Economia
Natura é a empresa de cosméticos com melhor reputação corporativa no Chile

Por meio de nota, a Natura também confirmou que seu gerente geral, Gustavo Cruz de Moraes, foi incluído pela primeira vez no ranking de líderes empresariais, ocupando a 21ª posição. Somado a isso, na votação da população em geral foi apontada como a sétima empresa com melhor reputação no país.
“Estamos muito orgulhosos e nos sentimos honrados em receber este reconhecimento que nos coloca em primeiro lugar na categoria de empresas de cosméticos e beleza do ranking Merco, pois é fruto de um trabalho que realizamos há anos, mas que nos obriga a seguir melhorando e buscar novas maneiras todos os dias para dar uma nova abordagem com propósito aos cosméticos. E com esse desafio buscamos inovar, oferecer novos produtos que nos façam bem e, ao mesmo tempo, cuidar e respeitar a natureza, gerando um impacto social positivo e integrando todas as pessoas”, disse Moraes.
A posição da empresa no ranking “Merco Empresas y Líderes Chile” acompanha o excelente desempenho da Natura em 2022, em termos de reputação corporativa, sendo novamente premiada pela Merco Talento como a organização líder do setor de cosméticos na atração e retenção de jovens talentos.
Além disso, em 2022, ela também ficou em primeiro lugar no Merco ESG (ambiental, social e governança corporativa) como a organização “Mais Responsável com o Meio Ambiente”, situando-se entre o top 10 das “Mais Responsáveis em ESG”, em sexto lugar na categoria “Social” e em sétimo na categoria “Governança”.
O Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, Merco, é uma das ferramentas de referência na medição internacional da reputação corporativa das empresas, tanto do ponto de vista da opinião pública quanto das próprias organizações.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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