Economia
Sebrae e MPTO discutem projeto para apoiar mulheres em vulnerabilidade social

Por meio do Força Mulher mais mulheres tocantinenses poderão ser beneficiadas
O Sebrae Tocantins e Ministério Público do Estado (MPTO) estudam parcerias, por meio do projeto Força Mulher, para resgatar a cidadania e a inclusão produtiva de mulheres em vulnerabilidade social atendidas pelo núcleo Maria da Penha. O encontro do superintendente da instituição, Rérison Antônio Leite, e a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, ocorreu nesta semana, na sede administrativa do Sebrae, em Palmas.
Na ocasião, Rerison Leite pontuou que a inclusão produtiva será uma das prioridades estratégicas do Sebrae. Em sua visão, essa prerrogativa irá ampliar o atendimento às mulheres em vulnerabilidade por meio de uma parceria estratégica com instituições de credibilidade e alinhadas com a pauta dos direitos das mulheres. “Para 2023 estamos prospectando recursos para atender 3.300 mulheres, com acolhimento, capacitações e entrega de kits para empreender, compostos por equipamentos e insumos básicos para as mulheres abrirem um pequeno negócio.”
Segundo Isabelle Figueiredo, o propósito do Força Mulher converge com um dos objetivos do trabalho realizado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher. “O que assegura oportunidade de inclusão social e econômica às mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo”, aposta.
A parceria tem como objetivo unir os esforços entre as instituições para ampliar o atendimento do Projeto Sebrae Força Mulher para as mulheres atendidas pelo Ministério Público. A intenção é atuar no desenvolvimento de políticas de proteção da mulher e em matérias relacionadas ao combate e à prevenção da violência doméstica e familiar.
Os termos da parceria foram negociados e em breve as instituições assinarão o acordo de cooperação técnica e iniciarão os atendimentos em união de esforços. “Nosso foco é resgatar a dignidade das mulheres e a promoção de meios para que elas alcancem o protagonismo econômico na sociedade”, reforça o superintendente.
Força Mulher
O projeto Força Mulher tem como objetivo a inclusão produtiva de mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo. A metodologia utilizada no atendimento aos participantes do projeto foi desenvolvida pelo Sebrae Tocantins em 2021. A partir da criação, o projeto vem se aprimorando e conquistando várias parcerias estratégicas, possibilitando ampliar os atendimentos e potencializar os resultados da iniciativa.
O Força Mulher contempla a fase do acolhimento e capacitação, no qual o atendimento é composto por palestras, cursos de gestão de um pequeno negócios e oficinas sócio – profissionalizantes nos eixos: Mulher é Arte (corte e costura e patch work – customização), Mulher em Ação: serviços de refrigeração e construção civil, Lucrando com o Sabor (oficinas de gastronomia para eventos, bares e lanchonetes) e Beleza (Cabelos, unhas e cuidados com a pele).
Após a formatura das mulheres e entrega dos kits para empreender, o Sebrae Tocantins, por meio de consultoria especializada, apoia e estimula o acesso ao mercado, articulando espaços no município para as mulheres atenderem e prestarem seus serviços, além de receberem um treinamento especial nas mídias sociais.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
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