Agronegócio
Genética de excelência será destaque no 1º Leilão Nelore Tocantins durante a 50ª Expo Gurupi
Evento reúne os campeões da Prova de Ganho de Peso

A força da pecuária tocantinense estará em evidência neste domingo, 1º de junho, às 12h, com a realização do 1º Leilão Nelore Tocantins, no Parque de Exposições João Lisboa da Cruz, sede do Sindicato Rural de Gurupi. O evento integra a programação oficial da Expo Gurupi 2025, que celebra 50 anos de tradição, negócios e desenvolvimento no campo.
Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), o leilão colocará em pista animais de alto valor genético, selecionados ao longo de dez meses de avaliações rigorosas na 4ª edição da Prova de Ganho de Peso (PGP), encerrada no último dia 17 de maio, na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis.
A PGP contou com avaliação técnica da ACNB e da ABCZ, reconhecidas nacionalmente pelo rigor nos critérios zootécnicos. A iniciativa teve ainda o apoio de importantes parcerias institucionais, entre elas: FAET/SENAR, SEAGRO e ADAPEC.
“Este leilão representa um marco para a pecuária tocantinense. É a oportunidade de conectar criadores, investidores e técnicos em torno de um mesmo propósito: disseminar genética de qualidade comprovada. Estamos colocando à disposição do mercado animais com um alto padrão, fruto de um trabalho criterioso de seleção”, ressalta Andrea Stival, presidente da ACNT.
A iniciativa reafirma o papel da ACNT no fomento ao melhoramento genético da raça Nelore, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da carne bovina com qualidade, sustentabilidade e produtividade.
A Expo Gurupi 2025 é realizada pelo Sindicato Rural de Gurupi e chega à sua 50ª edição como uma das feiras agropecuárias mais importantes do Tocantins. Com uma programação ampla, voltada para negócios, capacitação e entretenimento, o evento reforça o protagonismo da agropecuária na economia local. A gestão do presidente João Victor Stival tem sido decisiva para o fortalecimento da exposição, que este ano reúne leilões, palestras, espaços técnicos e grandes atrações musicais.
Além do leilão, a Expo Gurupi 2025 segue até o dia 1º de junho com uma programação diversificada, que inclui rodeio, vaquejada, palestras técnicas e shows com atrações como Gino & Geno, Nattanzinho Lima e a dupla Israel & Rodolffo. Um dos destaques é o AgroForte, espaço voltado à difusão de conhecimento e tecnologias para o setor agropecuário.
Agronegócio
Aprosoja Tocantins alerta para safra desafiadora e reforça importância da tecnologia e do manejo eficiente
Planejamento, inovação e gestão estratégica serão determinantes para assegurar produtividade e sustentabilidade na safra 2025/2026

Planejamento, inovação e gestão estratégica serão determinantes para assegurar produtividade e sustentabilidade na safra 2025/2026
À medida que o novo ciclo agrícola se aproxima, produtores de soja e milho do Tocantins se preparam para uma safra que exigirá atenção à produtividade e ao uso racional de insumos, diante de custos elevados e limitações logísticas. O planejamento pré-plantio inclui a adoção de tecnologias de precisão e práticas de manejo adequadas às condições de solo e clima do Estado, com foco em otimizar recursos, garantir sustentabilidade e preservar a competitividade no cenário nacional de grãos.
O vice-presidente da Aprosoja Tocantins e produtor rural, Thiago Facco, avalia que o ciclo 2025/2026 demandará decisões assertivas em todas as etapas. “Com o custo de produção elevado, precisamos ser estratégicos tanto na comercialização quanto na aquisição e aplicação de insumos, especialmente fertilizantes, que seguem caros. Ferramentas como agricultura de precisão permitem aplicar o produto apenas onde é necessário e, nas áreas com excesso, aproveitar a chamada ‘poupança do solo’”, comenta.
Ele acrescenta que a inovação e o manejo eficiente são essenciais para manter a competitividade. “O Tocantins está no mesmo nível tecnológico de outros estados produtores, mas, por ser uma fronteira agrícola, enfrenta custos logísticos mais altos e fluxo de caixa mais apertado. É fundamental extrair o máximo das tecnologias e conduzir os tratos culturais de forma eficiente para garantir rentabilidade, mesmo com margens de lucro reduzidas”, aponta Facco.
A Aprosoja Tocantins tem trabalhado para fortalecer a produção sustentável no Estado. Entre as diretrizes da entidade estão o aumento do aporte de matéria orgânica no solo, a prevenção de queimadas e a adoção de práticas que conciliem produtividade e conservação ambiental. No trabalho junto aos produtores, incentiva medidas como o enriquecimento do solo com matéria orgânica e a redução no uso de produtos químicos, buscando consolidar um modelo agrícola que preserve a qualidade do solo e assegure a viabilidade econômica das lavouras no longo prazo.
Para reforçar as informações técnicas e orientar os produtores no início da safra, a Aprosoja Tocantins consultou o engenheiro agrônomo e inspetor de Defesa Agropecuária da ADAPEC, Cleovan Barbosa, responsável pela fiscalização e monitoramento fitossanitário no Estado. Ele destaca que os produtores devem ficar atentos à janela oficial de plantio da soja, de 1º de outubro a 15 de janeiro, e à regra de que o plantio só pode ocorrer uma vez por ciclo na mesma área. “O cadastro anual da lavoura é obrigatório e pode ser feito em qualquer escritório da ADAPEC. Agora é hora de garantir que os insumos estejam adquiridos e o maquinário revisado para iniciar o plantio assim que a janela for aberta”, destaca.
Cleovan também enfatiza que a adoção de novas tecnologias é estratégica para a competitividade e sustentabilidade do setor. “O Tocantins é hoje o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo da região Norte-Nordeste, atrás apenas da Bahia. Incorporar tecnologias que melhorem a eficiência e preservem o patrimônio fitossanitário é fundamental para manter essa posição”, afirma.
Agronegócio
Fendt amplia presença no Brasil e inaugura duas lojas no Tocantins
Por meio da rede de concessionárias Planalto Tratores, fabricante alemã inicia operação no estado com oferta de máquinas agrícolas com tecnologia de ponta e pós-venda de excelência

A Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas, está expandindo suas operações no Brasil. Presente no país há seis anos, a marca chega ao Tocantins com a inauguração de duas lojas por meio da rede Planalto Tratores – empresa que atua há 20 anos no mercado e concessionária cinco estrelas do grupo AGCO -, sendo uma no município de Paraíso do Tocantins e a outra em Araguaína.
De acordo com Rafael Antônio Costa, diretor Comercial da Fendt, a presença da marca no estado visa oferecer um atendimento diferenciado aos produtores que buscam tecnologia de ponta para investir na região. “A chegada da Fendt ao Tocantins com as novas lojas é mais um passo estratégico em nossa missão de aproximar nossas soluções de alto desempenho dos produtores brasileiros. O estado é um polo agrícola promissor e reconhecemos o seu potencial, que demanda tecnologia embarcada, eficiência e sustentabilidade para levar a produtividade a um novo patamar”, destaca.
A chegada da marca ao Tocantins marca também a estreia da Planalto Tratores no estado. Presente em 119 municípios de Goiás, como Goiânia, Itumbiara, Jussara e Porangatu, a rede de concessionárias atua com os equipamentos agrícolas do mercado há mais de 60 anos. Tiago Munaro, gerente de Vendas da Planalto Tratores, explica que outra unidade, em Gurupi, também deverá ser inaugurada em breve. “A inauguração das novas lojas no Tocantins representa não apenas um marco na expansão das marcas, mas também um movimento estratégico em uma das novas fronteiras agrícolas mais promissoras do Brasil. A região tem um enorme potencial produtivo, especialmente na soja, milho e arroz, e queremos estar ao lado dos produtores tecnificados que investem no desenvolvimento sustentável e tecnológico da região”, avalia.
As novas unidades contarão com o portfólio completo da Fendt e, também, assistência técnica e suporte às máquinas agrícolas. Além de levar aos produtores tecnologia e alta produtividade no campo, as concessionárias devem gerar receita e movimentar a economia local.
Entre os equipamentos disponíveis aos produtores da região destacam-se:
Plantadeira Fendt Momentum: por meio de tecnologias exclusivas, contribui para a eficiência operacional e produtividade na lavoura. O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, o Fendt Smart Frame mantém a pressão dos pentes em relação ao solo com uma angulação de 40° proporcionada pelo Wing Flex. Já o Weight Transfer, que distribui o peso central da máquina para os módulos laterais, aumenta a emergência em 7%. Além disso, o controle individual realizado pelo Delta Force nas linhas de plantio melhora a construção do sulco e realiza até cinco ajustes em um segundo. Quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente.
Colheitadeira Fendt IDEAL: com um sistema de processamento da máquina altamente eficiente, com qualidade superior no manuseio dos grãos, eficiência energética e capacidade de lidar com uma ampla gama de condições, o resultado é um aumento de até 15% no desempenho operacional, permitindo que a colheita seja concluída até uma semana antes do previsto. Além disso, a Fendt IDEAL permite uma economia de 20% no consumo de combustível, aumento de 25% na qualidade dos grãos e redução de perdas de até 30%. A máquina também possui o maior tanque de grãos do mercado brasileiro, com capacidade de 17.100 litros, 21% maior que outros maquinários de alto rendimento disponíveis atualmente.
Tratores Fendt Vario das séries 700, 900 e 1000: design compacto e leve, possuem o conceito Fendt iD que entrega alto torque em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com desempenho máximo e consumo mínimo. A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente. O equipamento possui também o Dynamic Performance, que disponibiliza até 20 cv extras para demandas auxiliares. O trator possui ainda uma autolimpeza exclusiva do filtro de ar com ar comprimido, mesmo durante a operação com o sistema de ventoinha reversível para limpeza da grade frontal, resultando em menos paradas para manutenção e maior rendimento operacional.
Pulverizador autopropelido Fendt Rogator 900: pode ser utilizado em diversas aplicações, pré-plantio e pós-emergência, durante toda a safra em culturas baixas e altas e diversos tipos de terrenos. Tem capacidade para 3.500 litros no tanque principal e vão livre de 1,52 e 1,93 metros, com tecnologias que garantem maior economia de tempo e dinheiro, como dois tanques extras de 150 litros cada um para injeção direta de produtos, para agricultores que precisam fazer aplicações localizadas e específicas.
Uma das soluções que garantem a eficiência na operação do Fendt Rogator 900 é o LiquidLogic, sistema de recirculação de insumo que faz a agitação proporcional do produto para que a aplicação ocorra com perfeição ao longo da barra, que fornece pressão. A régua eletrônica de nível para o tanque garante o uso da quantidade ideal de líquido. Assim, reduz o potencial de aplicação fora do alvo, o desperdício de produto e custos com manutenção por entupimento e sedimentação. As pulverizações ficam mais precisas com a Modulação por Largura de Pulso (PWM), pois a taxa de aplicação por corpo do bico é ajustada individualmente. Com essa uniformidade, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e mesmo nas curvas.
Sobre a Fendt
Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e colheitadeiras Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam da tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt economizam recursos e ajudam os agricultores e empreiteiros a trabalharem de forma sustentável em todo o mundo.
Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a AGCO emprega cerca de 7.000 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração.
Sobre a AGCO
AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A AGCO oferece valor para agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®️, Massey Ferguson®️, PTx e Valtra®️. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente 11,7 bilhões de dólares em 2024. Para mais informações, visite www.agcocorp.com.
Agronegócio
Moratória da Soja é cartel: crime de ordem econômica não se camufla com discurso ambiental

A decisão do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de instaurar processo administrativo e adotar medidas preventivas contra as entidades e empresas signatárias da Moratória da Soja confirma aquilo que os produtores rurais sempre denunciaram: trata-se de um cartel de compra, um crime de ordem econômica travestido de preocupação ambiental.
Instituída em 2006 como um acordo voluntário, a Moratória se transformou em uma imposição privada que, sob a aparência de sustentabilidade, exclui do mercado produtores que cumprem rigorosamente o Código Florestal e as licenças ambientais emitidas pelos órgãos competentes. Na prática, criou-se um “direito ambiental paralelo”, sem qualquer respaldo legal, usado para punir produtores legais e concentrar ainda mais o poder de mercado nas mãos de poucas tradings.
O CADE foi claro: existem fortes indícios de infrações gravíssimas à ordem econômica, típicas de cartel, e por isso determinou que as empresas signatárias da Moratória se abstenham de manter condutas concertadas, sob pena de multa diária. A decisão marca um divisor de águas. Crime de ordem econômica é crime, independentemente se você tenta camuflá-lo com discurso ambiental.
A Aprosoja Tocantins celebra essa medida como um passo essencial para devolver segurança jurídica e dignidade ao produtor rural. O Brasil já tem uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo, não há espaço para que grupos privados, em conluio, criem barreiras abusivas, prejudiquem famílias inteiras e comprometam a economia de estados como o Tocantins.
Reforço que este foi um assunto já trazido internamente ao governo do Estado e a Assembleia legislativa que prontamente aprovaram um projeto de lei, sancionado pelo governador, onde as empresas que mantivessem a cobrança da moratória da soja em suas relações comerciais, perderiam benefícios fiscais no estado.
Tocantins é um estado em franco desenvolvimento e que não pode ter seu direito de produzir cerceado por imposições externas e acordo privados.
Não somos contra a preservação. Somos contra a injustiça e contra a manipulação do mercado. Vamos continuar lutando para que o produtor rural seja respeitado como merece: como agente legal, essencial e comprometido com o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Caroline Barcellos
É a primeira mulher a presidir a Aprosoja Tocantins e uma referência de liderança feminina no agronegócio. Natural de MS e formada em Direito, ela encontrou sua verdadeira vocação no setor agropecuário, onde alia sua expertise jurídica com o dinamismo do campo. Além de sua atuação à frente da Aprosoja, Caroline é gestora administrativa e jurídica do Grupo Wink e integra o Grupo Nelore Cedro.
-
Social3 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento2 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Social1 dia atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Sebrae2 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Tocantins5 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas