conecte-se conosco

Cultura

Projeto de Choro emociona idosos em apresentação especial

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Para Landinho, levar o Choro aos idosos é gesto de reconhecimento e pertencimento.

Idosos do projeto Vivência Inicial de Choro se apresentam nesta quarta, 19, na ETI Vinícius de Moraes, em Palmas, celebrando música, memória e inclusão cultural.

Idosos participantes do projeto Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade sobem ao palco nesta quarta-feira, 19 de novembro, às 14h, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, na 706 Sul, em Palmas. A apresentação é aberta ao público e celebra as oficinas realizadas semanalmente, unindo música, memória e inclusão cultural.

Idealizado pelo músico Iogo Landinho, o projeto aproxima a terceira idade do universo do Choro, gênero reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Por meio de aulas de instrumentos e canto coral, os participantes redescobrem a música como linguagem de afeto, convivência e valorização da experiência de vida.

Música como memória, afeto e pertencimento

Para Landinho, levar o Choro aos idosos é gesto de reconhecimento e pertencimento. “O Choro carrega em suas melodias a história do Brasil e uma força de conexão que emociona gerações. Levar essa vivência para os idosos é promover dignidade cultural, abrir espaço para que expressem seus talentos e, principalmente, para que se reconheçam como parte fundamental da nossa memória coletiva”, afirma.

As oficinas instrumentais são conduzidas pelo músico Matheus Les, que destaca a troca entre gerações como um dos pontos altos do projeto. “Eles chegam com curiosidade e vontade de aprender e nos ensinam muito sobre sensibilidade e alegria. É bonito ver como a música renova o ânimo e cria vínculos entre todos.”

O projeto também conta com atividades de canto coral sob orientação da professora Ane Oliveira, que reforça o impacto da prática coletiva. “O canto em grupo desperta emoções e fortalece a autoestima. Cantar juntos é compartilhar histórias e afetos, é se reconhecer no outro por meio da música.”

Apresentação reunirá clássicos do Choro

A apresentação desta quarta promete emocionar o público, com repertório de clássicos do Choro interpretados pelos alunos e pelo grupo de músicos profissionais que compõem a equipe pedagógica do projeto.

O Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade é uma realização de Iogo Landinho, com patrocínio por meio do edital de Música da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura.

Serviço

O quê: Apresentação do projeto Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade
Quando: Quarta-feira, 19 de novembro, às 14h
Onde: Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes (706 Sul), Palmas – TO
Entrada: Gratuita

Mais notícias

Voltar ao Portal


Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *