Economia
Sebrae oferece facilidades para empreendedores buscarem linhas de crédito

Por meio do Fampe, o pequeno negócio tem garantia ou aval de até 80% nos empréstimos
Crédito acessível combinado com capacitação é o caminho para que os empreendedores tenham conhecimento e maturidade para gerir suas empresas de forma competitiva e sustentável. Pensando nisso, o Sebrae trabalha para ajudar os pequenos negócios a buscarem linhas de créditos acessíveis para alavancar suas empresas.
Francisco Ramos, analista do Sebrae, destaca que desde o começo da pandemia da Covid-19, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. A principal barreira foram as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo. Diante deste cenário, o Sebrae entrou com a garantia para ajudar essas empresas, por meio do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas – Fampe, que é uma garantia ou aval de até 80% sobre o valor financiado.
O analista explica que no Tocantins esta garantia está presente na Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento, Sicoob e Sicoob UniCentro Br. Outra forma de apoio aos pequenos negócios oferecida pelo Sebrae é a consultoria financeira, onde o Agente de Crédito e Finanças visita a empresa e realiza gratuitamente a consultoria de análise do pré ou pós crédito. “Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, em novembro do ano passado, concluiu que 40% dos empresários do Tocantins, que tiveram o crédito negado, foram pela falta de garantia real, avalista/fiador ou fundo garantidor, sendo o maior percentual em todo País”.
Ramos ressalta que o Sebrae não faz empréstimo. Porém, a instituição atua como um agente orientador desse processo de crédito. “Outros parceiros, como instituições bancárias, também auxiliam oferecendo financiamentos para essas empresas. São linhas de créditos com carência e taxas de juros diferenciadas para MEIs, MEs e EPPs”, informa.
Fampe
O Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas – Fampe trata-se de um aval complementar para facilitar para o pequeno negócio o acesso ao crédito nos bancos. O objetivo é reduzir os riscos das operações de crédito das instituições financeiras, oferecendo garantia na hora dos empréstimos. Podem ter acesso a esta garantia as categorias de pequenos negócios: Microempreendedor Individual – MEI, Microempresa – ME e Empresa de Pequeno Porte – EPP.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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