Política
Cobertura Diplomação Eleitos 2022
A Corte Eleitoral do Tocantins diplomou, nesta sexta-feira (16/12), 37 candidatos eleitos no estado aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador (e 2 suplentes), governador e vice. A sessão solene ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), às 16 horas.
A diplomação é o ato jurídico que marca o encerramento do processo eleitoral, habilitando as candidatas e candidatos eleitos a tomarem posse e darem início ao mandato eletivo. Durante a sessão solene, os candidatos receberam o diploma das mãos dos juízes membros do TRE-TO, tendo em vista a proclamação dos resultados das Eleições Gerais de 2 de outubro de 2022. No documento recebido, consta o partido ou federação do candidato eleito, assim como o número de votos recebidos no pleito, conforme Ata Geral das Eleições.
Aos diplomados, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, registrou seus cumprimentos pelo êxito nas eleições e desejo sucesso aos mandatos que irão se iniciar em 2023. “Faço votos de que exerçam com competência, sabedoria e responsabilidade os mandatos outorgados pelo povo tocantinense, de modo a engrandecer o nosso Estado e fazer feliz o nosso povo”, disse.
Na oportunidade, o presidente ainda destacou o trabalho de todos os magistrados e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins e afirmou que, apesar dos desafios enfrentados, o Tribunal cumpriu a missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral para o fortalecimento da democracia. “Da preparação logística das eleições, planejada há dois anos, até o julgamento da prestação de contas dos eleitos – etapa que antecedeu a diplomação – atuamos com máximo empenho, compromisso e zelo para bem atender aos partidos políticos, federações, candidatos, advogados e, principalmente, o eleitor”, complementou.
Dispositivo de Honra
O dispositivo de honra da sessão solene foi composto pelo Pleno do TRE-TO, constituído pelo presidente, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a vice-presidente e corregedora em substituição, desembargadora Jacqueline Adorno; o procurador regional Eleitoral, Doutor João Gustavo de Almeida Seixas; a ouvidora regional Eleitoral, juíza Ana Paula Brandão Brasil; os juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, José Maria Lima, Gabriel Brum Teixeira, Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack e Rodrigo de Meneses dos Santos; e diretor-geral do TRE-TO e secretário da Sessão, José Machado dos Santos; além das seguintes autoridades: governador do Estado, Wanderlei Barbosa; presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Andrade; vice-Corregedora e vice-Presidente eleita do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente; e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior.
Acesse a galeria de fotos do evento.
Diplomados
Cargo: Deputada e Deputado Estadual
– Yhgor Leonardo Castro Leite;
– Janad Marques de Freitas Valcari
– Antônio Jair de Abreu Farias;
– Jorge Frederico;
– Amélio Cayres de Almeida;
– Nilton Bandeira Franco;
– Cleiton Cardoso de Almeida; e
– Vilmar Alves de Oliveira.
– Olyntho Garcia de Oliveira Neto;
– Fabion Gomes de Sousa;
– Vandelúcia Monteiro de Castro;
– Valdemar Rodrigues Lima Júnior;
– Ivory de Lira Aguiar Cunha;
– Luciano Pereira de Oliveira;
– Eduardo Bonagura;
– Eduardo Malheiro Ribeiro Fortes.
– Eduardo Mantoan;
– Marcus Marcelo de Barros Araújo;
– José Luiz Pereira Júnior;
– Cláudia Telles de Menezes Pires Martins Lélis;
– Moisemar Alves Marinho;
– Wiston Gomes Dias;
– Gutierres Borges Torquato; e
– Aldair da Costa Sousa.
Cargo: Deputada e Deputado Federal
– Antônio Poincaré Andrade Filho;
– Vicente Alves de Oliveira Júnior;
– José Alexandre Domingues Guimarães;
– Carlos Henrique Amorim;
– Ricardo Ayres de Carvalho;
– Filipe Martins dos Santos;
– Eli Dias Borges;
– Lázaro Botelho Martins.
Cargo: Senadora
Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Suplentes: Lucineide Parizi Freitas e Maurício Buffon
Cargo: Governador
Wanderlei Barbosa Castro
Cargo: Vice-governador
Laurez da Rocha Moreira