PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins

PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins

PF investiga crime contra a administração da Justiça e embaraço à investigação de organização criminosa na Operação Nêmesis.

Palmas/TO. A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12/11) a Operação Nêmesis para apurar a possível prática de embaraço à investigação sobre organização criminosa supostamente envolvida no desvio de recursos públicos da Covid-19 e de emendas parlamentares utilizados para o pagamento a empresas contratadas para o fornecimento de cestas básicas.

Policiais federais cumprem 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Palmas e Santa Tereza do Tocantins, com foco na interrupção de ações criminosas voltadas à destruição e ocultação de provas e na coleta de novos elementos que auxiliem no esclarecimento dos fatos.

Origem: desdobramentos da Operação Fames-19

As investigações tiveram início durante a deflagração da 2ª fase da Operação Fames-19, em 3/9, quando a PF identificou indícios de que alguns investigados teriam se prevalecido de seus cargos e utilizado veículos oficiais para retirar e transportar documentos e materiais de interesse, embaraçando as investigações sobre a atuação da organização criminosa.

Os procedimentos seguem em curso e tramitam sob sigilo na Corte Especial do STJ. A Nêmesis busca aprofundar a autoria e a materialidade, além de identificar possíveis outros agentes até então não mapeados.

Mandados, objetivos e apreensões

As ordens judiciais determinam a busca por documentos, mídias, equipamentos eletrônicos e quaisquer registros capazes de comprovar a destruição ou ocultação de provas e o eventual rastreamento de ativos decorrentes de desvios. A execução simultânea visa garantir a integridade do conjunto probatório e desarticular eventuais tentativas de nova supressão de evidências.

Canais de contato para informações

A Polícia Federal disponibiliza os seguintes canais para o recebimento de notícias e informações referentes aos fatos: e-mail delecor.drcor.srto@pf.gov.br, WhatsApp (63) 3236-5512 e atendimento presencial na Superintendência Regional no Tocantins.

Mais notícias


Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui