No próximo dia 1º de agosto, sexta-feira, a partir das 8h30, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realiza a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás 2025, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O evento marca o início de uma mobilização estadual pelo enfrentamento à violência contra a mulher, com ações institucionais e sociais durante todo o mês.
A cerimônia contará com a presença de autoridades estaduais, gestores públicos, representantes da rede de proteção à mulher, movimentos sociais e parceiros institucionais envolvidos na garantia de direitos das mulheres tocantinenses.
Lei Maria da Penha como marco legal
A Campanha Agosto Lilás é uma iniciativa nacional que reforça o combate à violência doméstica e familiar, em referência à sanção da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), em 7 de agosto. Essa legislação é considerada um dos principais marcos legais no enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.
Programação do evento
- 8h30: Credenciamento
- 9h: Apresentação cultural
- 9h20: Fala das autoridades
- 9h45: Apresentação do Plano de Metas
- 10h20: Apresentação da cartilha “Como Criar uma Ouvidoria” e da Tia por Elas (Tocantins Inteligência Artificial)
- 10h40: Apresentação da segunda etapa da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
- 11h30: Encerramento e agendamento para a 1ª etapa da Rede e do Plano de Metas
Mobilização estadual
Ao longo do mês de agosto, a SecMulher e seus parceiros desenvolverão uma série de ações de sensibilização, capacitação e atendimento, voltadas à conscientização da sociedade e ao fortalecimento da rede de apoio às vítimas. A expectativa é ampliar o alcance da campanha e fortalecer os instrumentos de denúncia, acolhimento e empoderamento feminino em todo o Estado.

