Detran/TO fiscaliza 11 mil veículos durante a Operação Verão Seguro 2025

Foram realizados 4.798 testes do Bafômetro, sendo que 4.655 deram negativos, 67 positivos e houve 68 recusas ao teste - Foto: Detran/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), encerrou neste domingo, 3 de agosto, a Operação Verão Seguro 2025, que teve início em 27 de junho. Durante o período de férias e da temporada de praias no estado, foram promovidas diversas ações educativas e fiscalizatórias com foco na segurança viária e preservação de vidas.

Educação para o trânsito impacta mais de 34 mil pessoas

Ao todo, as equipes de educação para o trânsito alcançaram 34.160 pessoas em 25 municípios tocantinenses. Foram realizadas 92 ações, incluindo 40 blitzes educativas, 51 panfletagens e uma apresentação teatral com mensagens de conscientização sobre direção segura.

“Conseguimos levar nossas atividades educativas a municípios de todas as regiões do Tocantins. Cada abordagem foi uma oportunidade de conscientizar e dialogar com a população sobre atitudes mais seguras no trânsito”, destacou a gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Noronha.

Fiscalização reforçada nas rodovias e vias urbanas

Durante a Operação Verão Seguro 2025, os agentes de trânsito abordaram 11.764 veículos, atingindo um público estimado de 55 mil pessoas. Foram realizados 4.798 testes de alcoolemia, dos quais 67 deram positivos e 68 foram recusados. Ao todo, 85 veículos foram removidos, sendo 40 motocicletas e 39 automóveis.

Houve 74 autuações por alcoolemia e 41 prisões por embriaguez ao volante. Sete condutores apresentaram sinais claros de embriaguez, como fala arrastada, desequilíbrio e olhos avermelhados.

Ocorrências e atuação integrada com forças de segurança

Além das infrações de trânsito, foram registradas ocorrências criminais, como tráfico de drogas, placa adulterada, entrega de veículo a menor de idade e chassi suprimido. As ações ocorreram em cidades como Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso, Araguacema, Xambioá, entre outras.

A operação contou com 53 agentes de trânsito, distribuídos em 12 viaturas. As equipes atuaram de forma integrada com a Polícia Militar (PMTO), PRF, ASTT, Guarda Metropolitana e demais órgãos parceiros por meio da Operação Álcool Zero e Operação Lei Seca.

“Buscamos reduzir a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool e retirar das vias aqueles em condições precárias. Essa união de forças mostra que o trânsito seguro é responsabilidade de todos”, afirmou o gerente de fiscalização, Enildo Leite.

Prevenção como ferramenta para salvar vidas

Para o presidente do Detran/TO, William Gonzaga, os resultados da Operação Verão Seguro 2025 refletem o compromisso da instituição com a segurança viária. “Nossas equipes estiveram nas praias e principais vias com o propósito de orientar, alertar e transformar comportamentos. A prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir os índices de acidentes”, afirmou.

Leia também

Fontes confiáveis

Equipes reforçaram aos visitantes da praia quanto aos riscos e às consequências de se dirigir sob a influência de álcool - Detran/Governo do Tocantins

Equipes reforçaram aos visitantes da praia quanto aos riscos e às consequências de se dirigir sob a influência de álcool – Detran/Governo do Tocantins
Foram 92 ações, entre elas 40 blitzes educativas e 51 panfletagens realizadas em pontos estratégicos das cidades - Detran/Governo do Tocantins

Foram 92 ações, entre elas 40 blitzes educativas e 51 panfletagens realizadas em pontos estratégicos das cidades – Detran/Governo do Tocantins

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui