Este ano, os tocantinenses e milhares de peregrinos católicos comemoram, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim — celebrado em 15 de agosto — como feriado estadual.
A Lei nº 4.509/24, que institui a data como feriado, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionada pelo Governo do Estado em setembro de 2024. A medida, além de valorizar uma das mais importantes manifestações culturais do Tocantins, também fortalece o turismo religioso e incentiva a integração sociocultural das comunidades locais.
Os festejos do Senhor do Bonfim incluem novenas, missas campais e a peregrinação de milhares de fiéis aos pontos de devoção em Natividade, de 6 a 17 de agosto, e em Araguacema e Tabocão, de 6 a 15 de agosto.
A Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade, é considerada a maior do Estado. Sua tradição remonta a 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo Crucificado em um tronco de árvore na zona rural do município, próximo ao povoado que mais tarde seria chamado de Bonfim. O vaqueiro levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo local onde havia sido descoberta. O fato foi interpretado como um milagre, motivando a construção do primeiro santuário e de uma capela na região.
Com a nova lei, a celebração do Dia do Senhor do Bonfim passa a integrar o Calendário Cultural do Tocantins, reforçando o reconhecimento da data como patrimônio histórico e cultural do Estado.

