Entretenimento
Atriz Bell Gama participa de capacitação audiovisual na Academia Internacional de Cinema – AI

A atriz, roteirista e diretora tocantinense Bell Gama concluiu recentemente uma imersão formativa na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, onde participou de cursos intensivos de Cinema e Roteiro. A capacitação, com mais de 150 horas de aulas práticas e teóricas, reuniu profissionais e estudantes de diversos estados brasileiros e também da Europa, promovendo um ambiente de trocas culturais e criativas.
A participação na AIC e a produção do curta foram viabilizadas pelo Projeto Qualificação Audiovisual, aprovado no edital nº 23/2023 – Audiovisual Tocantins 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo, gerida pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura. “Essa formação só foi possível porque vivemos um contexto de fortalecimento das políticas públicas culturais, que investem e acreditam na nossa arte. Foi um processo de muito aprendizado e também de afirmação do nosso olhar autoral, valorizando as narrativas tocantinenses em um contexto internacional”, destacou Bell Gama, que também atua como produtora cultural.
Curta-metragem
Durante a formação, Bell protagonizou o curta-metragem Maria Izabel, obra desenvolvida coletivamente no âmbito da Academia Internacional de Cinema. O filme, dirigido por Kaká Nogueira, conta ainda com a participação especial do ator André Mattos, nome consagrado do cinema e da televisão brasileira. O roteiro também é de Bell Gama e Kaká Nogueira. “Nós nos consideramos bem-aventurados por criar um roteiro autoral, que apresenta muito da nossa cultura tocantinense ao lado de profissionais de várias partes do Brasil e do mundo”, ressalta Bell.
Para Kaká Nogueira, a experiência foi igualmente marcante: “Foi uma honra dirigir um ator com a trajetória e qualificação do André Mattos. A participação dele enriqueceu ainda mais o nosso trabalho coletivo.” O curta-metragem integra um ciclo de produções que consolidam a trajetória artística de Bell Gama, que também está à frente do desenvolvimento do longa-metragem Sobre Dora e Dores, com filmagens previstas para setembro deste ano, integralmente no Tocantins.
Contrapartida
Como contrapartida social ao investimento público, Bell Gama promoverá uma Oficina de Direção e Roteiro para o Cinema na cidade de Gurupi (TO), no dia 29 de junho, a partir das 16h. A atividade contará com participação do diretor Kaká Nogueira e oferecerá 8 horas de imersão no universo audiovisual, com exibição do curta Maria Izabel e atividades práticas baseadas na construção de roteiros autorais. “Queremos que os participantes sejam protagonistas na construção de suas próprias narrativas”, explica Bell. A oficina é destinada a pessoas a partir de 14 anos e será acessível, com a presença de tradutor de Libras.
As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram @bellgamaoficial.
Sobre Bell Gama
Natural do Tocantins, Bell Gama é atriz, produtora e roteirista, com mais de duas décadas de atuação no cinema, teatro e literatura. É co-roteirista e diretora do longa Sobre Dora e Dores e criadora do programa de entrevistas Cena Protagonista. Com formação acadêmica em Pedagogia e especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, é cofundadora da Cenaberta Produções Culturais e integra a Diretoria Executiva da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC).
Para acompanhar mais sobre seus projetos:
Instagram: @bellgamaoficial | @cenaberta.com.br
—
FICHA TÉCNICA:
Filme: Maria Izabel
Roteiro: Kaká Nogueira e Bell Gama
Gênero: Drama / Time: 8:45″
Produção: Cenaberta Produções Culturais / Academia Internacional de Cinema
Direção Geral: Kaká Nogueira
Direção de Fotografia: Ricardo Coimbra
Produtores: Bell Gama e Rogers Silva
Direção de Arte: Isadora Simões
1º Assistente de Direção: Camila Costa
Som Direto: Bernat Lautano
Elenco: André Mattos; Bell Gama e Isabela Vatrim
Montagem/Edição e Legendagem: Pedro Truszko
Ascom: Cinthia Abreu
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
ALETO4 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO4 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins