Turismo
Chapada Week 2023 : Mais de 70 de estabelecimentos entram em campanha para atrair turistas à Chapada dos Veadeiros

O evento acontece de 8 a 19 de março, com descontos de 10% a 50% em atrativos, pousadas, restaurantes e atendimentos terapêuticos.
Unir o ecoturismo ao turismo holístico é uma das propostas para quem vai à Chapada dos Veadeiros, destino ideal para quem busca contato com a natureza, boa gastronomia, cultura, bem-estar, além de curiosidades que rondam o lugar e seus oito municípios. Porém, o mês de março é naturalmente menos procurado pelos turistas, e por isso, mais de 70 estabelecimentos uniram-se em uma grande promoção.
Entre os dias 8 e 19 de março, empreendedores dos municípios de São João d’ Aliança, Alto Paraíso de Goiás/Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante irão realizar um dos maiores festivais de descontos da região, o Chapada Week. A iniciativa reúne estabelecimentos que oferecem descontos de 10% a 50% em hospedagens, passeios turísticos, ingressos para atrativos como cachoeiras e trilhas, restaurantes, terapias, lojas de souvenir e outros serviços.
“A segunda edição do Chapada Week 2023 é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do turismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo internacionalmente. Além de fomentar a economia e o empreendedorismo local, com o festival visamos atrair quem já conhece a Chapada dos Veadeiros, convidar novos turistas e incentivar os moradores a aproveitar a região e ainda se beneficiar com descontos”, afirma Andrea Manzan, presidente da Associação Veadeiros, organizadora oficial do evento.
Localização
A Chapada dos Veadeiros está localizada na região Centro-Oeste, no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). A região de cerrado é um destino turístico para quem busca saúde e bem-estar, seja ao contemplar paisagens paradisíacas, vivendo dias de descanso ou se aventurando por trilhas. Lá se encontram mais de 2 mil opções de cachoeiras que podem chegar a 180m de queda d’água, piscinas naturais e águas termais.
Além disso, é possível viver experiências diferenciadas nas várias estações do ano. Por exemplo, na “Época das Águas”, de outubro a maio, pode-se apreciar as cachoeiras nas suas forma mais abundantes, nadar em piscinas naturais de borda infinita, ter experiências incríveis sob o famoso pôr-do-sol do cerrado, conhecer a grande variedade de tratamentos relaxantes e apreciar a rica gastronomia local.
Natureza
Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente. Alto Paraíso de Goiás já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. Entre os destaques está o famoso Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.
Outros locais muito procurados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizados na comunidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro do município de Cavalcante. Quem quiser, pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo a típica comida quilombola no Restaurante da Minelci.
Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impressiona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado.
Durante o festival Chapada Week 2023 ainda será possível encontrar ofertas como 30% de desconto no Complexo de Cachoeiras Veadeiros, 20% de desconto no Santuário Volta da Serra, na Cachoeira do Bonito e na Cachoeira São Bartolomeu. Para quem desejar fazer um passeio de barco pelo Lago Serra da Mesa, a Cabana do Pescador e o Rancho da Ni, em Colinas do Sul, estarão com 30% de desconto. Esses e muitos outros estão listados no final do texto.
Gastronomia e hospedagem
A Chapada dos Veadeiros oferece bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com cardápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até restaurantes mais sofisticados com pratos vegetarianos e veganos.
A região da Chapada dos Veadeiros conta com cerca de 3500 leitos, que atendem a diferentes perfis de turistas. De campings a pousadas charmosas e mais intimistas, os visitantes terão opções de descontos variados.
Saúde e bem-estar
Para quem busca bem-estar físico e mental, a Chapada é o destino ideal. Há diversas opções de meditação, massagens relaxantes, yoga e terapias que podem entrar no roteiro da viagem. Para este público, o Chapada Week 2023 conta com o apoio da Associação de Terapeutas de Alto Paraíso (ATAP), com cerca de 18 terapeutas. Serão oferecidos descontos de 20% em sessões de alinhamento de chakras, reiki, cone chinês, florais, leitura de tarô e muitas outras opções.
São João d’Aliança:
Restaurante Chapéu de Sol | 10% de desconto
Lanchonete Portugal | 15% de desconto
Legião Burguer | 10% de desconto
Colinas do Sul:
Restaurante Rancho da Ni | 10% de desconto
Restaurante Cabana do Pescador | 10% de desconto
Atrativos
Alto Paraíso de Goiás:
Tirolesa Voo do Gavião | 20% de desconto
Cachoeira dos Cristais | 15% de desconto
São Jorge:
Mirante da Janela | 25% de desconto
Raizama | 25% de desconto
Vale da Lua | 25% de desconto
Santuário Volta da Serra | 20% de desconto
Complexo Morada do Sol | 14% de desconto
São João d’Aliança:
Complexo Veadeiros | 30% de desconto
Cachoeira do Label | 50% de desconto
Cachoeira do Bonito | 20% de desconto
Paraíso dos Cactos | 25% de desconto
Teresina de Goiás:
Fazenda Touro Bravo | 50% de desconto
Reserva Pranayama | 10% de desconto
Cavalcante:
Cachoeira São Bartolomeu | 20% de desconto
Complexo Veredas Cachoeiras | 20% de desconto
Boia Crós Zaltana Ecoturismo | 30% de desconto
Rafting Zaltana Ecoturismo | 30% de desconto
Cachoeira Santa Bárbara | 32% de desconto
Cachoeiras da Comunidade Kalunga Engenho II | 32% de desconto
Colinas do Sul:
Passeio de barco Rancho da Ni | 30% de desconto
Passeio de barco Cabana do Pescador | 30% de desconto
Operadoras de turismo
Trilheiras na Estrada Ecotur | 25% de desconto
Circuito Central | até 30% de desconto
Guia na Trilha | 25% de desconto
Logística Aventura | 20% de desconto | Alto Paraíso/Vila de São Jorge
Travessia Ecoturismo | 20% de desconto
Terapeutas participantes
Associação de Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás | 20% de desconto
Varejo/Comércio
Alto Paraíso/Vila de São Jorge
O Senhor das Trilhas Materiais Esportivos | 20% de desconto em produtos Veadeiros
Site oficial: www.visitveadeiros.com.br

DCIM100GOPROGOPR2127.JPG
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
-
Turismo1 dia atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Turismo1 dia atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Palmas1 dia atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital