Nova estrutura física do Cras Karajá II amplia atendimento socioassistencial em Palmas
A Prefeitura de Palmas entregou a nova estrutura física do Cras Karajá II, no setor Santa Bárbara, ampliando e qualificando o atendimento socioassistencial às famílias da região.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher (Semasmu), entregou na manhã desta quarta-feira, 28, a nova estrutura física do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá II, localizado no setor Santa Bárbara. A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, além de moradores e profissionais da área da Assistência Social.
A entrega marca a conclusão de uma reforma geral no equipamento público, com foco na ampliação da estrutura física, modernização dos espaços e melhoria das condições de acolhimento para usuários e servidores, fortalecendo a política de assistência social no município.
Retomada de políticas públicas e valorização da comunidade
Durante a entrega, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que a revitalização do Cras Karajá II representa mais do que uma obra física, simbolizando a retomada de políticas públicas voltadas à dignidade, à inclusão social e ao cuidado com as pessoas.
“O novo está aqui. O Santa Bárbara voltou a ser prioridade. E eu ainda vou retornar para entregar outros programas sociais que marcaram a história deste bairro”, afirmou o prefeito, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede de proteção social.
O presidente da Associação de Moradores do setor Santa Bárbara, Sideromar Messias Pires, também ressaltou a importância da obra para a comunidade. “Esta obra é um sonho que essas famílias aguardam há muito tempo, é a resposta que o povo daqui esperava da gestão. Só temos a agradecer à Prefeitura por trazer essas e tantas outras melhorias, como, por exemplo, a reforma do postinho de saúde”, pontuou.
Ampliação da rede de assistência social
A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, destacou que a entrega do Cras Karajá II faz parte de um conjunto de investimentos voltados à política de Assistência Social em Palmas.
“Estamos entregando hoje esta unidade completamente transformada e modernizada. É importante lembrar que este é um pacote de obras para a política de Assistência Social. Já foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo Cras Xerente, no Taquari, e hoje o prefeito assinou outras três novas ordens de serviço para revitalização das unidades do setor Santo Amaro, Morada do Sol e também do distrito de Taquaruçu”, explicou a gestora.
Atualmente, Palmas conta com sete unidades de Cras, que ofertam serviços como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, além de orientações sobre benefícios sociais.
Humanização, acessibilidade e modernização
As obras de reforma do Cras Karajá II priorizaram a ampliação da estrutura física com foco na humanização do atendimento e no acolhimento de usuários e servidores. Entre as melhorias realizadas estão a criação de novas salas, implantação de novos banheiros e adaptação completa dos sanitários para Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas com mobilidade reduzida, além da climatização de todos os ambientes.
O equipamento público também recebeu uma nova estrutura de telhado, com substituição integral das telhas cerâmicas antigas, proporcionando redução de ruídos e melhor isolamento térmico. A revitalização incluiu ainda novo calçamento externo com piso tátil, modernização da fachada para maior visibilidade e criação de uma área de convivência externa com arborização e pergolado, promovendo contato com a natureza.
Abrangência do atendimento
O Cras Karajá II é a porta de entrada da assistência social para famílias dos setores Santa Bárbara, Assentamento Prata, Sônia Regina, setor Industrial, Jardim Paulista, setor Marly Camargo, Jardim Aureny I e II, Jardim Bela Vista, Santa Helena, Jardim Vitória I e II e Setor Aeroporto.
Com a nova estrutura, a unidade tem capacidade para atender cerca de mil pessoas e famílias por ano, fortalecendo a rede de proteção social e ampliando o acesso da população a serviços essenciais de assistência social em Palmas.


