badminton em Aracaju/SE

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), a delegação estadual formada por 20 atletas de Porto Nacional e Palmas participa nos dias 10 a 14 de setembro, em Aracaju/SE, do Campeonato Brasileiro Interclubes, a 3ª etapa do Circuito Nacional de Badminton Top 16. Apoio integra as ações do programa Tocantins no Pódio, que visa fortalecer todas as modalidades no estado.
“Queremos agradecer ao Governo do Estado pelo apoio que sempre tem dado para participarmos dos eventos a nível regional e nacional. Com esse apoio temos conseguido evoluir atletas e conquistado bons resultados. A Secretaria dos Esportes e Juventude tem dado total apoio a modalidade e aos atletas. O esporte tocantinense só tem a crescer”, destacou o técnico Adaziel Medrado.
A competição será realizada no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).
Apoio na fase regional
Em junho, também com o apoio do Governo do Tocantins, a delegação estadual conquistou o 1º lugar geral na 6ª edição da Copa Centro Norte de Badminton, em Rio Verde/GO, consagrando-se pentacampeã da competição regional. O Tocantins conquistou 20 medalhas de ouro, 13 de prata e 10 de bronze, além da classificação para o Campeonato Brasileiro.
Governo do Tocantins
Chef Maria Célia é a grande campeã da primeira edição do Encontro de Gigantes no FGT
Quatro chefs foram desafiados durante três noites a preparar pratos diferentes com ingredientes surpresa no Cozinha Show

A primeira edição do Encontro de Gigantes, atração inédita no Cozinha Show do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), reuniu grandes nomes da culinária local em uma disputa que emocionou o público do início ao fim. Durante três noites, os chefs enfrentaram provas desafiadoras que testaram suas habilidades, criatividade e capacidade de surpreender o júri e os visitantes.
Na noite deste domingo, 7, quando aconteceu a premiação dos vencedores do FGT, a chef Maria Célia foi anunciada campeã do I Encontro de Gigantes.
A competição começou na quinta-feira, 4, com quatro chefs: Maria Célia, Josué Amorim, Beatriz Costa e Maria do Socorro Nascimento Cavalcante, que se submeteram à avaliação de jurados convidados.
Na bancada do Cozinha Show os chefs receberam os utensílios e tinham à disposição os ingredientes para preparação do prato, que deveriam ser criados com base nos insumos disponíveis. O primeiro desafio foi preparar uma entrada. Na ocasião, a chef Maria do Socorro foi a primeira eliminada da disputa.
A sexta-feira, 5, trouxe o prato principal como protagonista. Apesar de ter sofrido uma penalidade de 15 minutos a menos por atraso no início da prova, o chef Josué Amorim conseguiu entregar sua receita a tempo e permanecer na disputa. Ao final, a eliminada foi Beatriz Costa, enquanto a chef Maria Célia conquistou a primeira colocação da etapa.
No sábado, 6, o desafio foi a sobremesa. Nenhum competidor deixou a competição, mas a expectativa pela grande final cresceu, já que a divulgação do vencedor estava reservada para a última noite de festival.
Campeã
Com 284 pontos, a chef Maria Célia consagrou-se campeã. O chef Josué obteve 266 pontos. Para Maria Célia, o título foi uma conquista marcante. “Foi uma grande honra participar e agradeço muito o convite. Sinto-me honrada”, declarou a chef após a vitória.
Como prêmio, ela recebeu uma viagem com tudo pago para participação da Feira das Agências Brasileiras de Viagem (Abav Expo) no ano de 2026, representando Palmas e o talento da gastronomia regional em São Paulo (SP).
A Abav Expo é a maior feira do segmento do turismo da América Latina.
Valorização
A presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Ana Paula Setti, destacou a relevância da iniciativa para o cenário gastronômico. “A iniciativa valoriza talentos locais, fomenta a inovação na culinária e oferece ao público uma experiência única, que vai além da degustação. O Encontro de Gigantes é, ao mesmo tempo, uma competição e uma celebração da excelência gastronômica construída ao longo dos anos em Taquaruçu”, disse a presidente, comemorando o sucesso desta primeira edição.




Governo do Tocantins
Governador em exercício Laurez Moreira reforça valores cívicos e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins durante desfile de 7 de setembro
Evento realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado de sua esposa, a desembargadora Ângela Maria Prudente, participou, nesse domingo, 7, do tradicional Desfile Cívico-Militar em celebração à Independência do Brasil. O evento, realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral.
Durante o evento, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da data para a reflexão sobre a história e o futuro do país. “Estamos comemorando 203 anos de independência, o que nos torna uma nação muito jovem. Temos muito a aprender com países mais experientes, mas eu acredito muito no povo brasileiro e no povo tocantinense. É possível construir uma sociedade sólida e moderna. Meu objetivo é que o Tocantins seja uma referência para o Brasil”, enfatizou.
A secretária interina da Educação, Markes Cristina Oliveira dos Santos, ressaltou o papel das escolas no desfile. “O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro é a consolidação de tudo que vem sendo realizado nas escolas. Todo o trabalho do Profe [Programa de Fortalecimento da Educação] é apresentado aqui de forma muito representativa. Essa data simboliza a autonomia e a liberdade de um povo, e o trabalho desenvolvido ao longo do ano enaltece isso, fortalece o acolhimento e a autonomia escolar”, pontuou.
Desfile
Antes do início do desfile, foi executada a revista às tropas com o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, desfilando em carro aberto. O ato contou com a participação de representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar.
Com o tema Educação que transforma o Brasil, as escolas estaduais apresentaram no desfile os oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). As fanfarras e os pelotões de oito unidades escolares destacaram ações do Governo do Tocantins para a educação, como inclusão, aprendizagem, educação tecnológica e inovadora, desporto e cultura, formação e valorização dos profissionais da educação, melhoria da infraestrutura das escolas, além da implantação do Profe nos municípios.
O diretor da Escola Professora Elizângela Glória Cardoso, José Antônio Aguiar Gama, reforçou a relevância do evento para a comunidade escolar. “Essa data é de extrema importância para nós, da escola, em levar nossos estudantes aqui para a avenida e despertar esse espírito de civismo, de autoestima, de participação social na comunidade. Então, pra nós, enquanto escola, é uma oportunidade incrível”, salientou.
A estudante Ana Julya Rocha enfatizou o significado do desfile para os estudantes e para a comunidade. “Esse desfile é muito importante para o nosso estado. Ver todas as escolas aqui, juntas, para fazer esse desfile, todo mundo muito empenhado, mostra como nós valorizamos o 7 de setembro”, evidenciou.
“É muito legal fazer isso, porque aprendemos, nos divertimos e aproveitamos bastante. Ensaiamos todos os dias, para que tudo ficasse bem organizado e bonito”, declarou a aluna Weslainy Vieira.
A programação também contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Polícia Penal, que desfilaram com equipamentos e veículos modernos, reforçando o compromisso dessas instituições com a segurança e o bem-estar da população tocantinense.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento4 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção