A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), divulgou nesta segunda-feira, 21, a homologação das inscrições para o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e contém os nomes dos concorrentes, categorias e pratos inscritos.
Próximas etapas para os concorrentes
No dia 30 de julho, acontece o III Workshop de Ficha Técnica e Harmonização de Pratos, etapa obrigatória para todos os participantes. Em seguida, os inscritos passarão pela fase de degustação, agendada para o período de 4 a 8 de agosto, que definirá os pratos que irão oficialmente para a competição.
A divulgação dos pratos selecionados será feita no dia 11 de agosto. Os classificados deverão participar do curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos, no dia 21, e do curso de Empreendedorismo, no dia 22. A lista final dos participantes do FGT será publicada no dia 26 de agosto.
Prêmios e critérios da competição
O festival disponibiliza 50 vagas competitivas e distribuirá R$ 150 mil em premiações. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com valores em dinheiro, reconhecimento público e visibilidade regional.
Entre os critérios obrigatórios, os pratos devem ser receitas inéditas e conter, obrigatoriamente, pelo menos um ingrediente regional como elemento principal, valorizando a identidade gastronômica do Tocantins.
“Estamos muito felizes com o número expressivo de inscritos e confiantes de que essa edição será mais uma oportunidade de fortalecer o turismo, valorizar os ingredientes regionais e movimentar a economia local”, destacou Gabriela Honório, presidente da Comissão Especial do FGT.
Gastronomia como identidade cultural e economia criativa
O Festival Gastronômico de Taquaruçu é um dos eventos mais tradicionais da capital, combinando sabores, cultura, empreendedorismo e valorização da culinária regional. Além de movimentar a economia de pequenos produtores e comerciantes, o evento atrai turistas e promove a sustentabilidade alimentar com foco em ingredientes do cerrado.


