Turismo
Parque Estadual do Jalapão foi visitado por 47.871 turistas no ano passado

O mês com maior fluxo de visitantes foi julho, que no ano passado registrou a presença de 7.733 turistas; já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
04/01/2023 – Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins
Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins
“Que lugar incrível!” A exclamação é de Adna Maria Felício Felipe, ao conhecer as dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no início de dezembro passado. “O pôr-do-sol, a cor das dunas, é tudo perfeito”, completou a jovem. Ela conta que combinou com uma amiga de passar férias juntas e deixou esta escolher o destino. “E ela escolheu o Jalapão, que era um sono que se tornou realidade”.
Adina Felipe é um dos 47.871 turistas que escolheram o Jalapão como roteiro de viagem entre janeiro e dezembro de 2022. Ela engrossa estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa com foco no turismo, que aponta crescimento na busca por locais afastados dos grandes centros urbanos e com apelo no meio ambiente, o chamado ecoturismo.
Consolidado nesse ramo do turismo, o Parque Estadual do Jalapão registrou em julho do ano passado a presença de 7.733 turistas. Já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
Outra que apostou no Jalapão como destino de férias foi a representante comercial Jéssica Melo de Sousa, de Guararema (SP). “Já conhecia o Jalapão por fotos e vídeos e vim para cá já apaixonada pelo lugar e valeu muito a pena, inclusive pela interação com a comunidade; é realmente uma experiência única”, disse, revelando que já “causou inveja” nos amigos e familiares ao postar muitos vídeos e fotos em suas redes sociais.
Apesar do constante interesse pelo Jalapão, o gerente de Unidades de Conservação, Parques e Monumento Natural do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilberto Iris Oliveira, lembra que o PEJ é uma área protegida e, por isso, o acesso aos atrativos tem capacidade limitada e horário de visitação determinado.
“Além do monitoramento e fiscalização realizados pelo Naturatins, por meio de suas equipes que atuam no PEJ, os próprios guias e operadores de turismo credenciados para atuarem na região ajudam a orientar os visitantes quanto às normas de visitação”, ressalta o gerente.
Em visita a Palmas, onde participou de um evento, o casal catarinense, Adriana e Flávio Graff, disse que o Jalapão é diferente de todos os lugares que já conheceram. “Vimos umas propagandas, uns cenários que queríamos conhecer e valeu muito a pena”, analisou Adriana. Já Flávio revelou que deixa por conta da esposa a escolha dos locais que visitam. “Muitas vezes nem sei para onde estou indo, deixo por conta dela, que sempre acerta, como agora”, declarou.
O guia turístico Tony Garcia leva pessoas para o Jalapão desde 2017. Ele explica que para ser um bom guia é preciso dar informações sobre os locais que serão visitados, mostrando os detalhes , os ângulos certos, para que os turistas tirem o melhor proveito da experiência. “Além disso, como o percursos é muito longo e de difícil acesso, é preciso ir conversando, explicando e, claro, fazendo muitas paradas para as fotos”, pontuou.
O supervisor do Parque, Alessandro Vieira, alerta que a visita às dunas, principal atrativo do PEJ, tem que ser feita com o acompanhamento de um guia credenciado pelo Naturatins. “O guia é responsável pelas orientações específicas de visitação a uma unidade de conservação, como não deixar lixo no local e não levar nada de lá, apenas fotografias”, completa.
Redução
Apesar de o número de visitantes no PEJ no ano passado ser expressivo para uma unidade de conservação, cujo acesso é off road, houve uma redução de 13,86% em relação a 2021, que contabilizou 55.579 turistas.
De acordo com Gilberto Iris Oliveira, o número recorde de visitantes registrado em 2021 teve como uma das causas a demanda reprimida causada pela pandemia, que fez com que as pessoas adiassem planos de viagens. “Assim, quem não pode viajar em 2020, acabou fazendo isso em 2021 e o Jalapão, por ser isolado, foi um dos destinos mais procurados, registrando o recorde de mais de 55 mi visitantes”, analisa o gerente do Naturatins.
Ainda conforma Gilberto, a redução deste ano teve influência também do alto custo das passagens áreas. “Em 2022, viajar ficou muito caro e o deslocamento de outros estados para Palmas, onde começa a viagem para o Jalapão, fez com que muitos adiassem o passeio”, ponderou.
Ele prevê que este ano de 2023 a expectativa é que o número volte a crescer. “A região ainda é pouco explorada e os investimentos do Governo do Estado em pavimentação vai melhorar bastante o acesso, reduzindo custos de viagem, bem como parcerias com instituições como o Sebrae para fomentar e capacitar o turismo local”, concluiu.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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