Energisa
Aldeias em Formoso do Araguaia recebem ação de negociação de débitos e cadastro na Tarifa Social de energia
Iniciativa itinerante da Energisa percorrerá aldeias São João, Canoanã e Txuiri entre os dias 7 e 9 de outubro

-
7 de outubro (terça-feira): Aldeia São João, na Escola Indígena Temanaré
-
8 de outubro (quarta-feira): Aldeia Canoanã, na Escola Indígena Tainá
-
9 de outubro (quinta-feira): Aldeia Txuiri, na Escola Indígena Txuri Hiná
Energisa
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética prorroga inscrições
Inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética foram prorrogadas até 5 de outubro. Iniciativa da Aneel e Abradee conta com apoio da Energisa Tocantins.
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenada pela Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee), prorrogou as inscrições para a sua 4ª edição. Professores e estudantes do 8º e 9º ano de escolas públicas e privadas podem se inscrever até o dia 5 de outubro, de forma gratuita, no site oficial da competição (onee.org.br).
Objetivo da olimpíada
A ONEE tem como propósito conscientizar jovens sobre o consumo consciente de energia e estimular práticas de sustentabilidade. A iniciativa pretende alcançar cerca de 500 mil estudantes em todo o Brasil e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões, incluindo o apoio da Energisa Tocantins.
De acordo com a organização, a olimpíada busca unir aprendizado e engajamento social por meio de atividades lúdicas e interativas. O analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basilio, destacou que a ação é uma oportunidade de aprendizado prático. “A Olimpíada é uma chance de despertar nos jovens o interesse por temas fundamentais como o uso consciente da energia. É gratificante ver professores e estudantes engajados em uma causa tão importante”, afirmou.
Como será a competição
A olimpíada será realizada em três fases. A primeira, entre 6 e 10 de outubro, contará com desafios gamificados, materiais pedagógicos e simulados online. A segunda fase será marcada pela aplicação de uma prova objetiva. Já a terceira, nos dias 5 e 6 de novembro, vai definir o Grande Campeão da ONEE 2025 durante a cerimônia de premiação.
O anúncio dos 27 finalistas, representando cada unidade da federação, está previsto para o dia 20 de outubro. Segundo a organização, esse formato visa estimular a competitividade saudável e valorizar a participação de estudantes de todo o país.
Premiação para estudantes e professores
O estudante de melhor desempenho em cada Estado será premiado com um notebook. Além disso, os primeiros colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Uma das novidades desta edição é a integração com a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC): medalhistas da ONEE 2025 conquistarão vaga automática na 2ª fase da ONC 2026, sem a necessidade de disputar a etapa inicial.
Os professores também terão reconhecimento especial. Além de acesso gratuito a um curso de 40 horas com certificado, materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e lives de mentoria, educadores premiados poderão receber até R$ 15 mil em vale-presentes na plataforma Viva!, de acordo com o regulamento.
Importância da iniciativa
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética se consolida como uma das principais ações de incentivo à educação ambiental e tecnológica no Brasil. Ao integrar conhecimento, prática pedagógica e competitividade, a ONEE amplia o alcance da educação para a sustentabilidade e estimula novas gerações a repensarem o uso dos recursos energéticos.
Para a comunidade escolar, o evento representa uma oportunidade de aprendizado diferenciado e de valorização do papel de professores e estudantes no processo de construção de um futuro mais sustentável.
Portal Jaciara Barros – informação com relevância local.
Energisa
Salve Cerrado: Taquaruçu Grande recebe festival que une cultura, tradição e defesa ambiental

Setembro é o mês do Cerrado, o segundo maior bioma do País. Para celebrar essa riqueza natural e, ao mesmo tempo, chamar atenção para os desafios da sua preservação, Taquaruçu Grande recebe, neste sábado (27), o “Salve Cerrado! Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado”, que acontece em conjunto com o já tradicional “Abraço ao Taquaruçu”.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Puro Cerrado em parceria com a Associação Água Doce – Movimento de Proteção ao Taquaruçu, reunindo artistas, ambientalistas, estudantes, organizações sociais e moradores em um grande encontro cultural e ecológico. A programação gratuita acontece a partir das 7h, no Espaço Célia’s Restaurante, em Taquaruçu Grande, distrito de Palmas localizado dentro da Área de Preservação Ambiental do Parque Estadual do Lajeado.
Cultura e natureza de mãos dadas
O evento faz parte das celebrações do Mês do Cerrado e da Semana da Árvore, reforçando a importância da preservação do Ribeirão Taquaruçu, responsável por cerca de 70% do abastecimento de água potável de Palmas. Segundo Andrea Lopes, diretora executiva do Instituto Puro Cerrado, a proposta é trabalhar em rede com outras organizações para fortalecer a mobilização social, valorizar a identidade do Tocantins unindo tradição, turismo comunitário e consciência ambiental. “Por meio da arte e das demais ações previstas no projeto, pretendemos que toda a sociedade conheça o valor desse território sagrado e que o poder público venha dialogar com a comunidade, que é composta por ambientalistas, estudiosos, artistas e pessoas que vivem nessa região há muito tempo. São muitas cabeças pensantes que podem propor soluções e projetos sustentáveis para cuidar deste território vital para a qualidade de vida da população de Palmas”, afirma.
O abraço que protege as águas
Um dos momentos mais esperados da programação é a Trilha do Abraço, que contará com a participação de bikers, cavaleiros e trilheiros em um percurso simbólico em defesa da bacia do Taquaruçu. Durante o trajeto, serão lançadas as chamadas “bombas de sementes”, confeccionadas por alunos das escolas rurais da região, simbolizando a semeadura de um futuro mais verde e consciente.
Para Ruy Bucar, um dos organizadores do Abraço ao Taquaruçu, a ação é um gesto de afeto e resistência diante das ameaças ao Cerrado. “Esse encontro simboliza um ato de resistência e de afeto pelo Cerrado. O Abraço ao Taquaruçu nasceu da necessidade de defender as águas que abastecem Palmas e, hoje, ao lado do Instituto Puro Cerrado, ampliamos essa força para que arte e consciência ambiental caminhem juntas”, destaca.
Ações de cidadania e saúde
Durante a manhã, serão oferecidos serviços gratuitos à população, incluindo agendamento de castração de cães e gatos domésticos (Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal); aplicação de 200 vacinas antirrábicas (UVCZ); distribuição de 50 kits de testagem de HIV (Semus); entrega de 400 mudas nativas (Fundação Municipal de Meio Ambiente e Comitê de Bacias); distribuição de sementes de árvores nativas (Instituto Perene); e cadastro de agricultores familiares para fornecimento a órgãos públicos (Secretaria Municipal de Agricultura).
Palco da cultura
A partir das 16 horas, o evento ganha ritmo e cores com apresentações culturais. As atrizes Sheyla Virginio e Ana Kamilla sobem ao palco para um cerimonial diferenciado em ritmo de Cordel, sendo essas atrações o Grupo Veredas de Taquaruçu, o Manifesto pelas Águas e pelo Cerrado, que reunirá lideranças comunitárias em debates e leitura de documento coletivo; e shows com Vozes de Ébano, Samba de Santo e Dorivã.
Um chamado em defesa do Cerrado
Gratuito e aberto a toda a comunidade, o festival pretende mobilizar moradores e visitantes em torno de um mesmo ideal: valorizar a cultura regional e proteger o Cerrado, bioma essencial para a vida de milhões de pessoas. “Esse não é apenas um evento, é um chamado coletivo para lembrar que o Cerrado é nosso patrimônio de vida, e que sem ele Palmas e tantas outras cidades não existirão como as conhecemos hoje”, conclui Andrea Lopes.
Projeto
A realização é do projeto é do Instituto Puro Cerrado, sendo a proponente a produtora cultural Andrea Lopes, com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
Evento: “Salve Cerrado! Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado” + “Abraço ao Taquaruçu”
Data: Sábado, 27 de setembro de 2025
Local: Espaço Célia’s Restaurante – Taquaruçu Grande (20 km de Palmas, dentro da APA do Parque Estadual do Lajeado)
Entrada franca
Mais informações: Instagram @purocerrado
Energisa
Energisa prepara plano de contingência para chuvas no Tocantins
Meteorologista prevê período de altas temperaturas intercaladas com pancadas de chuva
-
Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante chuvas intensas;
-
Nunca utilize aparelhos conectados à tomada durante temporais;
-
Os cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirá-los das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
-
Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
-
Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
-
Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
-
Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
-
Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
-
Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois eles podem estar energizados.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governo do Tocantins promove Outubro Verde contra sífilis
-
Tocantins4 dias atrás
Cânion da Ilha Negra é área restrita e não pode ser visitado
-
Entretenimento5 dias atrás
Curta “Maria Izabel” vence prêmio no Festival Cine Toca
-
Entretenimento4 dias atrás
MP aprovada atualiza salários de servidores temporários do Tocantins
-
Câmara Municipal de Palmas2 dias atrás
Câmara aprova projeto que troca o nome da Avenida Teotônio Segurado para Siqueira Campos.