Esportes
Automobilismo segue como uma das principais paixões dos brasileiros

Para Juliano Andrade, fundador da Master Cooler, as categorias disputadas no Brasil mantém acesa a chama da velocidade
O Brasil é um país repleto de paixões. Carnaval, futebol e comida boa são alguns dos pontos mundialmente conhecidos, mas até 1994, o Brasil também era conhecido como o país do automobilismo.
O talento de Ayrton Senna colocou o verde e o amarelo de volta ao topo do pódio da Fórmula 1, com o brasileiro conquistando 3 títulos mundiais antes do seu trágico acidente durante seu primeiro ano na Williams, equipe britânica que alcançou o auge da F1 em 92 e 93.
De acordo com Juliano Andrade, fundador da Master Cooler, algumas empresas e pessoas ainda trabalham para que o Brasil volte a ser uma nação considerada referência no automobilismo. “Com a nossa visão, queremos que nosso país seja, novamente, visto como um expoente fundamental nesse setor. Existem diversos nichos que são amplamente acompanhados no Brasil, como categorias de Kart, Fórmula Truck, Stock Car e muitos outros. Nas nossas redes sociais, divulgamos um conteúdo bem produzido e que engaja as pessoas. Assim, cada vez mais, podemos ver o crescimento dessa tribo de aficionados por carros e categorias automobilísticas”, relata.
As mulheres brasileiras também apresentam interesse nesse movimento. “É possível ver um enorme crescimento nos últimos anos. Elas seguem as nossas páginas e interagem, muitas vezes, mais do que o público masculino. A atenção delas não se limita aos carros, mas passa também por motos e até lanchas”, pontua Juliano.
Líder e referência quando se pensa em arrefecimento automotivo, a Master Cooler possui dez anos de experiência no mercado e cria produtos de qualidade para solucionar problemas de refrigeração e performance em carros de alto rendimento. “Nosso serviço é algo que realmente chama a atenção dos consumidores, alimentando o amor e paixão que eles nutrem pelos seus carros. Essa relação nos aproxima e mostra que o movimento de aficionados por carros está crescendo em solo nacional”, declara.
Para o especialista, existe uma clara diferença entre seguidores do movimento automotivo no Brasil e em outros lugares do mundo. “Somos verdadeiramente apaixonados por carros. A explosão do movimento de tuning aconteceu com o lançamento dos primeiros filmes da saga Velozes e Furiosos, que foram responsáveis por alavancar essa cultura no Brasil, o que não para de crescer a cada ano”, declara.
Segundo Juliano, a identidade visual da Master Cooler representa a paixão por carros passada de geração em geração. “O Fiat Palio personalizado representado na nossa logo, por exemplo, é o primeiro carro ‘tunado’ do pai de um dos nossos fundadores. É um sentimento passado de pai para filho, e que foi eternizado na nossa marca”, finaliza.
Sobre a Master Cooler
Líder em arrefecimento automotivo, a Master Cooler possui 10 anos de mercado e crescimento exponencial. De empresa artesanal fundada em uma garagem por Juliano Andrade, atualmente conta com cerca de 50 colaboradores e área fabril de 2 mil metros quadrados.
A empresa tem como referência a necessidade de criar produtos de alta qualidade para solucionar problemas de arrefecimento e performance dos clientes mais exigentes. São mais de 200 produtos registrados e catalogados por aplicação e necessidade e um departamento específico para projetos especiais. Além dos produtos e projetos, a Master Cooler oferece conteúdo gratuito sobre o tema nas redes e cursos online de mecânica e preparação para turbinar o carro. Para mais informações, acesse www.mastercoolerperformance.
Sobre Juliano Andrade
O fundador da Master Cooler é um apaixonado por alta performance automotiva e trabalha incansavelmente para ajudar as pessoas a realizarem o sonho de turbinar seus carros. Também gosta de ensinar o que sabe e faz isso através de vídeos gratuitos oferecidos nas redes da empresa e cursos específicos. Acredita que quanto mais se ensina, mais se prospera.
Carros
No topo do ranking de novo: SUVs lideram como carro mais vendido no país
Modelo de veículo somou cerca de 131 mil novos emplacamentos só no mês de julho

O mercado de automóveis está em alta. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.060.362 emplacamentos nos primeiros sete meses de 2025, alta de 3,27% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em julho, foram 229.948 vendas de automóveis e comerciais leves. Entre os modelos mais procurados, os SUVs lideram, respondendo por 56,9% (130.942 unidades) do total comercializado.
Em Palmas, a procura por SUVs também chama atenção, como destaca a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Côrrea. “O interesse por esse tipo de veículo se mantém constante na concessionária, já que Palmas é uma capital de um estado ainda muito interiorano, cercada por cidades menores e áreas rurais, o que faz com que as pessoas valorizem carros versáteis para esses trajetos. Isso sem falar nos clientes com perfil mais aventureiro, que buscam segurança e desempenho para diferentes terrenos”, afirmou.
As qualidades dos SUVs convenceram o jornalista Pedro Thiago Macêdo a trocar de carro. Ele conta que a decisão foi tomada no final de abril, após analisar diversas opções. “O Fastback nos surpreendeu pela tecnologia, conforto e sofisticação. Fizemos test-drive em vários modelos de outras marcas, mas esse conseguiu oferecer uma experiência ímpar. É um carro grande, alto, que transmite personalidade e oferece ótimo espaço interno, confortável até para pessoas bem altas como eu. Tem carregador por indução, saídas de ar para os passageiros traseiros e um design que chama atenção. Sem dúvida, recomendo para quem busca um veículo potente, moderno e marcante”, relatou feliz pela aquisição.
A tendência de alta nas vendas de SUVs reflete uma mudança no perfil do consumidor brasileiro, que busca veículos mais completos e adaptáveis a diferentes rotinas. No caso do Pulse e do Fastback, da Fiat, a combinação de altura do solo, eficiência no consumo e tecnologias embarcadas são um exemplo que atende tanto motoristas que circulam em áreas urbanas quanto quem precisa de desempenho em estradas de terra ou viagens mais longas.
A expectativa é que a participação dos SUVs no mercado continue elevada nos próximos meses, impulsionando o restante do segmento. A Fenabrave manteve, em julho, a projeção anual de crescimento de 5% para o setor em 2025, ritmo moderado, mas suficiente para reforçar a liderança e a importância desse tipo de indústria e comércio.
Esportes
Circuito Tocantinense Trail Run chega a Natividade em 24 de agosto
Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run em 24 de agosto. Percursos de 12 km e 23 km, estrutura com hidratação e controle. Inscrições em corre77.com.br.

Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run no dia 24 de agosto. A proposta é oferecer uma experiência de corrida em meio à natureza com percursos que cruzam matas e lagos e que alcançam o ponto mais alto da cidade, no topo da Serra das Torres.
Circuito Tocantinense Trail Run: Uma Experiência Única
- 12 km percurso desafiador em meio à natureza com passagens por matas e lagos
- 23 km rota para atletas experientes que segue até o topo da Serra das Torres
Estrutura e benefícios ao atleta
- Pontos de hidratação e controle ao longo do trajeto
- Kit atleta com itens do evento
- Troféus e premiações especiais para os melhores colocados
Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site corre77.com.br. As vagas são limitadas e a organização informou data de corte em 18 de julho. Verifique a disponibilidade no momento do acesso.
- Data 24 de agosto
- Local Natividade TO
- Inscrições corre77.com.br
Leia também
Esportes
Anfitriã da 1ª Copa Araguaína de Judô, equipe Kaizen conquista o título do histórico torneio da Fejet
A associação de Judô araguainense sagrou-se campeã do torneio com um total de 22 medalhas de ouro, 10 de prata e quatro de bronze

Se já não bastasse a alegria por sediar, de forma inédita, uma etapa oficial do Campeonato Tocantinense promovido pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) na região norte do Estado, a Associação Kaizen Judô do 2º BPM alcançou a glória máxima ao sagra-se campeã com um total de 22 medalhas de ouro, 10 de prata e quatro de bronze. A competição histórica aconteceu no sábado último, 16, em Araguaína, reunindo cerca de 140 atletas representando os estados do Maranhão, do Pará e, é claro, do próprio Tocantins.
Além da Kaizen, também compuseram o pódio das cinco principais equipes da competição, na sequência, as equipes palmenses Associação de Judô Nipo, com 16 medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze; a Associação Palmas Judô Clube [12; 1; 3]; o Centro de Treinamento de Judô Tsume [7 medalhas de ouro e uma de prata]; e o Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) [7; 4; 3].
Responsável pela Kaizen 2º BPM,equipe campeã da competição, que valeu pela 5ª etapa do Ranking 2025 do Tocantinense de Judô, o faixa preta de 3º Dan e árbitro Aspirante FIJ Eduardo Noleto enfatizou que o sucesso do evento foi apenas o início de uma trajetória que promete se tornar tradição em Araguaína.
“Estamos imensamente felizes com essa conquista, que coroou todo o esforço e dedicação de cada integrante da equipe. Agora, o nosso compromisso é claro: em 2026, a Copa Araguaína será maior, mais impactante e ainda mais memorável, consolidando-se como referência no calendário esportivo do Tocantins e da região Norte do Brasil. O Judô em Araguaína ganhou força, visibilidade e, principalmente, o coração de todos”, celebrou Noleto Sensei.
Próximas competições
Se dizendo muito satisfeito com o evento como um todo, tanto no que se refere à estrutura montada para o público e para os atletas quanto às questões técnicas apresentadas pelos competidores, árbitros e treinadores, o faixa coral de 6º Dan presidente da Fejet, Celso Galdino, ressaltou que o Judô do Tocantins deve celebrar o feito, mas sem perder o foco nas próximas competições, pois ainda existem muitos compromissos em 2025.
“É claro que estamos muito felizes com tudo o que foi realizado em Araguaína; inclusive, eu parabenizo a Kaizen Judô pelo excelente evento e pelo título. Porém, o nosso foco já precisa ser voltado à preparação dos nossos atletas para os Campeonatos Brasileiros Sub-13, Sub-15, Júnior, Sênior e Master; para o Torneio da Associação Mazzili; para a Copa Moura; e para a 6ª etapa do Tocantinense. Todos eles vão ocorrer entre setembro e novembro. Então, temos muito trabalho a ser realizado ainda”, destacou Galdino Sensei.
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento5 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção