Governador participou da cerimônia em Taquaruçu, onde foi aluno e professor da instituição. Colégio Militar Duque de Caxias comemora 75 anos com solenidade em Taquaruçu
Com essas palavras, o governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) iniciou sua fala na cerimônia em homenagem ao aniversário da tradicional escola, realizada nesta quinta-feira, 25, em Taquaruçu, distrito de Palmas.
Expansão do modelo cívico-militar no Tocantins
Durante os últimos dez meses de gestão, Wanderlei Barbosa entregou a sede do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia, em Palmas, com capacidade para 750 estudantes e estrutura moderna. O prédio possui 21 salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços culturais.
Além disso, o modelo cívico-militar foi implementado nas seguintes unidades:
- Escola Estadual Girassol João Pires Querido – Silvanópolis
- Escola Estadual Professora Hemedy Cury Queiroz – Nova Olinda
- Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito – Tocantinópolis
Essas escolas recebem apoio do Governo Federal para a execução da metodologia, que une disciplina militar à qualidade pedagógica.
História do Colégio Militar Duque de Caxias
Fundado em agosto de 1947, o Colégio Militar Duque de Caxias surgiu por meio de mobilização popular. Iniciou suas atividades na Igreja Nossa Senhora do Rosário e, em 1970, passou a ocupar prédio próprio, onde atualmente funciona o Espaço da Cidadania Profª Maria dos Reis.
Na década de 1980, passou a ofertar o segundo ciclo do ensino fundamental. Em 1986, as duas etapas foram unificadas sob o nome Duque de Caxias. Com a inclusão do ensino médio, passou a se chamar Colégio Estadual Duque de Caxias. Em 2021, adotou oficialmente o modelo militarizado.
Referência em educação e formação de valores
Reconhecido por sua excelência e disciplina, o Colégio Militar Duque de Caxias é uma das instituições mais respeitadas do Tocantins. Com 75 anos de história, a escola formou gerações de cidadãos conscientes, sendo destaque em desempenho acadêmico, civismo e formação de caráter.
A solenidade celebrou não apenas a trajetória da escola, mas também o compromisso contínuo com a educação pública de qualidade no estado.

