Política
Em Brasília, deputado Eduardo Fortes se reúne com ministro da Agricultura e discute demandas do setor pecuário do Tocantins

Na pauta também visita do ministro ao Tocantins para conhecer o projeto Horta Comunitária, em Gurupi, e participação na Agrotins
O deputado Eduardo Fortes (PSD/TO) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 08, em Brasília (DF), com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Mapa) Carlos Fávaro. O objetivo da reunião foi apresentar algumas demandas e estreitar cada vez mais o diálogo com o ministério com o objetivo claro de promover a agricultura e pecuária tocantinense.
Acompanhado do senador Iraja Silvestre (PSD/TO); do presidente do Sindicato das Indústrias Frigorificas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes), Oswaldo Stival; e do presidente do Conselho da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), José João Stival; Eduardo Fortes reforçou o potencial existente no Tocantins para aumentar as exportações, conquistar novos mercados e, consequentemente, atrair novas empresas dos principais setores produtivos do agro e, assim, gerar milhares de emprego e renda.
“Com a abertura de mercado em novos países o Tocantins pode aumentar ainda mais a sua capacidade de abate e produção, gerando mais emprego e renda”, confirmou o deputado.
Entusiasta do setor, o presidente do Sindecarnes destacou que ministro abriu espaço para diálogo. “Senti dele uma disposição muito grande e conhecimento sobre o setor. A pecuária brasileira está em boa mãos”, disse detalhando as demandas apresentadas.
“Solicitamos a verificação para aprovação de novas plantas frigoríficas para a China e a manifestação do Mapa junto ao Mercado Comum Europeu no que se refere a expansão de área que inclui o estado Tocantins”, explicou Stival, acrescentando que ministro de pronto encaminhou as demandas solicitadas para os departamentos competentes.
Visita ao Tocantins
Outras duas pautas também foram temas da reunião. Eduardo Fortes convidou o ministro, em nome do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para participar da abertura da maior feira do setor agropecuário do norte do Brasil, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que será realizada no mês maio.
Também apresentou o projeto Horta Comunitária, idealizado por ele e desenvolvido em Gurupi e municípios vizinhos. “Já atendemos milhares de famílias tocantinenses com o projeto, doando alimento de alto valor nutricional para os que mais precisam”, disse Fortes, informando que o ministro demonstrou total interesse em visitar Gurupi e conhecer pessoalmente projeto, como também deu sinal positivo para efetivação de parcerias com foco na ampliação do projeto. “O ministro confirmou que pretende vir ao Tocantins para participar da Agrotins e visitar em Gurupi o projeto Horta Comunitária e a Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), que tem como presidente Oswaldo Stival”, concluiu Fortes destacando a receptividade calorosa do ministro.
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Entretenimento5 dias atrás
Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )