conecte-se conosco

Cotidiano

Conheça Janja, mulher do Lula, a nova primeira-dama do Brasil

Publicadas

sobre

Conheça mais sobre ela!

Rosângela Lula da Silva nasceu em União da Vitória, cidade pequena no interior do Paraná, em 27 de agosto de 1966. Portanto, a futura primeira-dama tem 56 anos.
Ela é filha de um comerciante com uma dona de casa e tem um irmão mais velho. A família se mudou para Curitiba quando Janja ainda era criança. Aos 17 anos, em 1983, ela se filiou ao PT, onde está até hoje. Ela se considera “petista de carteirinha”.
Em 1990, com 23 anos, ela entrou no curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois, se especializou em História na mesma instituição e fez MBA em Gestão Social e Sustentabilidade.
Entre 1995 e 1996, Janja trabalhou no corpo docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também no Paraná.
Ainda nos anos 1990, ela ajudou a organizar caravanas pelo Paraná, para ouvir a população e traçar metas de ajuda. No período, ela era uma das líderes do PT na Assembleia Legislativa do Paraná.
Em 2005, ela ingressou na Usina Hidrelétrica de Itaipu, também no Paraná, onde teve um cargo administrativo até 2012, quando foi trabalhar como assessora de comunicação da Eletrobras, no Rio de Janeiro.
Em 2016, Janja voltou para Itaipu, onde ficou até 31 de dezembro de 2019. Janja e Lula já se conheciam há décadas, por conta da militância do PT.
Eles começaram a se relacionar em 2018, quando o então ex-presidente foi preso, condenado por corrupção. Janja foi visitá-lo na cadeia algumas vezes, em Curitiba, ou seja, perto da casa dela. Também no período, a socióloga escreveu cartas de amor para Lula. Ela também enviou muitas comidas para Luiz Inácio.
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda