conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Tocantins consolida parceria com XGMA e terá centro de distribuição em Palmas

XGMA em Palmas instala centro de distribuição; investimento privado de R$ 25 milhões promete empregos e expansão no Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Encontro marca a consolidação de tratativas iniciadas ainda em setembro de 2023, quando o governador Laurez Moreira, à época vice-governador, liderou a missão tocantinense à China. Crédito: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins
Encontro marca a consolidação de tratativas iniciadas ainda em setembro de 2023, quando o governador Laurez Moreira, à época vice-governador, liderou a missão tocantinense à China. Crédito: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta quarta-feira, 17, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Grupo Grão de Ouro, da XGMA e da concessionária Verdes Máquinas. O encontro marca a consolidação de um projeto que começou a ser desenhado em 2023 e agora se materializa com a instalação de um centro de distribuição em Palmas.

De missão oficial à instalação no Tocantins

A aproximação teve início em setembro de 2023, quando Laurez, então vice-governador, liderou missão oficial à China e participou da 23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen. Na ocasião, apresentou o potencial logístico do Tocantins e convidou executivos da XGMA a conhecerem o Estado. Poucos meses depois, representantes do grupo estiveram em Palmas, estreitando a relação que hoje se concretiza em investimento.

Centro estratégico em Palmas

O centro de distribuição será responsável, inicialmente, por atender Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, com previsão de expansão nacional. A operação ficará a cargo da Verdes Máquinas, na linha agrícola, e do Grupo Grão de Ouro, que atuará na linha amarela, voltada a equipamentos pesados para a construção civil.

Investimento e geração de empregos

Com aporte inicial de R$ 25 milhões, renovado a cada cinco ou seis meses, o projeto representa um investimento 100% privado, contando com incentivos fiscais do Governo do Estado. A expectativa é de impacto direto na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional.

“Estamos transformando o Tocantins em um polo de oportunidades. Receber a XGMA e consolidar Palmas como centro de distribuição é dar um passo firme rumo ao desenvolvimento, mostrando que o Tocantins está preparado para ser referência nacional em logística”, destacou o governador Laurez Moreira.

O presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho, reforçou a confiança:

“Estamos há oito anos no Tocantins e acreditamos no potencial deste Estado. Esse projeto é motivo de entusiasmo, pois trará impacto positivo para Palmas, para a região e para o Brasil”.

Potencial de expansão

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o investimento pode abrir portas para uma futura planta industrial no Tocantins:

“Este é um marco para nosso Estado. Estamos vendo nascer um projeto com renovação constante e geração de empregos de qualidade. É o embrião de algo que pode crescer ainda mais nos próximos anos”, afirmou.

Participaram da reunião

Além dos executivos Silvio de Souza Filho (Grupo Grão de Ouro), Darcy Itiberê (XGMA na América Latina) e Cleber Lordano (Verdes Máquinas), estiveram presentes os secretários Jairo Mariano (Fazenda), Odilon Júnior (Parcerias e Investimentos), a gerente de Desenvolvimento da Exportação da Sics, Geanny Pinheiro, e a superintendente de Parcerias e Concessões, Eliane Grossmann.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *