Turismo
Parque Ibirapuera celebra aniversário de São Paulo com programação especial e show gratuito no Auditório Ibirapuera

Ação para tutores de pets, entrada gratuita em equipamentos culturais e sessões para todas as idades no Planetário Ibirapuera estão entre os destaques
Para celebrar os 469 anos da cidade de São Paulo, na próxima quarta-feira (25), o Parque Ibirapuera, que é administrado pela Urbia, preparou uma programação especial com diversas atividades gratuitas para os visitantes. Um dos destaques é o show da Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera, no Auditório Ibirapuera. Além desta atração, o espaço para pets contará com customização de medalhinhas de identificação, entrada gratuita no Pavilhão Japonês até o fim de semana, programação do Planetário e muito mais. Confira abaixo:
Show gratuito no Auditório Ibirapuera
A Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera vai realizar uma apresentação em homenagem à cidade de São Paulo na quarta-feira (25), a partir das 11h, no Auditório Ibirapuera. Sob regência de Nailor Proveta, um dos principais nomes da música instrumental do Brasil, a Orquestra vai apresentar um repertório composto por canções de grandes artistas nacionais, como Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola e Milton Nascimento. O evento terá participação da Banda Aldeia.
Festa no Quintal
Para os tutores de pets, o parque mais amado de São Paulo contará com uma ativação muito especial. A Petlove realizará a “Festa no Quintal”, na quarta-feira (25), das 10h às 18h, com entrada gratuita. Na data, a empresa oferecerá customização de medalhinhas de identificação (dogtag), em estilo de grafite, criadas pelos artistas paulistanos Nayara Kliner, do Nayara Setelinhas Oficina, e João Marcelo. Também será instalado um bolo cenográfico gigante para a celebração da data, além de um espaço personalizado para fotos de pets e tutores. Vale a pena visitar o local.
Planetário Ibirapuera
O Planetário Ibirapuera apresentará o espetáculo “Show de Luna”, que destaca diversas histórias de Luna, uma garota apaixonada por ciências, e que usa a imaginação para descobrir respostas do universo juntamente com seu irmãozinho Júpiter e seu furão de estimação Cláudio. Com duração de 40 minutos, a sessão é destinada ao público infantil, de dois a seis anos de idade. O espetáculo está previsto para quarta-feira (25), às 13h.
Outra sessão programada para a data é “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que destacará o céu da capital paulista, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade. Os horários das exibições são: 15h e 17h.
“Planetas do Universo” é outro evento da celebração do aniversário de São Paulo, a sessão faz uma reflexão sobre as descobertas que mexem com a humanidade e que trazem à tona questões profundas dos seres humanos: será que estamos sozinhos no universo? “Planetas do Universo” acontece às 15h.
Ainda faz parte da programação a palestra “Sob os Céus de São Paulo”, conduzida por Denis Zoqbi, gestor do Clube de Astronomia de São Paulo-CASP, na quarta-feira (25), às 19h. Os interessados devem adquirir o ingresso gratuito no Urbiapass. O evento fará uma retrospectiva de 1960, período no qual o Brasil vivia uma revolução que remodelava o pensamento industrial e educacional de todo o país. Durante o governo de Juscelino Kubistchek, integrantes da Associação de Amadores de Astronomia A.A.A, sediada em São Paulo, inauguraram, no Planetário do Ibirapuera, o primeiro radiotelescópio amador totalmente voltado à pesquisa espacial, montado no Brasil.
Pavilhão Japonês com entrada gratuita até domingo (29)
Considerado um dos principais locais para mergulhar na história e cultura japonesa na capital paulista, o Pavilhão Japonês prestará uma homenagem à cidade de São Paulo com entrada gratuita de quarta-feira (25) a domingo (29), das 10h às 17h.
Além da gratuidade, o espaço oferecerá uma atividade para aprender a técnica japonesa do kokedama (plantio em bola de musgo). Trata-se de um cultivo sustentável e tendência no paisagismo. Com duração de uma hora e turmas de até 20 pessoas (por ordem de chegada), a atividade acontecerá em três horários: às 11h, às 14h e às 16h. O evento é realizado pela Matsu Store e o Pavilhão Japonês.
Já no sábado (28), a partir das 11h, o espaço realizará uma apresentação e oficinas de taiko (tambores japoneses), regado com muita música e performance de cantores e grupos. No mesmo dia, a partir das 12h40, será feita a apresentação do trabalho realizado no Kodomo no Sono (entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais).
Localizado às margens do lago do Ibirapuera, próximo ao Planetário e ao Museu Afro Brasil, o Pavilhão Japonês foi construído por meio de uma parceria entre o governo japonês e a comunidade nipo-brasileira, conta com um salão nobre e diversas salas anexas. Em seu Salão de Exposição é possível conferir peças doadas pelo governo japonês que retratam as belezas do Japão. No espaço, também é possível apreciar o jardim repleto de plantas e árvores ornamentais, além de um lindo lago de carpas.
Para quem deseja saborear algumas das delícias da culinária japonesa, o Pavilhão conta com uma cafeteria estilo take away, o Na Na Ya, que serve opções variadas de pratos doces e salgados. O espaço tem ainda uma loja de souvenir com temática japonesa, da Matsu Store.
Museu Afro Brasil
Com um acervo composto por mais de 8 mil obras, que incluem pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documento, entre outros, na quarta-feira (25) o Museu Afro Brasil funcionará das 10h às 17h (permanência até 18h), com entrada gratuita. O acervo do MAB é composto por peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os dias de hoje, que retratam diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos no site do Museu.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, onde a assunção do espaço deverá acontecer em breve.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO3 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento3 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção