Economia
Banco da Amazônia disponibiliza mais de R$ 9,1 bilhões de FNO para região Norte em 2023

A Região Norte vai contar neste ano com mais de R$9 bilhões de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Este montante, disponibilizado pelo Banco da Amazônia, será dividido entre programas voltados para agricultores familiares, empresas de todos os portes e setores, para o agronegócio empresarial, microempreendedores, empreendimentos de infraestrutura e financiamento estudantil. Para o estado do Tocantins, o valor disponível é de R$ 2.141,69 bilhões.
O objetivo geral do fundo é contribuir para promover, induzir e apoiar o desenvolvimento econômico e social da Região Norte, mediante a recuperação e a conservação da biodiversidade, incentivando o uso de técnicas agroflorestais, como também, projetos agropecuários sustentáveis e demais empreendimentos rurais. O FNO é um importante instrumento de desenvolvimento e fomento da economia na região da Amazônia Legal. Em 2021, o fundo foi aplicado em cada um dos 450 municípios da Região Norte, com volume recorde de R$12,4 bilhões.
De acordo com Aline Caramês, gerente executiva de Planejamento do Banco da Amazônia, o FNO é uma fonte de recursos indispensável aos empreendedores regionais dos setores rurais e urbanos de todos os portes. “Em 2023, o BASA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, por meio do financiamento aos empreendimentos regionais, que irão gerar renda e empregos para nossa região”, destacou.
O Plano FNO 2023 contempla programas e linhas de financiamentos,com destaque às linhas verdes, segmento para operações de investimentos e para custeios agrícolas e pecuários, que apresentam condições diferenciadas de taxas e prazos nos financiamentos, com indução das práticas sustentáveis nos empreendimentos regionais.
Para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que apoia as atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas mediante a força de trabalho do produtor rural e de sua família, o valor destinado será de R$ 911 milhões.
O Plano do FNO para 2023 está disponível no link https://www.bancoamazonia.com.br/o-banco/fno, onde é possível acessar o Simulador do FNO para auxiliar na decisão do crédito com a simulação de financiamentos. Para mais informações, visite uma das agências do Banco da Amazônia.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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