Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança terceira edição do programa “Natal com Estoque”
Pequenos e Microempreendedores terão acesso a linha de crédito com juros abaixo daqueles praticados pelo mercado financeiro

O Governo do Tocantins, por intermédio da Agência de Fomento, lançou nesta quinta-feira, 02, a terceira edição do programa “Natal com Estoque”, iniciativa que já se consolidou como uma das principais ferramentas de apoio ao comércio local no período de maior movimento do ano.
O programa é voltado para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e profissionais liberais, oferecendo crédito com condições diferenciadas para reforçar o estoque, organizar o fluxo de caixa e custear despesas extras que surgem com a alta demanda de fim de ano.
O governador, Laurez Moreira, demonstrou entusiasmo pela campanha. “Eu tenho a preocupação de fortalecer o comércio local. O programa “Natal com Estoque” vai atender os nossos pequenos e microempreendedores para o período mais importante do ano, movimentando a economia e criando oportunidades para milhares de famílias”, enfatizou o gestor.
Entre os diferenciais do programa, estão taxas de juros abaixo do mercado (a partir de 1,99% ao mês), prazos de até 36 (trinta e seis) meses e carência de até 03 (três) meses para o início do pagamento. Além disso, há condições ainda mais favoráveis – em relação a taxas de juros – para aquelas empresas comandadas por mulheres, fortalecendo o empreendedorismo feminino e ampliando as oportunidades de crescimento econômico.
Segundo o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, o programa reafirma o compromisso de incentivar o setor produtivo e preparar os negócios para a principal temporada de vendas: “O Natal é, historicamente, a data mais importante para o comércio. Nosso papel é garantir que os empreendedores estejam preparados para atender à demanda com estoque, organização financeira e condições competitivas. Ao apoiar o comércio local, movimentamos toda a cadeia econômica do Tocantins.”
A cada edição, o programa tem alcançado resultados positivos e impactado diretamente a realidade de comerciantes em diferentes regiões do Estado. O empresário do ramo do vestuário, Ricardo Garcia, relatou sua experiência: “Posso afirmar que parcerias estratégicas é fundamental no sucesso qualquer empresa. Essa parceria, encontramos na Agência de Fomento que, ajuda, orienta, escuta e facilita a vida dos empresários no sentido de fornecer – em condições extremamente justas – capital de giro, crédito, recursos para investimentos modernização dos seus negócios. Tudo isso, com objetivo de fortalecer o empreendedorismo, gerando emprego e renda”, disse Garcia.
Já o empreendedor que atua no ramo da alimentação, Carlos Campos dos Santos, pontuou sobre o aspecto da transformação que a instituição financeira proporcionou ao seu negócio. “Quando chegamos ao Tocantins, especificamente em Palmas, compramos equipamentos de panificação e montamos o estabelecimento. Mas ainda enfrentávamos um grande desafio: o custo da energia elétrica. Por orientação do Sebrae, procuramos a Agência de Fomento, onde fomos muito bem atendidos e tivemos todo suporte para alavancar nosso empreendimento, visto que as condições eram diferenciadas dos outros bancos. Os juros eram mais acessíveis, os prazos eram mais longos e ainda obtivemos carência para começar a quitar o empréstimo. Isso fortaleceu demais nosso comércio”, reforçou o empreendedor.O período de adesão ao “Natal com Estoque” será de 02 de outubro a 15 de dezembro de 2025, por meio de análise digital, conforme normativas vigentes. A Agência de Fomento está à disposição para atender interessados e esclarecer dúvidas sobre o programa, através do telefone 063.3220.9800.
Funcionamento
A Agência de Fomento do Tocantins funciona na Avenida Teotônio Segurado, 802 SUL, nº 09 – Plano Diretor Sul, em Palmas–TO, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 18h. A plataforma digital pode ser acessada em www.fomento.to.gov.br. Já em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, os atendimentos presenciais são realizados nas sedes dos “Prontos”, antigos “É pra já”, que funcionam das 8h às 18h de segunda à sexta e, nos sábados, até as 12h.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira prorroga concurso da Educação por dois anos
Governador Laurez Moreira prorroga concurso da Educação por dois anos e reforça compromisso com a valorização do serviço público no Tocantins.
Assinatura do termo que formaliza a prorrogação ocorreu nesta quinta-feira, 2, e o documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou, nesta quinta-feira, 2, a prorrogação por dois anos da validade do concurso público da Educação Básica. A assinatura do termo que formaliza a prorrogação ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e o documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Na ocasião, Laurez Moreira destacou a importância do concurso como instrumento de valorização do serviço público e da educação. “Será prorrogado por dois anos, porque entendo que essa é a maneira correta de valorizar o serviço público. Precisamos garantir um ensino de qualidade e o concurso é a forma justa de escolher os servidores”, enfatizou.
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, ressaltou que a decisão reforça o compromisso do Governo do Tocantins com os profissionais da rede estadual e com a qualidade do ensino. “Parabenizo os professores pelo empenho nesta conquista e reafirmo o compromisso de enfrentar os desafios, sempre com o objetivo de valorizar a classe e, consequentemente, fortalecer o ensino em nosso estado”, salientou.
Ao representar a comissão dos aprovados do concurso da Educação, o professor Sandison Ramos celebrou a medida e a iniciativa da gestão. “Após quase dois anos de luta, vivemos hoje [quinta-feira, 2] um momento ímpar, no qual o governador recebe todos os aprovados. A nova gestão trouxe mais transparência, um diálogo próximo e humanizado. Agora, temos clareza dos dados e um canal aberto com o governo”, pontuou.
Relembre o concurso
Em 2023, o Governo do Tocantins realizou o concurso da Educação, após um hiato de 14 anos. O certame ofertou mais de 5 mil vagas e foi estruturado por cidade e por disciplina, o que permitiu atender demandas específicas das diferentes regiões do estado.
Presenças
Participaram da solenidade os deputados estaduais Gutierres Torquato e Júnior Geo; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços; Carlos Humberto Lima; o secretário de Estado da Governadoria, Raul de Jesus Filho e Neto; o secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto; além de dezenas de representantes da comissão dos aprovados do concurso.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança Painel de Cotações Agropecuárias da Ceasa
O Painel de Cotações Agropecuárias oferece dados atualizados da Ceasa/TO, fortalecendo a competitividade do agronegócio tocantinense.

Painel de Cotações Agropecuárias do Tocantins oferece transparência e fortalece o agronegócio
O Painel de Cotações Agropecuárias desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), representa um marco na modernização do setor. Produtores, comerciantes e população em geral agora têm acesso facilitado a informações detalhadas sobre preços de hortifrutigranjeiros comercializados na Central de Abastecimento do Tocantins (Ceasa/TO).
A plataforma está disponível gratuitamente em dados.lab63.to.gov.br e consolida dados das principais unidades da Ceasa no estado, incluindo Palmas, Paraíso do Tocantins e Gurupi. Com poucos cliques, é possível acompanhar a variação de preços de uma ampla gama de produtos, como banana, alface, tomate e chuchu, fortalecendo negociações mais estratégicas e transparentes.
Como funciona o Painel de Cotações Agropecuárias
O Painel de Cotações Agropecuárias permite ao usuário:
-
Selecionar dados por período (data específica ou intervalo).
-
Filtrar por município da Ceasa.
-
Escolher o tipo de produto (hortaliça, fruta, legume) ou produto específico.
-
Visualizar preços mínimos, máximos e médios praticados diariamente em gráficos e tabelas detalhadas.
O acesso é livre e sem cadastro, garantindo que qualquer cidadão, produtor ou comerciante tenha informações confiáveis em tempo real.
Benefícios para produtores e comerciantes
Cesár Halum, titular da Seagro, destaca que o painel é uma ferramenta de justiça social e econômica:
“Com dados claros e acessíveis, o produtor deixa de chegar ao mercado sem saber o preço praticado e pode negociar sua colheita com muito mais base. Isso fortalece a economia local e garante um comércio mais justo.” |
Além de auxiliar na negociação direta, o painel permite planejamento estratégico, análise de tendências de mercado e identificação de oportunidades, o que aumenta a competitividade do agronegócio tocantinense.
Tecnologia a favor do agronegócio
O desenvolvimento do painel foi realizado pela ATI utilizando a plataforma Lab63, um ambiente de inovação do Governo do Tocantins dedicado à transparência e democratização de dados públicos.
José Ribeiro Neto, superintendente de Sistemas de Informação da ATI, explica:
“Transformamos dados brutos em insights valiosos. A integração entre ATI e Seagro foi fundamental para entregar uma solução que atende a uma demanda real do setor produtivo.” |
O Painel de Cotações Agropecuárias também se conecta a recursos externos, como indicadores de mercado do IBGE e da Conab, permitindo que produtores comparem preços estaduais com dados nacionais.
Impacto na economia do Tocantins
Antes da criação do painel, o acesso a informações sobre preços era fragmentado e lento. Com a plataforma, o Painel de Cotações Agropecuárias promove transparência e fortalece a competitividade, garantindo:
-
Maior justiça nas negociações.
-
Planejamento estratégico para produtores e comerciantes.
-
Redução de perdas e desperdícios de alimentos.
-
Melhoria na economia local e estadual.
Como acessar
O painel está disponível 24 horas por dia pelo endereço: https://dados.lab63.to.gov.br/pagina/painel.xhtml?painel_uuid=da01664c-5067-4a98-9019-d60127a458db.
Não é necessário cadastro ou login, garantindo que qualquer cidadão possa consultar dados confiáveis de forma rápida e intuitiva.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira nomeia secretárias-executivas da Saúde e dos Povos Originários
Paula dos Santos Andrade Abadia e Solange Aparecida do Nascimento assumem os cargos, respectivamente

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou as novas secretárias-executivas das secretarias de Estado da Saúde (SES/TO) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot). Conforme os atos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 30, Ana Paula dos Santos Andrade Abadia e Solange Aparecida do Nascimento assumem os cargos, respectivamente.
Ana Paula dos Santos Andrade Abadia, secretária-executiva da Saúde
Graduada em Administração de Empresas, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Ana Paula é servidora efetiva da SES/TO. Possui especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família; pós-graduação em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde; MBA em Gestão Hospitalar e em Liderança e Gestão Pública em Saúde. Sua formação inclui ainda cursos em orçamento público, gestão da informação em redes e qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além de experiências profissionais na área de administração.
Na gestão pública, exerceu o cargo de secretária municipal de Saúde de Araguaína (2020–2025), após ter sido diretora de Atenção Especializada (2015–2018) e superintendente de Atenção Especializada (2018–2020) no município. No âmbito estadual, é concursada como gestora em saúde e atuou no Hospital Regional de Araguaína (HRA) como coordenadora administrativa de radioterapia, da ortopedia e analista da qualidade. Também foi gerente de Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e professora universitária.
Solange Aparecida do Nascimento, secretária-executiva dos Povos Originários e Tradicionais
Solange Aparecida do Nascimento é graduada em Pedagogia, mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2008, atua como professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos cursos de Pedagogia, Relações Internacionais, Teatro e no curso de Especialização em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades.
Já atuou como coordenadora de Ações Afirmativas entre 2018 e 2022, na efetivação de políticas de permanência para estudantes indígenas e quilombolas no ensino superior, além de coordenar a criação da Política Institucional de Ações Afirmativas da UFT, a implementação das bancas de heteroidentificação nos cursos de graduação da instituição e liderar a coordenação do Programa Encontro de Saberes na universidade.
No âmbito nacional, Solange Aparecida atua como coordenadora de Projetos de Educação Escolar Quilombola (CGEEQ) no Ministério da Educação (MEC), na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
É pesquisadora nas áreas de educação para as relações étnico-raciais, educação escolar quilombola e valorização dos saberes tradicionais, consolidando sua atuação na promoção de uma educação inclusiva e transformadora.
Nomeações já publicadas
O governador Laurez Moreira realizou uma série de nomeações para as pastas do governo. Ao todo, 57 novos nomes foram oficializados, abrangendo secretarias de Estado e autarquias. Confira a lista completa das nomeações já publicadas:
Luiza Rocha Pinheiro – secretária de Estado da Comunicação;
Ailton Parente Araújo – chefe de Gabinete do Governador;
Coronel Vitor Teles – secretário-chefe da Casa Militar;
César Hanna Halum – secretário de Estado da Agricultura e Pecuária – responde interinamente pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea);
Nivair Vieira Borges – procurador-geral do Estado;
Vânio Rodrigues de Souza – secretário de Estado da Saúde;
Antônio Trabulsi Sobrinho – presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto);
Herbert Brito Barros – presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins);
Romildo Santos Barbosa – presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO);
Jairo Soares Mariano – secretário de Estado da Fazenda;
Hércules Jackson Moreira Santos – secretário de Estado da Educação;
Bruno Sousa Azevedo – secretário de Estado da Segurança Pública;
Cledson da Rocha Lima – presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins);
Bárbara Jesuína Mendes Gomes – presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO);
Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão – secretária-executiva da Comunicação;
Larissa Carlos Rosenda – secretária de Estado da Mulher – responde interinamente pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir);
Cláudio Thomas Coelho de Souza – comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO);
Flávio Santos Brito – chefe do Estado-Maior da PMTO;
Thiago Franco Santana – comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO);
Maxuell dos Santos de Souza – chefe do Estado-Maior do CBMTO;
Raul de Jesus Filho e Neto – secretário de Estado da Governadoria;
Manoel Moraes dos Reis Filho – secretário-executivo da Administração;
Irana de Sousa Coelho Aguiar – secretária-chefe da Casa Civil;
Murilo Francisco Centeno – secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO);
Lina Ester Barbosa Ribeiro – presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto);
Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas – subprocurador do Estado do Tocantins em Brasília – responde interinamente pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb);
Washington Luiz Vasconcelos – secretário-executivo do Trabalho e Desenvolvimento Social;
Roberto Jorge Sahium – secretário-executivo da Pesca e Aquicultura;
Paulo Antônio de Lima – presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec);
Dalvan Santos Oliveira da Silva – vice-presidente-executivo da Adapec;
Paulo Ricardo Silva Machado – presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS);
Afrânio Vilar Freire de Carvalho – presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI);
Eurípedes Fernandes Cunha – secretário-executivo da Educação;
Estellamaris Postal – secretária de Estado da Cidadania e Justiça;
Odilon Coelho Lima Júnior – secretário de Estado de Parcerias e Investimentos;
Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva – secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços;
Ronaldo Dimas Nogueira Pereira – secretário de Estado do Planejamento e Orçamento;
Sergislei Silva de Moura – secretário-executivo do Planejamento e Orçamento;
Juarez Salim Moreira – secretário de Estado dos Esportes e Juventude;
Marcelo Prevedello Pigatto – secretário-executivo dos Esportes e Juventude;
Wilson Souza e Silva – secretário-executivo e responde interinamente pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd);
Mônica Avelino Arrais – secretária-executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
Homero Barreto Júnior – secretário-executivo da Governadoria;
Ana Carina Mendes Souto – secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social – responde interinamente pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur);
Narubia Silva Werreria – secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais;
Thiago Lopes Benfica – vice-presidente-executivo do Itertins;
Wellingthon Júnior Silveira – vice-presidente-executivo do Igeprev;
Eduardo dos Santos Sobrinho – secretário de Estado de Assuntos Institucionais;
Otoniel Andrade Costa – vice-presidente-executivo da Ageto;
Marcos Antônio Duarte da Silva – secretário de Estado da Administração;
Warner Macedo Camargo Pires – secretária-executiva da Mulher;
Patrícia de Alvarenga Xavier – subprocuradora-geral do Estado;
Paulo Sidnei Antunes – presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM);
Divaldo José da Costa Rezende – secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
Adenieux Rosa Santana – presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins);
Saulo Sardinha Milhomem – presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR);
Stalin Juarez Gomes Bucar – presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins).
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Governo do Tocantins promove Outubro Verde contra sífilis
-
Tocantins2 dias atrás
Cânion da Ilha Negra é área restrita e não pode ser visitado
-
Entretenimento3 dias atrás
Curta “Maria Izabel” vence prêmio no Festival Cine Toca
-
Entretenimento2 dias atrás
MP aprovada atualiza salários de servidores temporários do Tocantins
-
Câmara Municipal de Palmas1 dia atrás
Câmara aprova projeto que troca o nome da Avenida Teotônio Segurado para Siqueira Campos.