Entretenimento
Telas em Cena 2025 abre com sessões e debates
Telas em Cena 2025 chega à 4ª edição em Palmas com entrada gratuita, exibições, bate-papos e formação de plateia no Cinex Palmas Shopping.

A capital tocantinense recebe a partir de 14 de agosto de 2025, no Cinex Palmas Shopping, a 4ª edição da Mostra Telas em Cena, um dos principais projetos de difusão e formação audiovisual da região. Com entrada gratuita e classificação indicativa variada, o evento apresenta filmes brasileiros contemporâneos, diálogos com diretores, produtores e distribuidores, além de ações voltadas à formação de plateia e à qualificação do setor audiovisual local.
Convidados e filme de abertura
Esta edição terá a presença de Ibirá Perrucci Toledo Machado, distribuidor de cinema independente na Descoloniza Filmes. Formado em geografia pela USP, atua desde 2009 com cinema, com trajetória como cineclubista e curador de mostras. O público participa de bate papo com o convidado e assiste ao filme Thiago e Ísis e os biomas do Brasil, de João Amorim, classificação livre. O documentário conta com a participação especial de Ibirá Perrucci Toledo Machado.
Sinopse
Nesta aventura ambiental e familiar, os irmãos Thiago e Ísis embarcam com o pai, o cineasta João, em uma jornada pelos biomas brasileiros Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Ao longo do caminho, enfrentam desafios, ajudam a salvar animais em risco e descobrem a beleza e a importância da natureza brasileira.
Curadoria e objetivos
Além das exibições, o Telas em Cena promove debates, oficinas e conversas com o público, incentivando pensamento crítico e valorização do cinema autoral e independente. A curadoria destaca temas como diversidade, meio ambiente, infância, feminino e justiça social, criando conexões entre o público palmense e obras que revelam a pluralidade da produção cinematográfica brasileira.
Mostra
Ao longo do projeto, serão realizados seis encontros com sessões e debates mediados por profissionais da área. Idealizado por Nival Correia, o Telas em Cena busca fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual tocantinense ao promover intercâmbio com profissionais de destaque nacional. Para Correia, a formação de plateia é essencial para o fortalecimento do setor e para ampliar repertórios, gerar conhecimento e incentivar o crescimento do audiovisual no Tocantins.
Visão da curadoria
Segundo Elisangela Dantas, curadora da mostra, a nova edição apresenta o melhor da produção nacional do último ano. Em filmes premiados e reconhecidos em festivais pelo mundo, a seleção foi pensada para encantar crianças, jovens e adultos e para lembrar o poder dos filmes independentes autorais. No eixo de intercâmbio, o projeto convida distribuidoras independentes com trajetória e foco em cinema de impacto social.
Projeto e financiamento
O Telas em Cena 2025 é uma realização do Instituto Social do Tocantins, contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins, PAAR 2024, pelos editais nº 016/2024/FMC/FCP, Culturas e Linguagens, da Fundação Cultural de Palmas, e pelo edital nº 34/2024, Bolsas Culturais da Política Nacional Aldir Blanc, via Ministério da Cultura e operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Programação de abertura
- Data: 14 de agosto de 2025
- Horário: 16h30
- Filme: Thiago e Ísis e os biomas do Brasil, de João Amorim
- Classificação: livre
- Duração: 90 minutos
- Participação: Ibirá Perrucci Toledo Machado, Descoloniza Filmes
- Gênero: documentário, Brasil, 2025
Serviço
Telas em Cena 2025, IV Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo
Local: Cinex Palmas Shopping, 101 Sul, Rua NSA, Conj. 02, Lote 10, Centro, Palmas TO
Data de abertura: 14 de agosto de 2025
Entrada: gratuita
Instagram: @institutosocialdotocantins
Chamada para ação
Quer acompanhar a programação completa e entrevistas com os convidados Acesse o Portal Jaciara Barros e siga nossas redes para novidades sobre cinema e cultura em Palmas.
Entretenimento
Grupo Artpalco representa o Tocantins em turnê nacional com o Sesc Amazônia das Artes

O Grupo Artpalco, referência em artes cênicas no Tocantins, foi selecionado para integrar a programação do Sesc Amazônia das Artes, projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc) que promove a circulação de produções artísticas pelos estados que compõem a Amazônia Legal. A iniciativa leva espetáculos, shows e exposições a públicos diversos, fomentando o intercâmbio cultural na região. A turnê se iniciou na terça-feira, 05, com apresentação em Belém (PA) e segue por mais nove localidades até dia 02 de outubro.
Nesta edição, o Grupo Artpalco apresenta o espetáculo “Beltrano, o Contador de Histórias”, protagonizado pelo ator Wagner Bárbara. A peça traz à cena um viajante destemido que percorreu muitos lugares e terras distantes, mas que, em sua jornada, encontrou um lugar especial: Caixolândia – O País das Caixas. Encantado por suas histórias e personagens, Beltrano leva consigo uma imensa caixa de memórias, repleta de narrativas que despertam a imaginação e convidam o público a embarcar em aventuras mágicas.
Para o ator Wagner Bárbara, participar do projeto é uma experiência única. “É emocionante poder representar o Tocantins e levar Beltrano para tantos lugares da Amazônia Legal. Cada cidade terá seu próprio encantamento, e é maravilhoso saber que as histórias que carrego na minha caixa de memórias vão se misturar com as histórias de cada público que encontrarmos.”
Já o produtor George Henrique Silva destaca a relevância da iniciativa. “O Sesc Amazônia das Artes é um projeto fundamental para a difusão cultural da nossa região. Essa turnê permite não apenas que o teatro do Tocantins chegue a novos públicos, mas também que possamos trocar experiências e fortalecer a rede artística da Amazônia Legal.”
A circulação contempla todos os estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – e ainda o estado convidado do Piauí, aproximando o público das expressões culturais brasileiras e fortalecendo o diálogo artístico entre diferentes regiões. Confira a agenda:
- 05/08 – Belém/PA
- 07/08 – Boa Vista/RR
- 09/08 – Macapá/AP
- 11/08 – Palmas/TO
- 13/08 – Manaus/AM
- 24/09 – São Luís/MA
- 26/09 – Teresina/PI
- 28/09 – Cuiabá/MT
- 30/09 – Rio Branco/AC
- 02/10 – Porto Velho/RO
Artista
Direto de Uberlândia (MG) para Araguaína (TO), o espetáculo já encantou mais de 11 mil crianças pelo País e será apresentado abertamente ao público, pela primeira vez, no Tocantins. O espetáculo é um solo infantil do ator Wagner Bárbara que, além dos mais de 17 anos de carreira é também comunicador, educador da primeira infância, pedagogo e contador de histórias pós graduado pela FAC- DF. A direção foi dividida entre o ator e a diretora Emanuelle Anne, que é mestre em Teatro.
Artpalco
O Grupo Artpalco tem mais 24 anos de história e construiu sua reputação com as peças teatrais apresentadas em Araguaína e outras cidades do Brasil. Em janeiro deste ano, levou o espetáculo “Um Minuto para Dizer que Te Amo” para o 16º Festival Nacional de Governador Valadares (MG) de onde voltou com seis prêmios em diversas categorias. Além desses, o grupo já conquistou mais de 50 prêmios em outros festivais.
Com apresentações já realizadas em 24 estados do Brasil, o grupo teatral levou mais de 200 mil pessoas ao teatro com mais de 20 espetáculos e vários projetos aprovados e executados dentro de leis de incentivo.
O grupo também já produziu, roteirizou, filmou e editou, de maneira totalmente independente, um programa de TV local chamado “Artpalco na TV”, que ficou no ar entre 2015 e 2016 na TV Boa Sorte, afiliada SBT, e é realizador do curta-metragem “Trisal” e do longa-metragem “Circo dos Sonhos”.
Entretenimento
Projeto preserva e divulga memória da Viola de Buriti na internet

Com a missão de preservar, valorizar e difundir a tradição da Viola de Buriti — instrumento símbolo das raízes culturais do Tocantins — o artista Wanderley Batista de Carvalho dá início ao projeto Digitalização e Divulgação de Acervo da Viola de Buriti, aprovado no Edital de Arquivos e Acervos, com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Tocantins, geridos pela Secretaria da Cultura do Estado.
Ao longo de oito meses, a iniciativa realizará a catalogação, digitalização e organização de gravações, depoimentos, fotografias, perfis de mestres violeiros e outros registros que contam a história viva desse instrumento ancestral e seu papel na identidade de comunidades tradicionais.
A proposta também prevê entrevistas com mestres tocadores, registradas durante eventos e encontros da viola, resgatando histórias, técnicas e experiências que ajudam a compreender a importância da Viola de Buriti no universo cultural tocantinense. Todo o material será reunido em um acervo digital de acesso público, hospedado em uma plataforma online com navegação intuitiva, disponível para pesquisadores, músicos, educadores e interessados em geral.
Para a produtora cultural Daniella Aires, a ação representa “um marco na preservação da memória da Viola de Buriti, porque garante que os saberes e fazeres dos mestres não se percam no tempo e estejam disponíveis para as futuras gerações”. Ela acrescenta que “o acervo digital vai permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa conhecer essa riqueza cultural, ajudando a manter viva uma tradição que é motivo de orgulho para o Tocantins”.
O proponente do projeto, Wanderley Batista, ressalta que “a Viola de Buriti é mais que um instrumento musical: é um elo vivo entre passado e presente, carregado de histórias e significados para as comunidades tradicionais. Digitalizar e divulgar esse acervo é uma forma de reconhecer e valorizar todos os mestres que mantêm essa tradição pulsando”.
O projeto terá um evento especial de lançamento do site, que reunirá violeiros, pesquisadores e convidados para celebrar este passo fundamental no reconhecimento e valorização da Viola de Buriti como bem cultural imaterial.
Proponente
Wanderley Batista de Carvalho, nasceu na cidade de Porto Nacional/TO, mas foi no distrito de Taquaruçu que cresceu e reside até hoje, vivendo da sua arte, zelando pela manutenção e valorização do saber fazer tradicional da cultura cerâmica regional. Seu trabalho é voltado para a transmissão dos saberes tradicionais do barro, por meio de oficinas e workshop sobre a viola de buriti.
Proponente: Wanderley Batista de Carvalho
Recursos: Fundo Estadual de Cultura do Tocantins – Secretaria da Cultura
Entretenimento
APM Cursos anuncia sete novas formações médicas para o segundo semestre em Palmas
Cursos presenciais, semipresenciais e online começam em agosto e reforçam o compromisso da instituição com a excelência na formação médica no Tocantins
Com foco na qualificação de profissionais da saúde e no fortalecimento das especialidades médicas no Tocantins, a APM Cursos inicia, ainda neste mês, sua programação de capacitações do segundo semestre. Ao todo, serão sete cursos voltados à atualização científica e à prática médica contemporânea, com turmas nas modalidades presencial, semipresencial e online.
As novas formações abrangem diferentes áreas da Medicina e reúnem docentes com reconhecimento nacional. Os cursos de pós-graduação de Atuação em Dor, Doenças Osteometabólicas, Neurologia, Psiquiatria na Infância e Medicina Canabinóide têm início previsto para o dia 30 de agosto. Já Cardiologia e Medicina do Esporte começam no dia 27 de setembro. A maioria será oferecida em formato semipresencial, com aulas teóricas virtuais e módulos práticos presenciais. O curso Medicina Canabinóide, por sua vez, será 100% online, oferecendo maior flexibilidade aos participantes.
Com carga horária planejada para integrar teoria e prática, os conteúdos foram estruturados para atender a necessidades específicas do exercício médico, promovendo discussões clínicas, estudos de caso e abordagem de protocolos atualizados. A proposta é proporcionar formação robusta e aplicável à rotina de profissionais que atuam em contextos diversos, do consultório ao ambiente hospitalar.
De acordo com a coordenadora da APM Cursos em Palmas, Taysa Helena Costa Borges Stecca, a proposta pedagógica das formações foi cuidadosamente estruturada para atender às principais demandas da prática médica, com foco na aplicabilidade dos conteúdos e na melhoria do atendimento à população.
“Nosso compromisso é com a excelência da formação médica e com o impacto direto disso no atendimento à população. Esses cursos foram pensados para atender as demandas reais de quem está na linha de frente, aliando teoria e prática de forma objetiva e acessível”, afirma a coordenadora.
Com a nova programação, a APM Cursos amplia a oferta de capacitações voltadas à qualificação médica no Tocantins. Segundo a coordenadora da unidade em Palmas, Taysa Stecca, a intenção é manter uma agenda formativa constante, que dialogue com as necessidades reais da categoria. “A demanda por atualização é contínua. Nosso objetivo é garantir que os profissionais tenham acesso a conteúdos relevantes, com aplicabilidade imediata na prática clínica”, afirma.
Informações sobre matrículas e conteúdo programático podem ser obtidas diretamente por meio do telefone 63-999234668 ou 63-992601655 e através do site apmcursos.com.br/palmas/
-
Social5 dias atrás
Renovação de votos à beira-mar: Alcianna e Jeovany celebram o amor na Bahia
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Agosto Lilás no Tocantins: Prevenção, Cuidado e Tecnologia a Serviço da Vida
-
Social4 dias atrás
Dia de celebrar Lia Barros
-
Social4 dias atrás
Exposição Van Gogh chega a Palmas com arte imersiva
-
Social3 dias atrás
Open Lake atrai multidão e reforça potencial turístico do Lago de Palmas