Política
Na abertura do Ano Legislativo da Câmara, autoridades defendem relação harmoniosa entre os poderes

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta terça-feira, 07, Sessão Especial de Abertura do Ano Legislativo de 2023. No início da sessão foi feita a leitura da mensagem do Executivo, pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Após, aconteceu o pronunciamento do vice-governador Laurez Moreira (PDT), que representou o governador Wanderlei Barbosa na solenidade. Na oportunidade, os chefes dos poderes defenderam um relacionamento harmonioso entre o Legislativo e o Executivo.
O presidente da Casa, vereador Folha (PSDB), abriu os trabalhos fazendo uma homenagem ao senador João Ribeiro, falecido em 2013, importante político do Tocantins. “Inicio meu discurso fazendo uma homenagem ao saudoso senador João Ribeiro, que deixou para todos nós uma lição de como fazer política”, destacou.
Em seguida, Folha ressaltou a boa relação institucional que definirá os trabalhos do legislativo durante a sua gestão. “Prefeita, quero afirmar que a relação entre este Poder e a Prefeitura de Palmas será uma relação institucional das melhores possíveis, esta Casa será uma grande aliada de sua gestão, vamos firmar parceiras, no entanto sem subserviência. Este Parlamento está pronto para discutir e aperfeiçoar a nossa legislação para que, com isso, possamos melhorar a vida de nosso povo”, enfatizou o presidente.
Em sua mensagem, a prefeita Cinthia Ribeiro falou em harmonia entre os poderes e prometeu a realização de muitas obras para este ano. “A mensagem que eu quero deixar é de pacificação, de harmonia, de paz social, de civilidade e urbanidade, como deve ser a relação entre os poderes. Dentro do orçamento aprovado por esta Casa, vamos construir a UPA Infantil, novas creches, escolas e a sede deste Poder e do Paço Municipal. A licitação já está em andamento”, garantiu.
Por sua vez, o vice-governador Laurez Moreira, citou a importância do trabalho do vereador na sociedade. “Sei da importância da Câmara de Vereadores e vejo o Parlamento municipal como uma escola de como fazer política, pois se observarmos a vida dos políticos que deram certo, a grande maioria exerceu mandato de vereador. Pois, aqui é onde se aprende a conviver bem com o cidadão, conhecer as suas demandas, saber ouvir as pessoas”, destacou.
Também participaram da sessão a advogada Priscila Madruga vice- presidente da OAB Tocantins, e secretários municipais.
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Entretenimento5 dias atrás
Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )