Política
Governador Wanderlei Barbosa prestigia posse dos deputados estaduais e reforça bom convívio com o Legislativo

Os 24 deputados estaduais que vão integrar a 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins foram empossados nesta quarta-feira, 1° de fevereiro
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice Laurez Moreira prestigiaram na manhã desta quarta-feira, 1° de fevereiro, a posse dos 24 deputados estaduais que vão integrar a 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto) neste mandato que irá até o dia 31 de janeiro de 2027. A solenidade foi conduzida pelo então presidente da mesa, deputado Léo Barbosa, que fez a leitura do compromisso de posse.
Após a assinatura do termo de posse, os 24 deputados eleitos foram empossados como deputados estaduais. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa, que já esteve na cadeira de deputado estadual por dois mandatos, agradeceu a boa convivência com o Poder Legislativo. “Cuidar das pessoas é dar uma boa educação, saúde e infraestrutura. Fizemos muito no ano passado e continuaremos neste ano. Temos um grande plano e sei que podemos contar com os parlamentares desta Casa”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa, convocando o vice, Laurez Moreira, a unir forças para tornar o Tocantins um Estado de prosperidade.
Ainda em seu discurso, Wanderlei Barbosa disse que recebe e trabalha com todos que o procuram. “Nós estamos aqui por um curto prazo de tempo. Nesse período que tenho oportunidade, quero trabalhar com a orientação de Deus e das pessoas que possam me ajudar. Coerência para fazer deste um Estado melhor. Não conseguiremos realizar muito se tivermos muitas divergências. As diferenças ideológicas não nos ferem e servem como aprendizado para que possamos acertar, e eu quero acertar”, afirmou.
O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, parabenizou os deputados empossados e reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto para melhorar a vida dos tocantinenses. “É com muita alegria que prestigio e parabenizo os 24 deputados estaduais eleitos, agora, oficialmente empossados. Que cada um, que aqui tomou posse hoje, lembre-se do juramento feito e das suas obrigações para com o povo tocantinense. O meu sincero desejo de que realizem uma boa legislatura. Vamos caminhar juntos, com o nosso governador Wanderlei Barbosa, sempre com olhos voltados para o desenvolvimento do Tocantins”, destacou.
Deputados novatos
A deputada estadual, Janad Marques de Freitas Valcari (Professora Janad Valcari), discursou em nome dos novos deputados eleitos e parabenizou a gestão do Governo do Tocantins. “Estarei no Parlamento Estadual trabalhando de norte a sul, de leste a oeste do nosso Estado. Quero aqui parabenizar o nosso governador Wanderlei Barbosa pelo trabalho que vem realizando e pelo respeito a essa Casa de Leis. Quero dizer, a Vossa Excelência, que sou sua companheira na busca de melhorias para o nosso povo tocantinense”, afirmou.
Além da Janad Valcari, os recém-chegados na Casa Legislativa são: Luciano Pereira de Oliveira (Luciano Oliveira); Eduardo Malheiros Ribeiro Fortes (Eduardo Fortes); Marcus Marcelo de Barros Araújo (Marcus Marcelo); Wiston Gomes Dias (Wiston Gomes); Gutierres Borges Torquato (Gutierres Torquato); Eduardo Mantoan (Mantoan); Moisemar Alves Marinho (Moisemar Marinho); e Aldair da Costa Sousa (Gipão).
Deputados reeleitos
O deputado estadual, José Luiz Pereira Júnior (Professor Júnior Geo), em nome dos deputados veteranos, reforçou a importância de unir forças para contribuir com um Tocantins mais desenvolvido. “O objetivo dessa Casa de Leis e dos deputados que foram eleitos é somar forças, governador, com a sua pessoa, para que nós tenhamos um estado forte, um estado desenvolvido”, discursou.
Yghor Leonardo Castro Leite (Léo Barbosa); Cleiton Cardoso de Almeida (Cleiton Cardoso); Amélio Cayres de Almeida (Amélio Cayres); Olyntho Garcia de Oliveira Neto (Olyntho Neto); Valdemar Rodrigues Lima Júnior (Valdemar Júnior); Jorge Frederico (Jorge Frederico); Nilton Bandeira Franco (Nilton Franco); Antonio Jair de Abreu Farias (Jair Farias); Vanderlúcia Monteiro de Castro Reis (Vanda Monteiro); Ivory de Lira Aguiar Cunha (Ivory de Lira); Claudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis (Claudia Lelis); Fabion Gomes de Sousa (Fabion Gomes); Vilmar Alves de Oliveira (Vilmar de Oliveira); e Eduardo Bonagura (Eduardo do Dertins) completam a lista de parlamentares que continuam exercendo seu trabalho legislativo na Aleto.
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
Entretenimento5 dias atrás
Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )