Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)

Dia D contra a dengue

Dia D contra a dengue mobiliza o Tocantins neste sábado (8) com mutirões, visitas domiciliares e ações educativas em Palmas e em todo o estado.

Palmas (TO) — O Governo do Tocantins aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue e realizará neste sábado, 8, uma grande campanha de conscientização. Em Palmas, a programação ocorre na Policlínica da 303 Norte, das 7h30 às 12h. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO) e os 139 municípios, convoca toda a população para eliminar focos do mosquito e reforçar a prevenção durante o período chuvoso.

Mobilização estadual e prevenção

O Dia D contra a dengue integra o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e busca alertar sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

Durante a mobilização, agentes de saúde, estudantes e voluntários realizam mutirões de limpeza e visitas domiciliares, orientando moradores sobre cuidados simples como tampar caixas d’água, descartar corretamente garrafas e pneus e eliminar qualquer recipiente que acumule água.

Ações e engajamento da comunidade

A SES-TO reforça que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada.
O combate ao Aedes aegypti começa em cada residência. É fundamental que as pessoas verifiquem seus quintais semanalmente para eliminar possíveis criadouros”, destaca a secretária de Saúde, Alana Barbosa.

Além das visitas e mutirões, as ações incluem distribuição de panfletos, palestras em escolas e demonstrações de tratamento adequado da água. A campanha conta com apoio de entidades municipais e organizações sociais que atuam no campo da saúde pública.

Período de maior atenção

Com a chegada das chuvas, depósitos como pneus, materiais rodantes, entulhos e sucatas tornam-se locais propícios para a reprodução do mosquito. A SES-TO ressalta que a população deve intensificar a vigilância nesse período para evitar um surto de casos.

A mobilização tem caráter educativo e participativo, buscando formar multiplicadores da prevenção em todas as regiões do estado.

Programação em Palmas

07h30 – Encontro e organização das equipes.
08h00 – Solenidade de abertura e discursos de autoridades.
09h00 – Início dos mutirões de visitas domiciliares na Quadra 303 Norte.
12h00 – Encerramento das atividades.

Local: Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves (Policlínica da 303 Norte), Alameda 10, Plano Diretor Norte, Palmas – TO.

Mais notícias


Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui