Palmas
Parque infantil da Arse 92 é interditado para limpeza
Parquinho da Arse 92 em Palmas é interditado temporariamente para limpeza e aplicação de sanitizante. Liberação ocorre após avaliação técnica.

Palmas (TO) – A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzu), interditou temporariamente o parque infantil da Praça da Arse 92 (906 Sul) nesta segunda-feira (16), para realização de serviços de limpeza e manutenção preventiva. A interdição ocorre como medida de segurança enquanto as equipes executam ações de higienização com rastelamento da areia e aplicação de produto sanitizante.
A expectativa é que, após a secagem e avaliação técnica, o parquinho seja liberado para uso da comunidade. A mesma ação foi realizada na última sexta-feira (13) na Praça da Arse 91 (904 Sul).
Procedimento de sanitização
O superintendente de Zeladoria Urbana, Miguel Fonseca, explicou que a areia do parque recebe aplicação de cal, seguida de lavagem com água, o que provoca uma reação química com elevação de temperatura, eliminando microorganismos prejudiciais à saúde.
“Aguardamos 24 horas após o procedimento para liberar o espaço novamente, garantindo mais segurança às crianças que utilizam o parquinho”, afirmou Miguel Fonseca.
A estrutura do parquinho também passa por lavagem completa, enquanto a área permanece sinalizada com fitas de interdição, alertando os frequentadores sobre a proibição temporária de acesso.
Medida preventiva contra o bicho geográfico
A interdição durante o processo de limpeza é considerada essencial para evitar a presença de larvas migrans cutâneas (popularmente conhecidas como bicho geográfico), parasitas que podem causar coceiras, irritações e infecções na pele ao entrarem em contato com a areia contaminada.
A Semzu reforça que essas ações de manutenção preventiva são realizadas periodicamente nas praças e parques da Capital, como forma de preservar a saúde das crianças e oferecer um ambiente público seguro e limpo para toda a comunidade.
Palmas
Festival Gastronômico de Taquaruçu inicia fase de degustação na segunda, 4

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), publicou, nesta sexta-feira, 1º, no Diário Oficial, o edital referente à fase de degustação do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá de 4 a 8 de agosto, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
O edital traz informações detalhadas como o nome do participante, categoria, nome do prato inscrito, data e horário de apresentação na fase de degustação, além da lista de desclassificados por ausência ou descumprimento da carga horária exigida no III Workshop de Ficha Técnica e Harmonização de Pratos.
Os pratos apresentados nesta etapa serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas da área gastronômica, que irá analisar critérios técnicos fundamentais para a escolha dos finalistas. Cada um dos 150 participantes terá 15 minutos para apresentação de seu prato. As apresentações estão divididas nos três períodos: manhã, tarde e noite.
Além disso, no Diário Oficial do Município do dia 31 de julho, a Agtur também publicou a relação dos jurados técnicos que irão compor a banca avaliadora durante esta etapa. São 27 profissionais que serão divididos em grupos de três para avaliar os pratos inscritos. O edital completo está disponível no Diário Oficial da Prefeitura de Palmas. Os pratos selecionados serão divulgados no dia 11.
A presidente da comissão organizadora do Festival Gastronômico de Taquaruçu, Gabriela Honório, destaca a importância da fase de degustação para o sucesso do evento. “Essa etapa é fundamental para garantir a qualidade e a identidade do festival. Os jurados irão analisar sabor, criatividade, uso de ingredientes regionais e apresentação. Estamos muito felizes com o envolvimento dos participantes e com a diversidade gastronômica apresentada”, destacou.
Outras etapas do processo incluem os cursos de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos (21/08) e Empreendedorismo (22/08). A lista final de selecionados será publicada em 26 de agosto.
O concurso selecionará 50 participantes, que serão divididos em duas grandes categorias: Circuito Gastronômico (comidinha salgada, prato salgado, prato doce, alimentação funcional, food truck e drinks regionais) e Rota Gastronômica, exclusiva para estabelecimentos do distrito. A premiação total é de R$ 150 mil, dividida entre os três primeiros colocados de cada categoria.
Festival
O 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu será realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, no distrito de Taquaruçu. O evento é um dos mais tradicionais do calendário turístico da capital e destaca a originalidade e riqueza da culinária regional, valorizando ingredientes típicos e talentos locais.
Palmas
Ação “Taca água, Palmas” irriga jardins e ameniza poeira de vários pontos da Capital
Ação “Taca água, Palmas” irriga jardins e ameniza poeira de vários pontos da Capital

Os moradores de Palmas tiveram um bom motivo para se alegrar neste sábado, 2, com a ação “Taca água, Palmas”, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, para irrigar diversas áreas verdes e setores ainda não asfaltados da cidade.
O serviço de irrigação, segundo a secretária interina da Zeladoria, Urbana Bianca Logrado, “preserva e valoriza nossas áreas verdes.”
Durante sua caminhada, a servidora pública Elivânia Oliveira Dias, 45 anos, moradora da quadra Arse 71 (704 Sul) passava próxima ao Espaço Cultural e se deparou com o trabalho de irrigação realizado pelas equipes. “Essa é uma ação maravilhosa, todos estão de parabéns pela iniciativa”, disse.
Um dos principais pontos de referência para o comércio na zona norte de Palmas, a Avenida Palmas Brasil Norte também recebeu irrigação nos canteiros. Morador da Arne 53 (406 Norte), quadra ao lado da avenida, o empregado público Allan Cristian Ferreira, 33 anos, disse que “nessa época de estiagem é comum ver a vegetação morrendo por falta de chuva”. “É muito bom ter o serviço da prefeitura e da Zeladoria Urbana para trazer um pouco mais de refresco para a região”, concluiu.
Na ação deste sábado, 2, além das áreas com vegetação, destinos com caminho de terra, como a praias do Prata e do Caju e o setor Irmã Dulce, também foram molhados para reduzir a poeira.
Serviço de irrigação no cemitério Jardim da Paz
Palmas
Dia D de vacinação mobiliza famílias em Palmas com ações em todas as regiões da Capital
Ação gerou grande movimentação em diversas unidades, com pais e responsáveis aproveitando o sábado para regularizar a caderneta de vacinação dos filhos

Famílias de diferentes regiões de Palmas participam, neste sábado, 2, do Dia D de vacinação, ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) como parte do projeto Missão Imunizar. Com atendimento das 8 às 17 horas, as salas de vacina de 29 Unidades de Saúde da Família (USFs) permanecem abertas para a aplicação de imunizantes de rotina, como a tríplice viral, contra o sarampo, influenza, entre outros.
A ação gerou grande movimentação em diversas unidades, com pais e responsáveis aproveitando o sábado para regularizar a caderneta de vacinação dos filhos. Foi o caso do próprio prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Polyanna Siqueira Campos, levou seus dois filhos, Gael, 7, e Samuel, 10 anos, para atualizar a caderneta de vacina. “Vacinar é um ato de amor. Palmas tem trabalhado para garantir que nenhum cidadão fique sem acesso à proteção que salva vidas. Agradeço à equipe da saúde pelo empenho e à população que atendeu ao nosso chamado”, ressaltou ele.
Entre outras famílias que tiveram a oportunidade de atualizar os cartões de vacina estava a do contador Kleysson Gomes, 31 anos, que levou o pequeno José Rodrigues, de 1 ano e 2 meses, para receber a primeira dose da tríplice viral. “Vi pelo Instagram e achei ótimo, porque durante a semana é complicado conciliar com o trabalho. Já avisei para a minha família, que ainda tem pendências, para aproveitar também e atualizar”, disse.
O advogado Pedro Henrique Holanda, 38 anos, esteve na unidade da quadra Arse 24 (210 Sul) com a esposa, Adayse Holanda, 37 anos, e os dois filhos, João Pedro, 4, e Henrique, de 1 ano e meio. Para ele, garantir a proteção dos filhos é prioridade. “É uma excelente ampliação. Nos finais de semana, podemos levar nossos filhos com mais tranquilidade e sem correria.” O advogado ainda ressalta a importância de ações como essa para incentivar a população. “Muita gente deixa de vacinar por falta de tempo durante a semana. Quando a Prefeitura facilita o acesso, a gente consegue cumprir nosso papel como pais e cidadãos.”
Já a estudante de psicologia Camila Santos Feitosa, 29 anos, levou as filhas Aylla, 3, e Alikierry, 4 anos, para atualizarem o cartão na USF Arse 122 (1206 Sul). “Foi muito cômodo. A gente vive numa rotina que muitas vezes afeta a ida à unidade de saúde. Hoje, elas tomaram vacinas de rotina e também contra a gripe. A escola delas falou da importância e a gente não podia deixar passar”, relatou.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, agradeceu o engajamento da população e da equipe envolvida na ação. “A cada criança vacinada, é um passo a mais na garantia da saúde pública de Palmas. Seguiremos reforçando a importância da imunização, com estratégias que facilitem o acesso, como o Dia D”, destacou Dhieine.
-
Social3 dias atrás
Casamento Ana Luísa e Ruan encanta em Palmas
-
Social1 dia atrás
Carolina e Douglas celebram o amor
-
Energisa1 dia atrás
Falha na transmissão de energia afeta Palmas e Porto
-
Palmas2 dias atrás
Siqueira Campos 97 anos emociona em missa no Palacinho
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Feminicídios no Tocantins caem e Karynne Sotero comemora