O Governo do Tocantins promoveu, entre os dias 26 e 28 de setembro, mutirões de cirurgias em hospitais regionais do Estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), teve como objetivo ampliar a oferta de procedimentos e reduzir a fila da Central Estadual de Regulação.
No Hospital Regional de Araguaína (HRA), foram realizados 18 procedimentos: oito de urologia na sexta-feira (26) e 10 de otorrinolaringologia no sábado (27).
No Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema, a mobilização resultou em 10 cirurgias ortopédicas e mais de 50 consultas de avaliação para cirurgias gerais.
No Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), 16 crianças foram atendidas em cirurgias pediátricas, sendo seis no dia 26 e outras 10 no dia 27. A unidade também destacou o trabalho de acolhimento para reduzir a ansiedade dos pacientes durante a espera.
Já no Hospital Geral de Palmas (HGP), 13 pacientes foram contemplados. Entre eles, o serralheiro Isaías Nascimento, que esteve internado por 63 dias após um acidente de moto e passou por cinco cirurgias.
Com a iniciativa, quatro hospitais regionais realizaram procedimentos nas áreas de urologia, otorrinolaringologia, ortopedia e pediatria, contemplando pacientes de diferentes cidades do Tocantins.


