Economia
Contas de água no Tocantins terão informações sobre saúde, vacinação e outros temas de relevância social, após BRK firmar parceria com Ministério Público Estadual

A BRK e Ministério Público Estadual (MP-TO) firmaram nesta segunda-feira, 16, um termo de cooperação técnica para disponibilizar na fatura de água, informações de interesse público. O objetivo é que a população tocantinense receba em sua conta, informações sobre temas de relevância social e que necessitem de ampla divulgação. Inicialmente, as campanhas serão direcionadas a respeito da segurança e eficácia das vacinas, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado do Tocantins.
De acordo com a diretora de operações da BRK, Sandra Leal, a companhia já realiza um trabalho de conscientização com as comunidades onde atua. “Os serviços prestados pela concessionária estão diretamente relacionados às questões de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente, por isso essa pauta também é um passo a mais na conscientização e prevenção à doenças”, disse Sandra.
Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça falou sobre a relevância da assinatura do termo: “É um projeto muito importante para a sociedade. Tenho certeza de que esse trabalho, liderado pela promotora Araína Cesárea, surtirá efeito positivo. A disseminação de informações confiáveis sobre vacinas é de fundamental importância para evitar que pessoas desenvolvam doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização”, disse Casaroti.
De acordo com a promotora Araína Cesárea, os índices de pessoas imunizadas contra várias doenças estão caindo no Brasil desde 2018. Ela citou que, em 2016, por exemplo, o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado do esforço nacional para acabar com uma doença infantil altamente contagiosa e potencialmente grave, mas para a qual existe vacina.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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