Tocantins
Governo do Tocantins participa da reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas no México
No evento, o Tocantins vai apresentar o Programa REDD+ Jurisdicional no Estado, acompanhar o lançamento do Plano de Ação de Manaus no Amazonas – Brasil e participar do intercâmbio de conhecimento em visitas técnicas.
Cleide Veloso/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins vai participar de 7 a 10 de fevereiro da 13ª Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) em Mérida, península de Yucatán, México. A delegação do Estado irá acompanhar o lançamento do Plano de Ação de Manaus no Amazonas – Brasil e promover intercâmbio de conhecimentos técnicos com visitas a campo.
O ato do governador Wanderlei Barbosa que designa a composição da delegação do Estado foi publicado no Diário Oficial do Estado 6.256 desta terça-feira, 24. Farão parte da delegação Tocantins a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, a superintendente de Gestão de Políticas Públicas da Semarh, Marli Santos, e a gestora pública da Secretaria da Fazenda, Mara Lúcia Pinto Rabello de Camargo.Esse encontro no México vai discutir o Manaus ActionPlan (MAP) ou Plano de Ação de Manaus, que foi definido no ano passado.
A secretária do Meio Ambiente Miyuki Hyashida adiantou que “no México teremos uma agenda que vai tratar de todos os assuntos do Manaus ActionPlan (MAP), vamos debater com empresas privadas para buscar suporte financeiro para essas agendas, trabalhar governança política pública e apresentar os exemplos de sucesso dos estados subnacionais”.
A superintendente da Semarh, Marli Santos, enfatizou que “ O compromisso dos governadores incluídos no MAP é investir em pessoas e comunidades que vivem nas florestas, bem como, em conhecimento, tecnologia e inovação, no sentido de agregar valor com o uso da tecnologia aos produtos da biodiversidade”.
A superintendente citou como exemplos a produção de cacau gourmet cultivado na região florestal e, outros produtos como o açai, o pequi, que podem ser utilizado pelas indústrias farmacêuticas, cosmética e de perfumaria.
Marli Santos acrescentou ainda que outro item da pauta de discussão é sobre como captar recursos e investimentos do setor privado para mover a economia no sentido de garantir a floresta em pé.
Tocantins
A superintendente Marli Santos adiantou que o Tocantins fará uma apresentação do estudo de caso do Programa REDD+ Jurisdicional no Estado e reiterou que, “estamos bastante otimistas porque vamos poder mostrar o quanto o Estado está empenhando esforços para manter a floresta em pé e incentivar a valorização dos povos e agricultores familiares que vivem da floresta”.
Na avaliação da superintendente, durante a visita de campo a Força Tarefa tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias na área de extrativismo, florestas, agricultura; integração lavoura, pecuária e floresta e tecnologia de beneficiamento de produtos de vegetação nativa. “É sempre um momento de aprendizado, troca de experiências e um momento em que vamos estreitar relações para fortalecer essa luta global de manter a floresta em pé, finalizou”.
GCF Task Force
A Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) congrega 39 governadores de estados subnacionais ou províncias, depende do país, reunindo representantes de todo o mundo. No encontro anual, realizado em Manaus no ano passado, esses governadores decidiram que fariam um encontro em outubro no Peru e outro agora, no mês de fevereiro desse ano, no México.