O Governo do Tocantins deu início, nesta segunda-feira (23), à nova etapa do projeto Mãos que Criam, com cursos gratuitos de cabeleireiro, design de sobrancelhas e tranças e penteados. A ação é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de gerar renda e promover inclusão produtiva.
As capacitações fazem parte do programa de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps).
Qualificação e acesso ao crédito
Cada curso tem carga horária de 40 horas, com turmas de até 15 alunos, e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os beneficiários incluem famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família (PBF), Suas e outras pessoas em vulnerabilidade social.
“A ideia do projeto é belíssima e tenho certeza de que fará a diferença na vida da comunidade e das pessoas que por aqui passarem”, destacou a secretária Cleizenir dos Santos.
Já o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, explicou que os participantes com aproveitamento satisfatório poderão solicitar crédito para empreender.
“Basta apresentar a certificação, os documentos pessoais e estar sem restrições cadastrais. O financiamento estará disponível para quem quiser começar seu próprio negócio.”
Até R$ 9 milhões em crédito
O projeto é regulamentado pelo Decreto nº 6.939/2025, que estabelece a possibilidade de liberação de até R$ 9 milhões em linhas de crédito via Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDESTO).


