ALETO
Presidente da Aleto, Amélio Cayres, participa de lançamento do Projeto TCE de Olho no Futuro

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), participou do lançamento do Projeto TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, uma ação articulada com instituições parceiras em defesa das crianças de 0 a 6 anos.
O evento reuniu membros dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, gestores municipais, secretários, técnicos das áreas de saúde, educação e assistência social e representantes de conselhos e entidades de defesa dos direitos da criança.
Com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos e de ampliar o acesso à saúde, educação, justiça e assistência social, o TCE promoverá ações de capacitação de gestores em seis municípios polos no Tocantins, com vistas à implementação de políticas públicas que resultem em impactos positivos para a primeira infância.
A ação conjunta com os municípios também visa impactar os indicadores sociais no Estado, com expectativa de reduzir os índices da mortalidade materna e infantil, atingir uma maior quantidade de pessoas em campanhas de vacinação e assistência médica e ampliar o número de vagas nas creches.
Na ocasião, Amélio Cayres destacou que o projeto propõe um pacto pelo futuro das crianças tocantinenses e garantiu apoio do Parlamento para os objetivos apresentados. “A gente entende que projetos para a primeira infância como este, que mobiliza os Poderes, autoridades e prefeitos para cuidar e valorizar o cidadão na fase mais importante da vida, a infância, também é uma oportunidade que temos para contribuir com melhorias para o bom desenvolvimento das crianças, que são o futuro deste Estado e deste País. A adesão dos prefeitos e o comprometimento dos chefes dos Poderes com essa ação é fundamental para o Estado, que investe no cidadão tocantinense e na sua formação”, enfatizou.
Durante o evento, houve o lançamento do Selo Unicef 2025 e a consolidação da parceria e da adesão dos prefeitos ao projeto.
A programação contou, ainda, com a palestra “A prioridade começa agora: crianças com vida plena – futuro melhor”, ministrada pelo fundador da Rede Nacional da Primeira infância, Vital Didonet; e a palestra “Mortalidade infantil: principal indicador da situação da primeira infância no Brasil”, ministrada pela médica pediatra Gabrielle Sevilha.
ALETO
Presidente da Aleto, Amélio Cayres, reafirma compromisso com votação do PCCR da Educação

Ao se pronunciar durante a inauguração da reforma da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, no Setor Taquari, em Palmas, na manhã desta terça-feira, 5, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), garantiu a votação, neste segundo semestre, do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação do Estado. Segundo ele, o plano, que é também um sonho do governador e dos demais deputados, será avaliado e votado quando enviado à Casa pelo Executivo.
O presidente da Aleto reconheceu também a disposição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) em valorizar a Educação, bem como todas as áreas públicas, segundo ele, ao ser observada a realização de diversas inaugurações por todo o Estado.
“Estamos acompanhando a gestão estadual no dia a dia, inaugurando obras, assinando ordens de serviço e investindo no desenvolvimento estadual. Falo sempre da alegria de participar da inauguração dessas obras; são mais de 200 escolas, de um governo que começou a semana passada entregando asfalto, que tem investido no crescimento do Estado. O Tocantins não pode retroagir; para frente é que se anda neste Estado”, disse Amélio.
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa também fez menção à correção salarial dos professores, afirmando que vai corrigir as injustiças que aconteceram pelo caminho.
“Vamos fazer a correção. O Amélio e os demais parlamentares vão votar e onde tiver que melhorar podem fazer as melhorias, é só discutir com os professores; nós encaminharemos o projeto e, na Assembleia, serão feitos os ajustes que forem necessários. O que eu não quero é que professores se aposentem de maneira que não consigam comprar remédios no final da sua vida”, argumentou o chefe do Executivo.
Reforma
A Escola Maria dos Reis recebeu em sua reforma, entre outras melhorias, a construção de oito salas de aula, sala de planejamento, novos banheiros e pintura.
O governador autorizou ainda estudos para a construção de um refeitório, um auditório e outras dependências a serem definidas pela direção da unidade escolar. “A diretora tem a responsabilidade de olhar e imediatamente fazer a apresentação para a Secretaria da Educação, para se ampliar o que for necessário”, recomendou o governador.
Entre as autoridades presentes estavam os deputados Luciano Oliveira (PSD) e Vanda Monteiro (UB), o secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, além da comunidade escolar da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis.
ALETO
Mesa Diretora envia para a CCJ medida sobre contribuição patronal dos militares

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) encaminhou, nesta terça-feira, 5, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a Medida Provisória nº 9/2025. Em vigor desde 1º de julho, a MP altera a Lei nº 4.129/2023, que dispõe sobre o modelo de gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado do Tocantins.
O ato amplia a base de incidência da contribuição patronal, mantida no percentual de 28%, não apenas sobre a contribuição do militar ativo, mas também sobre a folha dos militares inativos e dos pensionistas.
De acordo com o Governo do Estado, ao garantir a ampliação da base de contribuição sem alteração dos critérios de concessão de benefícios, “A medida viabilizará a redução do déficit financeiro e dos respectivos aportes, o que representa um avanço na governança do Sistema de Proteção Social dos Militares, condição essencial à sua sustentabilidade no longo prazo”.
ALETO
Amélio Cayres defende mais apoio e integração da Unitins em todo o Estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), defendeu a união do Parlamento Estadual em apoio às demandas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
“Estamos prontos para votar as reivindicações dessa universidade, que é um patrimônio relevante do nosso Estado”, afirmou o parlamentar durante evento em Palmas, acompanhado da deputada Vanda Monteiro (União) e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
A declaração foi feita na manhã desta terça-feira, 5, durante a terceira edição do Encontro de Técnicos Administrativos da Unitins, realizado no Hotel Girassol Plaza, em Palmas. O evento reuniu cerca de 400 colaboradores da instituição.
Amélio destacou a qualidade do ensino oferecido pela universidade e defendeu a ampliação e instalação de novos câmpus em diferentes regiões do Estado.
“A trajetória da Unitins muito nos orgulha, pois seu diploma é altamente reconhecido pela sociedade”, reforçou.
O presidente da Aleto também mencionou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 41/2021, aprovada por unanimidade no Legislativo estadual, que garantiu 1% da receita corrente líquida do Estado para o orçamento da Unitins.
“Essa medida representou um divisor de águas para a instituição, permitindo avanços em infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou Amélio Cayres.
Compromisso do Executivo
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa anunciou que autorizará, de forma imediata, a nomeação de 20 professores efetivos aprovados no Concurso Público nº 001/2022 da Unitins.
Capacitação contínua
O Encontro de Técnicos Administrativos da Unitins faz parte da política institucional de capacitação contínua promovida pela universidade. O objetivo é garantir a atualização de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e o alinhamento estratégico da equipe.
Participam do evento representantes dos câmpus de Augustinópolis, Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, além de técnicos de 15 polos do programa TO Graduado.
-
Social3 dias atrás
Carolina e Douglas celebram o amor
-
Energisa3 dias atrás
Falha na transmissão de energia afeta Palmas e Porto
-
Palmas4 dias atrás
Siqueira Campos 97 anos emociona em missa no Palacinho
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Feminicídios no Tocantins caem e Karynne Sotero comemora
-
Opinião e Editorial4 dias atrás
Bovarismo: a insatisfação que nunca sai de moda